Settings
Light Theme
Dark Theme

02/08/2022 - Cenário do lúpulo

02/08/2022 - Cenário do lúpulo
Aug 2, 2022 · 2m 55s

Olá, hoje é 2 agosto de 2022, meu nome é Daniel Vallocci, sou Gerente de Setor na Gerência de Assessoramento Técnico ao Agronegócio do Banco do Brasil, em Brasília DF...

show more
Olá, hoje é 2 agosto de 2022, meu nome é Daniel Vallocci, sou Gerente de Setor na Gerência de Assessoramento Técnico ao Agronegócio do Banco do Brasil, em Brasília DF e vamos falar sobre a cultura do lúpulo.

O lúpulo é uma planta trepadeira e que necessita de longos períodos de luz (aproximadamente 17 horas por dia) durante a floração para produzir. É o principal ingrediente na produção de cervejas, pois confere amargor e aroma à bebida. De modo geral, são utilizadas de 40 a 300 gramas de lúpulo, a depender do tipo/estilo da cerveja, para a produção de 100 litros da bebida.

O Brasil destaca-se no cenário mundial de produção de cerveja, sendo o 3° maior produtor. No entanto, praticamente todo o lúpulo utilizado é importado. Em 2019, o Brasil importou 3.600 toneladas de lúpulo, de acordo com levantamento da Associação Brasileira dos Produtores de Lúpulo – Aprolúpulo.

Mas este cenário está mudando. Há alguns anos, institutos de pesquisa e produtores brasileiros têm desenvolvido o cultivo de variedades adaptadas às diferentes regiões do Brasil, bem como estudado o manejo da planta.

O que aparentava ser difícil, produzir uma planta extremamente exigente em luminosidade, foi resolvido com a criatividade de nossos produtores, que instalaram sistemas de iluminação artificial para aumentar as horas de luz por dia.

As primeiras plantas cultivadas no Brasil produziam em torno de 200 g de lúpulo seco por planta, enquanto as cultivadas na Alemanha produzem em torno de 800 g.

Atualmente, com a evolução de técnicas de manejo, a produção já alcança aproximadamente 500 gramas de lúpulo seco por planta!!! Com isso, no ano passado, o Brasil já produziu 24 toneladas do produto.

A adaptação de variedades de lúpulo nas diferentes regiões do Brasil tem levado a um aumento do número de produtores e à inserção do país no seleto mercado de excelência em cerveja.

O lúpulo produzido por aqui apresenta qualidade e possui características únicas, conforme a variedade da planta, solo e o clima do local de produção.

A Aprolúpulo possui mais de 180 associados, que juntos, cultivam cerca de 50 ha em 16 estados brasileiros. O tamanho médio das áreas cultivadas é de 0,5 a 1,0 ha. Além das grandes cervejarias, o mercado da cerveja artesanal é um grande demandante deste produto.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search