Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Semana de 22 - Bem mais que o modernoso

  • Episódio 4: Modernismo: pra quem e por quem?

    14 FEB 2022 · Em cinco episódios, 'Semana de 22 - Bem mais que o modernoso' revisita o passado e questiona o impacto dele no presente e no futuro da cultura no país. O título do podcast, que inclui o verso de um samba de Aldir Blanc, Moacyr Luz e Luiz Carlos da Vila, é um convite para se pensar sobre tradição e moderno além de disputas simplistas reproduzidas ao longo dos últimos anos. O que é moderno? O que é arte? O que é brasileiro? Na primeira fase do modernismo, as discussões foram protagonizadas por pessoas brancas, herdeiras dos barões do café. O Brasil dos anos 1920 era um país ainda rural, mestiço e que tinha abolido a escravidão há menos de 40 anos. Pelas lentes de hoje, a procura pela "alma brasileira" alçada por artistas que tinham pouco contato com a população periférica pode ser interpretada, segundo pesquisadores, como folclórica e até como uma apropriação cultural. Com apresentação de Paula Martini, este podcast é produzido pelahttps://maremo.to/ para ahttps://www.cnnbrasil.com.br/. Você também pode ouvir https://www.cnnbrasil.com.br/estilo/podcast-da-cnn-revisita-semana-de-22-e-o-legado-e-os-rumos-do-modernismo-no-pais/ no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse:https://www.cnnbrasil.com.br/tudo-sobre/e-tem-mais.
    18m 4s
  • Episódio 5: Rupturas e legados

    14 FEB 2022 · Em cinco episódios, 'Semana de 22 - Bem mais que o modernoso' revisita o passado e questiona o impacto dele no presente e no futuro da cultura no país. O título do podcast, que inclui o verso de um samba de Aldir Blanc, Moacyr Luz e Luiz Carlos da Vila, é um convite para se pensar sobre tradição e moderno além de disputas simplistas reproduzidas ao longo dos últimos anos. Este episódio final conta que as divergências sobre os rumos da estética brasileira causaram uma série de rompimentos após a Semana de 22. O desentendimento no campo intelectual transbordou para a relação pessoal e ainda determinou o destino político dos primeiros modernistas. O apagar das luzes aconteceu em meio a uma crise global e ao fim da Primeira República no Brasil. Mas o legado permanece. Para amar ou odiar, esse é mais um aniversário da Semana de Arte Moderna que não passa despercebido. Com apresentação de Paula Martini, este podcast é produzido pelahttps://maremo.to/ para ahttps://www.cnnbrasil.com.br/. Você também pode ouvir https://www.cnnbrasil.com.br/estilo/podcast-da-cnn-revisita-semana-de-22-e-o-legado-e-os-rumos-do-modernismo-no-pais/ no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse:https://www.cnnbrasil.com.br/tudo-sobre/e-tem-mais.
    14m 38s
  • Episódio 2: Tour no Municipal

    14 FEB 2022 · Em cinco episódios, 'Semana de 22 - Bem mais que o modernoso' revisita o passado e questiona o impacto dele no presente e no futuro da cultura no país. O título do podcast, que inclui o verso de um samba de Aldir Blanc, Moacyr Luz e Luiz Carlos da Vila, é um convite para se pensar sobre tradição e moderno além de disputas simplistas reproduzidas ao longo dos últimos anos. "A Semana que não terminou" durou, na verdade, apenas três dias. