Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Aprendências

  • #21 - A democracia como modo de vida.

    16 JUN 2022 · Democracia aprende-se (e ensina-se) em casa, na escola e na vida. Neste episódio falamos sobre Democracia como um modo de vida, aproveitando a expressão do filósofo e educador John Dewey, que também foi explorada por educadores como Humberto Maturana, Willian Kilpatrick, Augusto de Franco e Paulo Freire. A democracia é o modo como interagimos um com o outro. Nascemos e crescemos em sociedades hierárquicas, muitas vezes autoritárias, e carecemos de mais experiências democráticas. Nem sempre vivenciamos democracia na família, no esporte, na escola, no trabalho, na vida social. Nas nossas experiências de vida aprendemos pouco de democracia. Acostumamo-nos com relações verticalizadas e centralizadoras. Quando se fala em democracia como modo de vida, destaca-se a construção de um modo democrático de viver que tenha o diálogo como essência nas relações, e como forma de solução dos conflitos e dos problemas. E também de um modo de vida que pratica a escuta e a participação de todos. Estamos falando de um modelo horizontal e de relações de parceria; que não cria inimigos, não exige alinhamentos de posições e busca mais cooperar do que competir. O desafio futuro das nossas sociedades será o de adotar comportamentos democráticos em todas as nossas relações de vida. O desafio dessa aprendizagem faz parte da nossa reflexão.
    14m 25s
  • #20 - Entrevista com Maria Cândida Moraes - Os Sete Saberes Necessários à Educação do Presente e do Futuro

    2 JUN 2022 · Neste episódio entrevistamos a professora Maria Cândida Moraes para falar conosco sobre a urgência e a importância dos sete saberes para a educação do presente e do futuro. Maria Cândida é uma grande pensadora da educação e da complexidade. Ela é Doutora em Educação pela PUC-SP, é uma das fundadoras do Centro de Estudos e Pesquisas Edgar Morin e tem vários livros conceituados, alguns deles mencionados abaixo. Através de uma linguagem didática e estimulante, a professora faz considerações profundas sobre o tema, propõe uma nova ecologia da aprendizagem humana e nos convida a refletir e a pensar em mudanças. ** Alguns livros da professora Maria Cândida Moraes: •MORAES, M. C. . Paradigma Educacional Ecossistêmico: por uma nova ecologia da aprendizagem humana. 01. ed. Rio de Janeiro: Editora WAK, 2021. v. 01. 385p . •MORAES, M. C. . Saberes para uma cidadania planetária. 01. ed. Rio de Janeiro: Editora WAK, 2019. v. 01. 195p . •MORAES, M. C. ; BATALLOSO, J. M. . Transdisciplinaridade, criatividade e educação: Fundamentos ontológicos e epistemológicos. 01. ed. Campinas: Papirus, 2015. v. 01. •MORAES, M. C. ; BATALLOSO, J. M. ; MENDES, P. C. . Ética, Docência Transdisciplinar e histórias de vida. 01. ed. Brasília: LiberLivro, 2015. v. 01. 214p . •MORAES, M. C. ; SUANNO, J. H. (Org.) . O Pensar Complexo na Educação: Sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. 01. ed. Rio de Janeiro: WAK, 2014. v. 01. 312p . •RIBEIRO, O. ; MORAES, M. C. . Criatividade em uma perspectiva transdisciplinar: rompendo crenças, mitos e concepções. 01. ed. Brasilia: Liber Livro/UNESCO/UCB, 2014. v. 01. 311p . •MORAES, M. C. . O Paradigma Educacional Emergente 16ª. 16. ed. Campinas: Papirus, 2011. v. 01. 239p .
    20m 51s
  • #19 - Janusz Korczack: uma história de amor e dedicação ao direito das crianças

    19 MAY 2022 · Neste episódio eu falo do inspirador trabalho do educador Janusz Korczack na histórica luta para a conquista dos direitos das crianças. Korczack nos deixou o legado de uma pedagogia centrada no amor, na compreensão e na solidariedade. Ele nos trouxe lições de democracia prática e as suas obras são inspiradoras para todos os que trabalham com a infância. Os seus trabalhos serviram de base para a primeira declaração dos direitos da criança da ONU.
    16m 7s
  • #18-Viver com arte a arte de viver

