Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Vozes Decoloniais

  • T3 - EP10 Amazonia em Pauta com Veronica Goyzueta

    4 JUL 2023 · No décimo episódio da terceira temporada de Vozes Decoloniais, conversamos com Veronica Goyzueta jornalista, editora e escritora especializada em política brasileira. Peruana radicada no Brasil, já foi correspondente internacional de veículos como Dow Jones e Financial Times e, hoje, é editora da plataforma Sumaúma. Com ela, falamos sobre sua história como jornalista e correspondente internacional especialista em Brasil, a origem da plataforma Sumaúma, a importância do jornalismo coletivo e ético e os próximos passos desse projeto que tem colocado na mira internacional as notícias sobre a Amazônia. Bem-vindes.
    1h 15m 20s
  • T3 - EP9 Veganismo Democrático com Eduardo dos Santos

    19 JUN 2023 · No nono episódio da terceira temporada de Vozes Decoloniais, conversamos com Eduardo Dos Santos, ativista da causa animal e crítico a sua elitização. Junto ao seu irmão gêmeo Leonardo tem revolucionado o acesso à informação sobre comida saudável e vegana na internet por meio da plataforma Vegano Periférico que aborda o veganismo sob uma perspectiva política, prática, simples e acessível. Bem-vindes
    1h 7m 59s
  • T3 - EP8 Encruzilhada de Cura com Pai Sidnei Nogueira

    29 MAY 2023 · No sétimo episódio de Vozes Decoloniais, conversamos com o Pai Sindei Nogueira. Liderança de encruzilhada, babalorixá à frente da Casa de Xangô, é bacharel em letras, mestre e doutor em Linguística e Semiótica pela USP. Com ele, conversamos sobre sua iniciação no candomblé, sua filosofia de vida e trabalho nas redes sociais, o livro Intolerância Religiosa, a importância da palavra num mundo colonizado, a potência da encruzilhada, a importância da coletividade e a celebração como ferramenta para curar e contra-colonizar. Bem-vindes.
    1h 25m 26s
  • T3 - EP 7 Transformando à Moda com Vicenta Perrotta

    15 MAY 2023 · No sétimo episódio da terceira temporada de Vozes Decoloniais, conversamos com Vicenta Perrotta artista, ativista e estilista, nascida em Campinas que é uma referência da moda brasileira contemporânea e ativismo trans no Brasil. Com ela conversamos sobre seu processo criativo, a importância da transmutação têxtil para desconstruir a moda, o trabalho dela no Ateliê TRANSmoras, a moda não binaria e seus projetos coletivos. Bem-vindes
    1h 25m 9s
  • T3 E6 Decolonizando Museus com David Ribeiro

    24 APR 2023 · No sexto episódio da temporada 3 de Vozes Decoloniais, conversamos com David Ribeiro, historiador, mestre e doutor em História Social que pesquisa Museologia e Patrimônio. David é Membro do Conselho Internacional de Museus e é assistente curatorial no MASP. Com ele, conversamos sobre como descolonizar a memória de acervos culturais, a importância de prestigiar a História afro-brasileira e indígena em museus e como essas temáticas tem sido recebidas por parte da crítica e dos patrocinadores, além de discutirmos ideias para atrair novos públicos em espaços culturais e a democracia cultural no Brasil. Bem-vindes.
    1h 20m 18s
  • T3 EP5 Comunicação Indígena com Eric Terena

    5 APR 2023 · No quinto episódio da terceira temporada de Vozes Decoloniais conversamos com o comunicador, jornalista, ativista e DJ Eric Terena. Com ele conversamos sobre o movimento coletivo que deu origem a Mídia Índia, sua caminhada como ativista, seu processo criativo como artista, a importância de ter cada vez mais pessoas indígenas no mundo audiovisual, a importância de ter diversidade de línguas originarias nas músicas contemporâneas e seus próximos projetos. Bem-vindes.
    1h 5m 8s
  • T3 E4 Educação Decolonial com Profa Tassi

    20 MAR 2023 · No quarto episódio da terceira temporada conversamos com a professora Tassi, mestra em educação, pedagoga e produtora de conteúdo digital que, desde 2015, vem amplificando o debate sobre a urgência de descolonizar saberes nas práticas educativas. Com ela conversamos sobre educação decolonial, a desconstrução da acadima e a importância de promover ações de valorização das culturas indígenas por meio das suas pesquisas, ajudando os profissionais da educação a expandirem seu repertório. Bem-vindes.
    1h 14m 2s
  • T3 E3 Feminismo Islâmico com Fabiola Oliveira

    6 MAR 2023 · No terceiro episódio da terceira temporada de Vozes Decoloniais, conversamos com uma mulher muito inspiradora, Fabíola Oliveira, professora, influencer , mãe de dois meninos palestino-brasileiros, antirracista e anticapacitista que ganhou a internet ao apresentar o islã sem nenhum tabu, numa ótica feminina. Com ela conversamos sobre sua vivência como mulher muçulmana no Brasil, feminismo, islamofobia e outros preconceitos fruto do colonialismo, as redes sociais como uma ferramenta anti colonial e mais! Bem-vindes
    1h 9m 54s
  • T3 EP 2 - Música sem Fronteiras com Claudia Manzo

    15 FEB 2023 · No segundo episódio da 3ª temporada de Vozes Decoloniais, conversamos com Claudia Manzo compositora, multiartista, preparadora vocal, diretora musical, professora de canto e instrumentista formada em canto no Chile, sua terra natal. Com ela conversamos sobre seu processo de descoberta artística, como é ser cantora imigrante no Brasil, a importância de nossa ancestralidade, a importância de fazer música com mensagens que empoderem mulheres e as colaborações com artistas brasileiros como Baiana System. Bem-vindes!
    1h 30m 9s
  • T3 Ep1 Democracia en Reconstrução com Prof Glauco Peres da Silva

    23 JAN 2023 · Neste primeiro programa convidamos ao prof Glauco Peres da Silva r que tem uma trajetoria exepcional na área de Ciência Política no nosso país. Ele é cientista político e economista, é professor livre-docente do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP), pesquisador do CEBRAP e pesquisador associado do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Tem experiência na política comparada, atuando principalmente nos temas de geografia eleitoral, eleições, partidos, institucionalismo e metodologia da ciência política. Bem-vindes a terceita temporada focada na demmocracia!
    1h 17m 49s

Em Vozes Decoloniais, questionamos através de entrevistas com ativistas, artistas, e especialistas os fenômenos de aculturação derivados dos deslocamentos atuais que vem detonando tópicos urgentes a serem analisados, no Brasil...

show more
Em Vozes Decoloniais, questionamos através de entrevistas com ativistas, artistas, e especialistas os fenômenos de aculturação derivados dos deslocamentos atuais que vem detonando tópicos urgentes a serem analisados, no Brasil e no mundo. O nosso objetivo é abrir a conversa para construir novas referências que permitam criar pontes de empatia e sororidade.
show less
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search