Settings
Light Theme
Dark Theme

11/01/2022 - Cenário da carcinicultura

11/01/2022 - Cenário da carcinicultura
Jan 11, 2022 · 2m 54s

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é 11 de janeiro de 2022. Meu nome é Paulo César, sou assessor de Agronegócios em Natal-RN, e vamos falar sobre a conjuntura...

show more
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é 11 de janeiro de 2022. Meu nome é Paulo César, sou assessor de Agronegócios em Natal-RN, e vamos falar sobre a conjuntura atual da carcinicultura no Brasil.

A cadeia produtiva da carcinicultura compreende desde a produção da pós-larva em laboratório até a sua comercialização na fazenda.

A maior parte do camarão consumido no Brasil e no mundo provém de produção em cativeiros de tanques escavados. Poucos provém da pesca artesanal no mar.

A Região Nordeste concentra quase 100% da produção nacional, que em 2020 alcançou 63 mil toneladas, sendo que os estados do Rio Grande do Norte e do Ceará se destacam na criação desse crustáceo, representando cerca de 70% da produção brasileira.

Em meados do ano de 2004, surgiu a doença viral da mancha branca no estado de Santa Catarina, dizimando a produção naquele estado. Em 2014, chegou ao Rio Grande do Norte, e, em 2016, ao Ceará. Essa doença não tem cura e, a partir de então, os produtores estão desenvolvendo técnicas de convivência com a doença. Uma dessas técnicas é a criação em sistema intensivo protegido, com utilização de tanques escavados cobertos com lona própria, estufa para controle da temperatura ambiente e utilização de bioflocos, o que dá a possibilidade de altas densidades de estocagem, podendo chegar até 400 camarões por metro quadrado de lâmina d’água.

O setor também segue em recuperação do período da pandemia. Com a queda brusca da procura por hotéis e restaurantes, principais mercados consumidores do produto, o preço do quilo de camarão chegou ao patamar de R$ 12/kg. Os custos de produção, principalmente da ração, também se elevaram. Com a volta das atividades à normalidade, o quilo do camarão segue em elevação e já está cotado a R$ 18.

A exportação de camarão ainda é incipiente no Brasil, com a comercialização ainda sendo voltada para o mercado interno, mas o câmbio pode favorecer a comercialização externa desse produto.

Visando apoiar a carcinicultura, o Banco do Brasil disponibiliza diversas oportunidades de crédito para investimento na construção, reforma e modernização de viveiros de camarão, nas linhas Inovagro, Moderagro, Investe Agro, Pronaf Mais Alimentos e Pronamp.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável!
Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search