    5 MAY 2022 · Este episódio é uma crônica para falar do meu sonho com a arte em abundância nas escolas. A arte não pode ser separada da vida. Foi Nietzsche quem disse que “temos a arte para não morrer da verdade”. Não vivemos sem a arte. Ela equilibra o nosso racional com o emocional; desperta as nossas sensações e emoções; amplia a nossa visão do mundo e a nossa cosmovisão das percepções; fecunda a imaginação, aumenta a compreensão humana e a desperta a criatividade das nossas crianças e jovens.
    10m 16s
  • #17 - Pedagogia de Projetos com Bruno Emílio Moraes

    28 APR 2022 · Este episódio é com o professor Bruno Emilio Moraes, que trabalha no projeto Escola da Floresta. Uma reflexão incrível, na qual ele relata as suas experiências com uma didática que envolve pesquisas e projetos, trabalhando com os paradigmas da aprendizagem e da comunicação, com foco nos aprendizes, nas relações e os vínculos. Bruno trabalha com oficinas e projetos, tornando o processo de aprendizagem inovador, estimulante, envolvente, natural e transdisciplinar. ** O podcast foi produzido a partir de uma entrevista do Bruno para a Formação de Educação Humanizada, publicada no Canal do nosso coletivo de Comunidades de Aprendizagem, no Youtube, no dia 23/03/2022 (https://www.youtube.com/watch?v=FxjJcJPcuWc&t=1423s). ** Para saber mais sobre o trabalho do Bruno veja: https://www.instagram.com/brunoaprendiz/ e as páginas do projeto https://www.facebook.com/projetoescoladafloresta https://www.instagram.com/projetoescoladafloresta/
    35m 48s
  • #16 - Educação, Separação dos Saberes e Transdisciplinaridade.

    21 APR 2022 · Nos seus longos anos de estudos com povos africanos e com as civilizações americanas, como os povos maias, incas, astecas e da região amazônica, o Professor Ubiratan D’Ambrósio constatou que esses povos trabalhavam os conceitos matemáticos como um empreendimento humano, visando resolver problemas da vida, e isso envolvia tudo: história, espiritualidade, ciências da natureza, a geografia, ou seja, um pensar religado, transdisciplinar. Com as suas pesquisas, o professor nos convidou a unir os saberes. Ele criou a metáfora “gaiolas epistemológicas” para dizer que quando cada disciplina é engaiolada, só é possível entender a linguagem da disciplina, como “Biologuês”, o “Matematiquês”, o “Fisiquês”, e sustentava a importância de colocar todas as ideias juntas. As chamadas ciências exatas não podem ser separadas dos processos humanos, sociais e culturais, e precisam ser vistas numa perspectiva transdisciplinar e transcultural. Quando compartimentamos o pensamento e dividimos os saberes, estamos pensando e discutindo dentro de um espaço restrito, dentro de uma mesma cultura engaiolada. Para uma cidadania planetária é necessário juntar os saberes numa “grade curricular” que não “engradeia”, a ser aplicada em todos os níveis do conhecimento. Isso não quer dizer o fim das disciplinas, mas é um convite a sairmos das gaiolas para ampliar o conhecimento, religar os fenômenos, ter um olhar ampliado, se inspirar, criar espaço para a imaginação e a fantasia. O nosso podcast de hoje trata do tema Educação, Separação dos Saberes e Transdisciplinaridade. A BNCC traz as bases comuns para a (re)discussão do currículo nas escolas e entendemos que para a educação do presente e do futuro os nossos currículos precisam se transformar, cada vez mais, em currículos de temas, de problemas, de projetos, com trabalhos interdisciplinares. Elegemos um tema e todas as áreas trabalham aquele tema específico, gerando conhecimentos transdisciplinares. Quando valorizamos projetos interdisciplinares desenvolvemos nos alunos a aprender os processos complexos do pensar, pois juntamos o que é separado; possibilitamos as experimentações e as pesquisas; eles aprendem a selecionar, criticar, comparar, sintetizar, avaliar. Despertam para o aprender. São enormes os desafios da educação e entre os principais está o despertar no estudante a fome do saber, como diria Rubem Alves. Para fazer frente ao desinteresse das aulas passivas, cada vez mais é preciso trabalhar com projetos e metodologias ativas e participativas, para despertar nos estudantes a inquietação, a curiosidade, o estranhamento, a fome do saber.
    21m 28s
  • #15 - Educação para o futuro. Qual futuro?

