Settings
Light Theme
Dark Theme

08/11/2021 - Cenário da citricultura

08/11/2021 - Cenário da citricultura
Nov 8, 2021 · 2m 25s

Olá! Hoje é segunda-feira, 08 de novembro de 2021. Meu nome é Marcelo Matsumura, sou assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em São João da Boa Vista, São Paulo,...

show more
Olá! Hoje é segunda-feira, 08 de novembro de 2021. Meu nome é Marcelo Matsumura, sou assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em São João da Boa Vista, São Paulo, e vamos falar sobre o cenário da citricultura.

A estiagem, agravada pelas geadas ocorridas em julho, tem afetado negativamente o desenvolvimento das frutas na maior parte do cinturão citrícola de São Paulo e Minas Gerais. Os pomares de sequeiro foram os mais afetados. As frutas estão excessivamente miúdas, e a queda prematura de frutos atinge um de seus maiores índices.

Diante deste cenário, a estimativa é que a produção da safra 21/22 nesta região seja ainda menor que na safra anterior. O Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) estima que serão produzidas cerca de 267 milhões de caixas de laranja de 40,8 kg, o que corresponde a uma redução em relação à temporada passada, apesar da carga de frutos atual ser maior devido à bienalidade positiva da cultura neste ano.

Outra preocupação do setor tem sido o avanço do greening. Os últimos levantamentos realizados pelo Fundecitrus apontam que a doença está presente em quase um quarto das laranjeiras do cinturão citrícola! É a mais alta incidência já registrada no país desde a chegada da doença em 2004.

As chuvas começam a chegar nas áreas de produção, mas ainda de forma muito irregular. A expectativa agora é pelo alívio que podem trazer aos pomares, especialmente neste momento de elevação das temperaturas.

Como na safra anterior, a colheita em 2021 segue lenta, devido à concentração de frutos de segunda florada. Assim, a baixa oferta de laranjas tem sustentado os preços do produto mesmo em período de colheita. Em outubro, por exemplo, a indústria pagou ao produtor, em média, R$ 29,50 pela caixa, ao passo que a fruta para mesa foi vendida por R$ 48,80 a caixa.

Com relação ao suco de laranja, o Brasil segue como líder mundial na produção e exportação do produto, sendo que os baixos estoques mundiais estão exercendo pressão altista sobre os preços no mercado externo. A tendência, mediante a confirmação da quebra da safra atual, é que os preços continuem firmes a médio prazo.

O Banco do Brasil dispõe de linhas de investimento para melhoria da estrutura produtiva, irrigação, máquinas, implementos e renovação de pomares.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search