Settings
Light Theme
Dark Theme

04/12/2023 - Perspectiva semanal: mercado agro

04/12/2023 - Perspectiva semanal: mercado agro
Dec 4, 2023 · 6m 36s

Olá! Hoje é segunda-feira, 04 de dezembro de 2023, meu nome é Fabiola Lira, sou assessora de agronegócios e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência competitiva do...

show more
Olá! Hoje é segunda-feira, 04 de dezembro de 2023, meu nome é Fabiola Lira, sou assessora de agronegócios e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência competitiva do Agronegócio do Banco do Brasil para o movimento de preços no curto prazo para as commodities soja, milho, café e boi gordo.

Iniciando com a soja, espera-se que O mercado da soja siga caminhando de lado na CBOT à espera da conclusão do plantio no Brasil, o mais atrasado em uma década. Os traders continuarão monitorando os impactos do clima do mês de novembro, na safra brasileira, sendo que o atual cenário de fundamentos já é conhecido com a conclusão da colheita nos EUA. Soma-se ainda, o início da safra da ARG frente às irregularidades do clima na América do Sul que, de modo geral, irão ditando as oscilações na CBOT. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê chuvas mais volumosas para as regiões Norte e parte do Nordeste, com pancadas de chuva passageiras e isoladas no Maranhão, Piauí e Bahia, incluindo áreas do Matopiba, cerca de 20mm. Para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, há previsão de chuvas mais volumosas, de 50 a 70mm. Na próxima sexta, 08/12, o USDA irá divulgar seu relatório mensal de oferta e demanda. O mercado aguarda ajustes da projeção da safra brasileira e consolidação da safra dos EUA, já colhida. Com semana de relatório de oferta e demanda do USDA e boletins climáticos mistos, o mercado doméstico trabalhará com cotações na lateralidade tanto para o curto e médios prazos.

No tocante ao milho, O volume de venda semanal do milho norte-americano poderá ser indicador do movimento na Bolsa de Chicago. Apesar das vendas da Safra 2023/24 estarem maiores quando se compara com o mesmo período da safra anterior, a produção estimada pelo USDA para o novo ciclo é 11,08% superior a Safra 2022/23, sendo necessários maiores volumes a serem embarcados para equilibrar os estoques finais americanos. Ainda sobre o mercado externo, a próxima semana poderá apresentar volatilidade nos futuros na CBOT, quando no dia 08/12 o USDA divulgará seu relatório de oferta e demanda de grãos, referente ao mês de dezembro. No Brasil, a CONAB também divulgará seu 3º Levantamento de Safra 2023/24 no dia 07/12. As estimativas são esperadas com expectativa pelo mercado interno, uma vez que ocorreram muitas chuvas na região sul do país, podendo impactar na produtividade do milho 1ª safra e se o órgão irá reduzir a perspectiva de área a ser cultivada na 2ª safra, devido ao atraso no plantio da cultura da soja no país. O mercado cauteloso, com vendas retraídas, poderá continuar dando suporte nos preços no curto prazo.

Para o café, destaca-se que, O clima e a próxima safra Brasil continuam sendo os principais pontos de observação do mercado. As altas temperaturas e as chuvas irregulares deixam dúvidas sobre a produtividade das lavouras. Novembro teve precipitações irregularidades e com extrema variação entre regiões cafeeiras com menores índices no cerrado e região dos lagos do Sul de Minas; Resultados das exportações até 29/11, segundo o Cecafé, revelam embarques 4,4% acima ante mesmo período do mês anterior com números similares no arábica e avanço no conilon. Reflexo da nossa competitividade e com Vietnã tendo relatos de atrasos no processamento da colheita por precipitações, cuja normalidade deve ocorrer até meados de dezembro; Produtores brasileiros, mantendo expectativa de preços melhores neste início de entressafra, continuam com vendas regradas e em baixo volume; Nova regra na ICE que começou na sexta-feira (01/12) proibindo a reapresentação de estoques de café antigos, uma brecha usada por alguns vendedores para evitar penalidades de idade pode aumentar a pressão sobre os estoques de café monitorados pela ICE, fornecendo suporte para os preços do café. Diante desses fundamentos, espera-se continuidade das oscilações nos preços tanto do arábica quanto conilon.

Quanto ao Boi Gordo, é importante frisar que: O número de bovinos abatidos no Brasil de animais provenientes do sistema de confinamento deve atingir 7,03 milhões de cabeças em 2023, segundo pesquisa feita pela empresa holandesa de nutrição DSM Firmenich. A projeção representa estabilidade no volume abate para 2023, uma vez que em 2022 o total foi de 7,048 milhões de cabeças. Porém, observa-se que a oferta de animais prontos para abate reduziu recentemente, devido ao menor número de animais confinados entre novembro e dezembro. Assim, esperam-se preços fortalecidos para até o final do ano. Ainda, o aumento do consumo da carne vermelha no mercado doméstico no último bimestre, em decorrência da entrada do décimo terceiro salário, criação de empregos temporários e festividades, impulsionam a reposição entre o atacado e varejo, fato que tende a refletir positivamente no valor da arroba.

Desejamos a todos os nossos clientes uma excelente semana, bons negócios e até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search