Settings
Light Theme
Dark Theme

05/03/2024 - Cenário climático

05/03/2024 - Cenário climático
Mar 5, 2024 · 3m 15s

Olá, hoje é terça-feira, 05 de março de 2024 meu nome é Marcelo Matsumura, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Piracicaba – SP e falaremos sobre o...

show more
Olá, hoje é terça-feira, 05 de março de 2024 meu nome é Marcelo Matsumura, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Piracicaba – SP e falaremos sobre o cenário climático.

O monitoramento da temperatura na superfície do Oceano Pacífico ao longo do mês de janeiro, informados pela NOAA e pelo INPE, mantém o padrão de anomalias positivas, porém, com menores magnitudes em relação aos meses anteriores, mas ainda assim, indicando a atuação do fenômeno El Niño.

A Previsão Climática Trimestral de março a maio do INPE, indica chuva acima da média em grande parte da Região Sul, MS e SP. E chuvas abaixo da média entre parte da Região Norte e Nordeste. Esta previsão reflete o efeito da situação atual de El Niño.

Para o mês de março, o Instituto Nacional de Meteorologia, indica tendência de chuva abaixo da média na maior parte do país, exceto em algumas áreas do AM, AC, PA, AP, BA, GO, MG, SP, PR e SC que podem ter precipitações dentro ou ligeiramente acima da média. Em relação as temperaturas, a tendência é de ficarem acima da média em todo o país.

Segundo o INMET, a previsão de chuva abaixo da média em parte do Matopiba poderá restringir o desenvolvimento de parte das lavouras de primeira safra, bem como reduzir o ritmo de plantio do milho segunda safra. O mesmo cenário está previsto para grande parte da Região Centro-Oeste. Já nas regiões Sul e Sudeste, são previstos volumes de chuva acima da média para o mês de março/2024, que tendem a manter os níveis de água no solo elevados, favorecendo o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, além da colheita de parte das lavouras. Entretanto, no RS e na faixa oeste do PR e de SC, há possibilidade de restrição hídrica nas lavouras, onde a previsão aponta chuva próxima ou ligeiramente abaixo da média, podendo afetar o desenvolvimento das culturas.

Devido aos eventos climáticos no período de El Niño, o planejamento da safra associada ao monitoramento do clima, se tornam ferramentas importantes para a tomada de decisões.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search