Settings
Light Theme
Dark Theme

06/02/2024 - Cenário climático

06/02/2024 - Cenário climático
Feb 6, 2024 · 3m 29s

Olá, hoje é terça-feira, 06 de fevereiro de 2024 meu nome é Marcelo Matsumura, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Piracicaba – SP e falaremos sobre o cenário...

show more
Olá, hoje é terça-feira, 06 de fevereiro de 2024 meu nome é Marcelo Matsumura, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Piracicaba – SP e falaremos sobre o cenário climático.

O mês de janeiro foi marcado por chuvas intensas na Região Sudeste, evidenciadas principalmente nas capitais, características da influência do Fenômeno El Niño.

No monitoramento da NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos), em último relatório, cita a possibilidade de um “El Niño Neutro” entre abril e maio de 2.024.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, a previsão para o mês de fevereiro indica tendência de chuva abaixo da média em parte da Região Norte e em áreas da Região Sul e dos estados de Mato Grosso e Goiás. Já em grande parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do País, além de áreas do Pará, Amapá, Tocantins e Paraná, a previsão indica chuvas dentro ou ligeiramente acima da média.

As temperaturas devem ficar acima da média em praticamente todo o País com valores acima de 25ºC. Em áreas do Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Matopiba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, a temperatura média poderá chegar aos 30ºC.

A Previsão Climática Trimestral de fevereiro a abril, indica grande tendência de chuvas abaixo da média entre o centro, norte e leste do Brasil. Entre a parte da Região Sul, de MS, SP e oeste da Região Norte, a previsão indica chuva acima da média. Previsões que refletem as características típicas de El Niño sobre o Brasil.

Na faixa central do país, o período é chuvoso e há possibilidade de chuvas acima da média. Sobre o norte do Nordeste, que iniciará o período chuvoso, a tendência é de chuvas abaixo da média, com possibilidade de normalidade, devido ao aquecimento generalizado no oceano Atlântico Tropical. A previsão de temperatura indica tendência acima da média, na maior parte do Brasil.

Para a disponibilidade de água no solo, conforme observado no Sistema de Monitoramento Agroclimático (Agritempo), ocorre atenção em áreas mais ao Norte e Nordeste. Demais Regiões, em situação mais favorável. Devido as oscilações dos eventos climáticos frente as previsões, o monitoramento do clima, se tornou importante ferramenta para a tomada de decisões.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search