Settings
Light Theme
Dark Theme

Hello World! Ou a sofrência da tecnologia na música – Odycast #30

Hello World! Ou a sofrência da tecnologia na música – Odycast #30
Feb 26, 2018 · 22m 31s

Sobre música feita por inteligência Artificial e como isto pode afetar a nossa cultura. Ah sofrência… que época de se estar vivo e ver o lançamento do primeiro álbum de...

show more
Sobre música feita por inteligência Artificial e como isto pode afetar a nossa cultura.

Ah sofrência… que época de se estar vivo e ver o lançamento do primeiro álbum de música pop mainstream criado por uma inteligência artificial chacoalhar completamente o que nós entendemos sobre tecnologia e cultura.

A primeira faixa do álbum Hello World! do duo SKYGEE, composto pelo compositor e produtor francês Benoit Carre e da inteligência artificial compositora Flow-Machines é a Ballad of the Shadow. Melancólica, pop, levemente dark, estranha e ainda sim familiar. Antes já se usava algoritmos preditivos para analisar se a música era hit além de sintetizadores e outras coisas eletrônicas. Mas agora, uma máquina de inteligência artificial compôs o álbum inteirinho - inclusive a parte que humanos deveriam cantar.

Quem pensou que a Skynet atacaria com bombas deve estar bem confuso agora. Para que fazer guerra se pode-se ganhar fazendo (os outros fazerem) amor?

A muito tempo atrás, nesta mesma galáxia, escutar música era algo radicalmente diferente. Resumindo bastante, envolvia ver/experimentar uma performance ao vivo. Isto durante toda a humanidade até os últimos 2-3 séculos com a invenção de tecnologias e suportes autômatos. Quem nunca viu alguém se besuntar em óleo abraçado com um vinil? Suportes portáteis de música, a radiola, o vinil modificaram como a gente vivenciava música. Acelerando bastante e pulando parte boa da história, tivemos fitas K7, CDs, a transição da música analógica para o formato digital.

Fato é que os primeiros impactos culturais da música digital, em especial da viralização do acesso a música quando tecnologias como Napster se tornaram extremamente populares, passaram despercebidos. Em nosso artigo Canta no llores, exploramos um pouco como estas mudanças causaram mudanças absurdas na indústria da música e como isto se aplica, também, a nosso contexto atual sensível a plataformas como Facebook e novas tecnologias de alto impacto cultural.

De Giovani Giorgio, com o seu clique sintético na década de 60, passando pelo Radiohead (Paranoid Android), Daft Punk (Random Access Memories) até chegar no SKYGEE (Hello World!) muita água passou debaixo da ponte.

O que está para acontecer com nossa vida quando começarmos a dançar e nos emociar com criações 100% criadas por inteligências artificiais? Como nossa cultura irá se alterar através de novas tecnologias? Talvez neste album do Spotfy temos a pedra fundamental de uma grande parte do outro mundo que está agora nos abraçando.

Para saber Mais

Ballad of the Shadow / Album Hello World! Do duo SKYGEE - https://open.spotify.com/track/48vqTPQP8MFEc4pb79hYNe?si=qXvYS_7MSL6Td9Bd8dK8rw
Site oficial do álbum Hello World! https://www.helloworldalbum.net/
Facebook Ads, Spotify e “Canta Y no Llores”: Anões com o Pote de Ouro ou Piolhos Gigantes?: http://odissea.com.br/facebook-ads-spotify-e-canta-y-no-llores/
Nostalgia do Winamp. https://winamp-for-mac.en.softonic.com/mac
Giovani Giorgio - Giorgio https://pt.wikipedia.org/wiki/Giorgio_Moroder
Radiohead - Fake Plastic Trees - https://www.youtube.com/watch?v=n5h0qHwNrHk
show less
Information
Author HENRIQUE TEIXEIRA
Website -
Tags
-

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search