Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Sine Ira Et Studio

  • O fim do podcast Sine Ira et Studio

    24 DEC 2023 · Agradeço a todos os que me leram e os que comentaram meus textos. O Sine Ira et Studio se despede, mas o compromisso de viver sem raiva e sem favores permanece. Espero que o Plural continue a me acolher. Espero que eu consiga fazer o que me proponho, um pouco que seja. Assim, os próximos anos, que costumam chamar de entrada na velhice, valerão a pena.
    5m
  • Sobre o destino

    3 DEC 2023 · O destino, a existência de algo pré-determinado, é algo que só existe na nossa mente. Mas vale a pena pensar nisso
    4m 13s
  • Dia da Consciência Negra: serve pra quem?

    20 NOV 2023 · No Brasil, no dia 20 de novembro, comemora-se o dia da consciência negra. No país todo, várias manifestações ocorrem lembrando o passado de violência e submissão forçada e de sofrimento dos escravizados, mas também do papel fundamental que os negros tiveram e têm na construção do nosso país, além de marcar posição em defesa de seus direitos e das compensações históricas que ainda precisam ser concretizadas.
    4m 22s
  • Quais mortos merecem nosso pranto?

    30 OCT 2023 · Daniel Medeiros fala sobre nossa reação diante da morte dos outros, especialmente em conflitos onde parece que "torcemos" para um lado, como se fosse uma partida de futebol. E diz como a ficxção pode nos ajudar a recuperar nosso senso de humanidade diante da tragédia.
    4m 45s
  • Duas faces, uma moeda

    26 OCT 2023 · O que os fanáticos ignoram é que Palestina e Israel são duas faces da mesma moeda. Para que a moeda exista e possa ser usada é preciso aceitar essa sua natureza. As crianças degoladas de Israel e as crianças mortas pelo bombardeio indiscriminado do exército de Israel são as duas faces que fazem essa moeda tornar-se sem valor e sem dignidade. Não há solução quando gritam "Israel" ou quando gritam “Palestina”. E quem grita sabe disso. Quem quer solução não grita. Conversa.
    4m 30s
  • Linguagem neutra

    9 OCT 2023 · Falar para muitas pessoas diferentes ao mesmo tempo exigie adequação e cuidad. A norma padrão nem sempre dá conta desse cuidado e que, por isso, vamos fazendo uns puxadinhos com a língua para poder não ofender quem a gente não quer ofender. Trata-se disso, basicamente: o Outro e nosso cuidado com ele. Penso que se eu tivesse de escolher entre o cuidado com alguém que está na minha frente e o cuidado com o uso correto da norma padrão da Língua Portuguesa, eu não teria nenhuma hesitação
    4m 9s
  • A violência inaudita dos homens comuns

    25 SEP 2023 · Otto Ohlendorf era economista e advogado, falava várias línguas e tinha uma cultura refinada, além de uma aparência atraente e uma fala que seduziu o próprio juiz que o condenou à morte: “parece uma pessoa legal", o juiz disse, durante o julgamento. Mas Otto Ohlendorf chefiou um grupo de extermínio que matou milhares de homens, mulheres e crianças judias na Moldávia e na Ucrânia. O que leva pessoas comuns a agirem assim?
    5m 6s
  • A legítima defesa do indefensável

    18 SEP 2023 · Os advogados dos golpistas de janeiro nos lembraram, com seu show de horrores, a beleza da democracia
    4m 1s
  • 4m 38s
  • 4m 34s
O professor de História Daniel Medeiros fala sobre vida, valores, história e política.
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search