Settings
Light Theme
Dark Theme

11/12/2023 - Perspectiva semanal: mercado agro

11/12/2023 - Perspectiva semanal: mercado agro
Dec 11, 2023 · 6m 25s

Olá! Hoje é segunda-feira, 11 de dezembro de 2023, meu nome é Fabiola Lira, sou assessora de agronegócios e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência competitiva do...

show more
Olá! Hoje é segunda-feira, 11 de dezembro de 2023, meu nome é Fabiola Lira, sou assessora de agronegócios e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência competitiva do Agronegócio do Banco do Brasil para o movimento de preços no curto prazo para as commodities soja, milho, café e boi gordo.

Iniciando com a soja, espera-se que O mercado da soja absorva os dados do relatório de oferta e demanda o USDA. Os traders continuarão monitorando os impactos do clima sobre a safra brasileira. As projeções são divergentes, porém, há consenso de que o potencial máximo já não será alcançado. A CONAB, em seu relatório mensal de levantamento de safra, registrou redução da estimativa de produção, com previsão de colheita de 60,2 milhões de tonelada ante 162,4 milhões. No fundamento clima, a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), para os próximos dez dias, prevê chuvas mais volumosas para todos os países produtores na América do Sul, em destaque para a Argentina e Paraguai. No Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), prevê chuvas mais volumosas para as regiões Norte e Nordeste (com pancadas de chuvas nas áreas do Matopiba, com volumes que podem atingir 80mm), para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, há previsão de chuvas com volumes variando de 50 a 90mm. Cenário de clima mais favorável. Com a safra brasileira ainda duvidosa, o mercado interno deverá manter o viés de lateralidade para o curto prazo, no entanto, com a estimativa de safra dentro da média prevista para continente sul-americano, o viés seguirá de baixa para o médio prazo.

No tocante ao milho, O mercado externo pode ter uma semana de estabilidade, absorvendo os números apresentados pelo USDA e acompanhando a demanda pelo cereal norte-americano. No Brasil, a Conab divulgou seu 3º Levantamento Safra 2023/24, reduzindo a produção total em 0,45% em relação ao relatório de novembro. A estimativa de produção agora é de 118,52 milhões de toneladas. Em comparação com a produção da Safra 2022/23, a redução é de 10,2%. Ainda sobre o relatório, os estoques finais previstos para o ciclo 2023/24 foram reduzidos em 49% em relação às estimativas do mês passado, agora previstos em 4,51 milhões de toneladas. Esta redução é consequência do aumento da previsão de exportação da Safra 2022/23. Este seria o menor estoque final dos últimos cinco anos. A preocupação com o clima no Brasil e a intenção de plantio para a 2ª safra a ser semeada em 2024 pode continuar dando suporte aos preços no mercado físico, levando a um movimento de estabilidade com viés de alta no curto prazo.

Para o café, destaca-se que, as projeções climáticas para a semana apontam maiores volumes de precipitação, o que favorece o desenvolvimento da safra. No entanto, discussões acerca dos efeitos de irregularidades na precipitação ou nos extremos de temperatura devem persistir até maior definição da safra no início de 2024; Exportações de novembro superam os 4 milhões de sacas, amparados pela boa performance do conilon brasileiro, suprindo os revezes e atrasos na produção asiática; Safra 2023 de café arábica apresenta volume exportado similar ao ano anterior, embora no comparativo anual apresente 3,7% de redução do volume exportado até outubro; Esta aparente redução no volume exportado de arábica pode representar reflexo da política de compras “da mão para a boca”, adotada pelos compradores, justificada pelos juros mais elevados nos países consumidores. No entanto, pode significar uma maior exposição ao mercado ante menores estoques; As projeções da OIC para o ano cafeeiro 23/24 indicam uma maior oferta mundial de café, com resultados projetados de safra maior na Colômbia e expectativa de safra de bom nível no Brasil para o café arábica, apesar de estimativas menores em áreas de conilon vietnamitas; Diante dessas incertezas quanto a produção de café e com fundamento nos estoques externos mais reduzidos, consideramos manutenção nos preços apesar de projeções de superavit na safra.

Quanto ao Boi Gordo, é importante frisar que: A tendência de viés altista no mercado físico do boi gordo deve se manter, em especial nas regiões onde a disponibilidade de animais prontos para o abate é menor, principalmente nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. Assim, a oferta enxuta de animais sugere preços firmes ao longo do mês de dezembro. A entrada do décimo terceiro salário, criação de empregos temporários e confraternizações de final de ano são estímulos para manter a economia aquecida e favorecem o consumo dos cortes bovinos. De um modo geral, o início do período chuvoso contribui para as boas condições de pastagem. Dessa forma, amplia-se o poder de negociação do pecuarista, que pode segurar o animal no pasto por mais tempo e aguardar o melhor momento para comercializá-lo, fato que sugere preços fortalecidos ao longo do primeiro trimestre de 2024.

Desejamos a todos os nossos clientes uma excelente semana, bons negócios e até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search