Settings
Light Theme
Dark Theme

11/03/2024 - Perspectiva semanal: mercado agro

11/03/2024 - Perspectiva semanal: mercado agro
Mar 11, 2024 · 6m 4s

Olá! Hoje é segunda-feira, 11 de março de 2024, meu nome é Luciano Scuccuglia, sou assessor de agronegócios e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência competitiva do...

show more
Olá! Hoje é segunda-feira, 11 de março de 2024, meu nome é Luciano Scuccuglia, sou assessor de agronegócios e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência competitiva do Agronegócio do Banco do Brasil para o movimento de preços no curto prazo para as commodities soja, milho, café e boi gordo.
   Iniciando com a soja, espera-se que Com as expectativas dos cortes do USDA, as cotações na Bolsa de Chicago (CBOT) devam seguir pressionadas diante da possível atualização no fundamento da safra brasileira reduzida. A colheita de soja segue avançando nas principais regiões produtoras e se aproximará dos 60% da área colhida com destaque para os estados do PR e MS, que se aproximam de 60% da fase de colheita e o MT superando os 90% da fase. Nos EUA a demanda deverá seguir fraca, com as compras da China concentradas na América do Sul. As previsões climáticas brasileiras se modificaram para a próxima semana, com maiores volumes de chuvas concentrados na faixa Norte, Nordeste e Sul. Para a região central, a ocorrência será menor, com possibilidade de chuvas pontuais. Na Argentina, as previsões melhoraram em relação à semana passada, com expectativa de bons acumulados para os próximos dias.  Na CBOT as cotações deverão ainda seguir pressionadas, mesmo com o corte na safra brasileira e manutenção da produção Argentina. Assim, os preços internos deverão se manter na estabilidade para o curto e para o médio prazo.
      No tocante ao milho, A demanda externa pelo milho norte-americano poderá ser um balizador das cotações na CBOT. De acordo com o USDA, no relatório semanal de exportações, publicado no dia 07/03, as vendas foram 3% superiores (1,10 milhão de toneladas) em relação ao período anterior e foram consideradas dentro do esperado pelo mercado. A Bolsa de Cereais, na Argentina, divulgou no dia 07/03 que a colheita no País está no início, com 2,1% da área colhida. Os cultivos em condições entre normal a excelente foram avaliados em 86,8%, estando cerca de 46 pontos percentuais superiores em relação ao levantamento da safra anterior para o mesmo período.  No Brasil, a previsão climática aponta para bons volumes de chuvas nas principais regiões produtoras do milho 2ª safra, favorecendo o desenvolvimento das lavouras. Conforme a Conab, até 03/03, 73,7% da área total havia sido semeada. Os estados do Mato Grosso e Goiás são os mais avançados (92,9% e 68%, respectivamente). Internamente, a colheita da 1ª safra e a maior oferta no mercado interno para o curto prazo podem manter os preços pressionados negativamente.
  Para o café, destaca-se que,   A meteorologia prevê irregularidade das chuvas e temperaturas mais altas para a semana, nas principais regiões produtoras do Brasil, porém há bastante umidade no solo para continuidade do enchimento dos grãos. Ainda há preocupação sobre os efeitos do clima desfavorável entre setembro e novembro/2023 na qualidade do grão; Além dos fatores econômicos e geopolíticos, restrição de robusta pela Ásia e condições climáticas no Brasil, que continuam influenciando a volatilidade dos preços, o aumento dos estoques certificados nas bolsas de NY e Londres e proximidade da colheita do conilon no Brasil (2º maior produtor mundial) pressionam negativamente o mercado. Diante dessas incertezas de clima, de mercado e da produção de café, principalmente no Brasil, e com fundamentos nos estoques externos mais reduzidos e consumo aquecido, consideramos perspectiva de manutenção da volatilidade nos preços.
  Quanto ao Boi Gordo, é importante frisar que:   Em 2023, o volume de gado vivo exportado aumentou 298,9%, e o faturamento aumentou 254,2%, quando comparado a 2022. Foram embarcados cerca de 582,2 mil cabeças, com faturamento de US$488,6 milhões (Secex). A Turquia foi a maior compradora (63,5%), seguida de Iraque (9,1%), Egito (8,4%), Líbano (8,9%) e Jordânia (5%). Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo foram os principais Estados exportadores, responsáveis por 40,6%, 33,4% e 20,6% do volume exportado, respectivamente. A entrada de salário na economia, na primeira semana do mês, sugere pelo aumento do consumo de carne bovina, fato que impulsiona a reposição entre o varejo e o atacado, aumentando o preço da carne e motivando toda a cadeia produtiva. No mercado interno, em decorrência da fase do ciclo pecuário, com preços do bezerro desfavorecido, muitos pecuaristas criadores devem seguir a estratégia de abater suas fêmeas. Os produtores que tem a possibilidade de segurar o animal no pasto por mais tempo, esperando o melhor momento para negociá-lo, assim tendem a fazer. Ainda há possibilidades de nova queda na cotação da arroba do boi gordo, uma vez que a Indústria, bem-posicionada em sua escala de abate, deve ofertar valores abaixo da referência média no curto prazo.
    Desejamos a todos os nossos clientes uma excelente semana, bons negócios e até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search