    14 APR 2022 · A nossa reflexão de hoje é sobre qual é a educação que temos que dar para as futuras gerações, para que elas possam enfrentar o novo e o mundo no futuro? Como ajudá-las a olhar para um futuro tão incerto? Salman Khan é o fundador da Khan Academy, uma plataforma online de educação livre e organização sem fins lucrativos, que trabalha com vídeos educativos no Youtube e já recebeu milhões e milhões de visitantes virtuais. Ele escreveu o livro “Um mundo uma escola. A Educação Reiventada”, no Brasil publicado pela Editora Intrínseca. É um livro interessante e nele Khan faz uma forte crítica do sistema educativo tradicional nesse mundo de incertezas e de altas velocidades.  ​ Salman Khan costuma dizer que a escola tradicional não responde ao funcionamento do cérebro e que o mundo necessita de pessoas criativas, curiosas, investigativas,  que sejam capazes de criar e implementar novas ideias e que estejam dispostas a aprender sempre, ao longo da vida.  ​ No livro Khan faz o seguinte questionamento: “uma vez que não podemos prever exatamente o que os jovens de hoje vão precisar saber em dez ou vinte anos, o que lhes ensinamos é menos importante do que como eles aprendem a ensinar a si próprios”[i]. ​ Para Khan “...a tarefa crucial da educação é ensinar as crianças como aprender. Conduzi-las a querer aprender. Alimentar a curiosidade, encorajar a capacidade de se maravilhar, e instilar confiança para que no futuro tenham as ferramentas para encontrar respostas a muitas das perguntas que ainda não sabemos nem sequer fazer”.[ii] [i] KHAN, Salman. Um mundo uma escola. A Educação Reiventada. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca. Edição digital, 2013. Kindle, posição 2088 ​ [ii] Idem, 2013, posição 2091. 
    19m 1s
  • #14: Sobre os encantamentos da vida e as significâncias do mundo ​

    7 APR 2022 · O poeta Manoel de Barros dizia que “poderoso é aquele que descobre as insignificâncias (do mundo e as nossas)”. Para enfrentar os antiencantamentos que o mundo e a vida nos impõem diariamente, faço uma crônica e um convite para vivermos com mais encantamentos. A palavra encantar vem do latim “incatare”, que significa participar de um canto, estar junto de um canto, enfeitiçar. Convido-o para trazermos de volta, ainda que de vez em quando, a criança que há em nós; pelo menos a nossa imaginação e a nossa sensibilidade permitem. Basta ter olhos para ver, corpo para sentir, ouvidos para escutar e alma para apreciar.
    9m 21s
  • #13: Os territórios educativos e a educação integral, interdimensional e ao longo da vida.

    31 MAR 2022 · O visionário educador Anísio Teixeira defendia que a escola deveria “ser uma parte integrada da própria vida, ligando as suas experiências às experiências de fora da escola”. Criador do ambicioso projeto da Escola-Parque, quando foi Secretário da Educação do Estado da Bahia, no final dos anos 40, Anísio dizia que escola deveria formar “pequeninos Sócrates” que tivessem a inteligência preparada para lidar com as incertezas do mundo complexo, a se preparar para a democracia, e para enfrentar os problemas do mundo. Não podemos separar a educação da vida. Para pensarmos a ideia de formação integral é preciso ir além do espaço familiar e escolar, alcançar o espaço da cidade, do mundo e religar os saberes. Aprendemos na família, na comunidade, nos espaços de convivência com qualquer pessoa, no campo, na cidade, com o nosso planeta e universo. Neste episódio falamos sobre os territórios educativos e sobre a necessidade da integração plena da escola com a comunidade. A escola deve ser um polo de conexão para que a comunidade inteira se envolva com as futuras gerações. Esse deve ser o nosso compromisso, a nossa responsabilidade pessoal e social com as novas gerações. Como diz o provérbio africano, “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”. Falamos da escola como a articuladora dos potenciais locais, através da gestão democrática plena, com a possibilidade da participação de todos os atores nesse processo: pessoas da comunidade, pais, funcionários, professores, alunos e outros atores que possam colaborar, como empresas, ONGs. Em breve provavelmente não mais teremos mais fronteiras entre as escolas e comunidades. Temos a educação para além do espaço da escola e cada vez mais a educação sai da escola. Num futuro próximo muitos bairros se transformarão em escolas a céu aberto, conectadas aos professores e às salas de aula. Para além das atividades físicas e presenciais, teremos cada vez mais atividades à distância. As novas tecnologias já permitem atividades híbridas de aprendizagem, e muitas outras virão, através dos avanços tecnológicos. Serão vinculadas e coordenadas pela escola, mas com as conexões nos lares e comunidades. Quanto mais integrados e integradores forem os ambientes que envolvam a escola e a comunidade, mais êxito teremos rumo a uma aprendizagem integral e para a cidadania. É a comunidade inteira que educa as novas gerações. ** Para mais informações sobre o podcast Aprendências, aos conteúdos complementares, às referências autorais e citações de autores deste episódio, acesse: www.aprendencias.com.br As trilhas sonoras respeitam os direitos autorais e foram adquiridas de https://musopen.org/music/ https://www.free-scores.com/
    23m 36s
  • #12 - Histórias para inspirar - O irradiante trabalho da professora Florência Pinto

