Settings
Light Theme
Dark Theme

#09 - Entre Eros e Tânatos: o cuidado e o amor pela vida

#09 - Entre Eros e Tânatos: o cuidado e o amor pela vida
Mar 3, 2022 · 12m 26s

Este podcast está sendo publicado, infelizmente, num contexto de guerra, depois da violenta e injustificável invasão russa à Ucrânia, no último dia 24 de fevereiro, abrindo uma crise militar sem...

show more
Este podcast está sendo publicado, infelizmente, num contexto de guerra, depois da violenta e injustificável invasão russa à Ucrânia, no último dia 24 de fevereiro, abrindo uma crise militar sem precedentes desde a 2ª Guerra Mundial.
Neste momento de apreensão e dor pelo sofrimento de milhões de pessoas, faço uma reflexão para falar do amor e do cuidado com a vida, objetivo de todos nós, educadores.
Somos responsáveis pela luta transformadora entre Eros e Tânatos, as forças da vida e da morte. Precisamos resistir às forças de Tânatos, que levam à violência, à guerra, ao ódio, à intolerância, à destruição da nossa biosfera e simbolizam a destruição, a morte, a divisão, a violência, o autoritarismo, a degradação, a falência do diálogo.
Se quisermos fazer com que a nossa vida tenha mais sentido e seja uma passagem de beleza em meio a esse árido mundo, temos que lutar por Eros, pelas forças da regeneração, da união, do amor, da liberdade, da democracia, da paz, da fraternidade, da proteção da vida, não só humana, mas toda forma de vida na Terra.
Ao vivermos a possibilidade da nossa própria desintegração e destruição pelas ameaças nucleares, o único caminho que nos resta, resignados na tristeza e na perplexidade de uma guerra, é a regeneração permanente, o cuidado incessante com a vida e o fortalecimento do amor.
show less
Information
Author Antonio Ozorio
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search