Settings
Light Theme
Dark Theme

07/03/2024 - Cenário da suinocultura

07/03/2024 - Cenário da suinocultura
Mar 7, 2024 · 3m 5s

Olá, hoje é dia 07 de março de 2024, meu nome é SILVIO AMÉRICO, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em RIO VERDE (GO) falaremos sobre o cenário...

show more
Olá, hoje é dia 07 de março de 2024, meu nome é SILVIO AMÉRICO, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em RIO VERDE (GO) falaremos sobre o cenário da suinocultura.

A suinocultura no Brasil é explorada sob duas formas: produtores que trabalham de forma independente, que arcam com todos os custos de produção e que comercializam livremente seu produto e aqueles que atuam de forma integrada com frigoríficos e cooperativas agroindustriais, recebendo todos os insumos e comercializando seu produto junto a agroindústria integradora.

No Sul do País predomina a suinocultura integrada, com forte segmentação/ especialização dos produtores nas diversas fases de produção: uns produzem o leitão, outros fazem o crechário, outros engordam/terminam o suíno, dentre outras especializações. No restante do País temos maior distribuição entre suinocultores integrados e independentes, sendo que estes últimos normalmente conduzem todos as fases da produção do suíno.

O cenário atual da suinocultura no Brasil é de estabilidade, tanto para os preços de comercialização como para os custos de produção. Neste cenário, observamos margem de rentabilidade positiva para a atividade. A expectativa é de manutenção desse cenário para os próximos meses. Milho e soja, principais componentes da ração e que tem a maior participação no custo de produção, vem mantendo um cenário baixista.

O consumo anual per capita de carne suína no Brasil em 2023 foi de 18,5 kg por habitante, conforme informado na última atualização feita pela Associação Brasileira de Proteína Animal-ABPA. Nesse momento em que entramos na Quaresma, observamos uma natural queda do consumo de carnes no País.

O Brasil continua na busca de abertura de novos mercados externos para destinação da produção, visando diminuir sua dependência junto ao mercado chinês.

Como forma de assegurar menores custos na formulação das rações, a disseminação e a utilização das Opções Agrícolas como mecanismo de proteção no mercado futuro é uma prática recomendada junto aos produtores, onde o Banco do Brasil tem papel destacado na difusão desse mecanismo.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search