    24 MAR 2022 · “Que futuro professora? Não quero futuro nenhum. Que sonhar com o futuro, se não tenho nem presente?” É o que diziam muitos alunos da professora Florência Pinto, professora de língua portuguesa e de redação em Canaã dos Carajás, Pará. A professora Flor Pinto lutou contra todas as adversidades, insistiu com os seus alunos do Ensino Médio que eles teriam futuro sim. Que com esforço e trabalho é possível acreditar e conquistar êxitos. E foi trabalhando com dedicação, com planejamentos de vida, envolvendo os alunos nos seus centros de interesses, e construindo projetos e atividades práticas, que muitos dos alunos da professora Flor Pinto foram aprovados no Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará). A intensa emoção da professora Flor com os resultados dos seus alunos no vestibular foi filmada, viralizou nas redes sociais e espalhou-se pelos quatro cantos do país. Neste podcast conversamos um pouco com Florência Pinto, cuja história é inspiradora para todos os educadores Brasil afora, que apesar das dificuldades, lutam no chão da escola por uma educação mais inclusiva e com mais qualidade para todos os seus alunos. (links nos comentários). Flor nos fala dos desafios das escolas públicas deste país e nos deixa um forte testemunho de que, com muito trabalho, é possível acreditar e fazer a diferença. Ela nos mostra a importância dos seus alunos, fala da sua habilidade para mediar e criar centros de interesses nos alunos, da importância de estimular os alunos para que possam pensar e a fazer a leitura do mundo. Com a sua luta, a Flor nos deixa um estímulo e nos ensina a termos mais esperanças no futuro.
    13m 21s

"Aprendências - para (re)pensar a educação" é um podcast com a finalidade de contribuir com reflexões sobre uma Educação para o século XXI, numa visão transformadora, democrática, humanizadora, plural, ecossistêmica....

show more
"Aprendências - para (re)pensar a educação" é um podcast com a finalidade de contribuir com reflexões sobre uma Educação para o século XXI, numa visão transformadora, democrática, humanizadora, plural, ecossistêmica. Numa perspectiva inter e transdisciplinar, também abordaremos metatemas ligados à Educação, como cultura, sociedade, civilização, criatividade, inteligência humana, inovação, comunidade, democracia, ciência, filosofia e outros assuntos da vida. Também há crônicas e poesias.
Com inspiração na escritora Conceição Evaristo, que chama a sua literatura de “escrevivência”, o nosso podcast se chama "Aprendências", neologismo emprestado da educadora francesa Helene Fabre, com a humilde pretensão de ser um espaço de reflexões.
Sou o Antonio Ozório e tentarei manter uma publicação periódica, com um episódio semanal, e se ficar difícil, farei quinzenalmente. Não sei por quanto tempo. Pretendo fazer algumas trilhas temáticas e depois avaliarei como está o andamento do projeto. Se der tudo certo, pretendo fazer e-books com alguns dos temas tratados e disponibilizar para todos.
Aprendências é um trabalho independente, voluntário e com produção própria. A edição dos episódios é de "Senhor A, o Editor" (https://editorsenhor-a.com.br).
As trilhas sonoras respeitam os direitos autorais e são adquiridas nos seguintes sites: https://www.storyblocks.com/;https://musopen.org/music/; https://www.free-scores.com/ ou, quando é o caso, as fontes são citadas em cada episódio.
Convido você a compartilhar conosco os seus comentários e sugestões sobre o nosso projeto e sobre os episódios. Compartilhe conosco a sua história e/ou projeto. Contato através do email aozorio@msn.com
Para mais informações visite o site www.aprendencias.com.br
show less
Contacts
Information
Author Antonio Ozorio
Categories Education
Website -
Email aozorio@msn.com

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search