Settings
Light Theme
Dark Theme

#39 - Idade Média? A extrema direita e os usos do passado [com Luiz Guerra]

#39 - Idade Média? A extrema direita e os usos do passado [com Luiz Guerra]
Sep 16, 2021 · 1h 52m 54s

🎙 A seus postos, Aliança Rebelde! No episódio de hoje do Desnazificando nós vamos falar sobre um tema que vai ser uma super novidade aqui: as apropriações que grupos de...

show more
🎙 A seus postos, Aliança Rebelde!
No episódio de hoje do Desnazificando nós vamos falar sobre um tema que vai ser uma super novidade aqui: as apropriações que grupos de extrema direita fazem do passado medieval. A gente tem visto algumas alusões ao medievo devido a acontecimentos recentes como: um homem supostamente vestido de viking ganhou os holofotes na invasão do Capitólio nos Estados Unidos (apesar de que vikings não eram um povo, mas sim uma ocupação, e sei lá né, ele tava mesmo vestido de viking? ENFIM). Ou a infeliz existência de memes do presidente da república como um cavaleiro medieval.
Diante disso, talvez vocês estejam se perguntando: passado medieval? Como assim a Idade Média é um ponto de apoio no discurso de grupos de extrema direita? O que afinal de contas aconteceu na Idade Média? Ela é MESMO um período histórico ou ela foi só inventada pelos modernos porque eles queriam ser mais modernos do que os medievais e se tornarem os verdadeiros “herdeiros” das grandes civilizações antigas?
Para bater esse papo com a gente, muito mais contemporâneo do que medieval, temos um convidado especialíssimo que é, além de um amigo querido, um pesquisador extremamente competente. O Luiz Guerra é graduado em História pela UFMG e desenvolve pesquisas relacionadas ao neomedievalismo e às apropriações do passado medieval feitas por grupos de extrema direita. Ele vai contar pra gente um bocado mais sobre esse assunto e sobre como têm sido sobreviver dentro desse mar de lixo tóxico de Chernobyl que são esses movimentos. Vamos lá?
show less
Information
Author NEPAT UFMG
Website -
Tags
-

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search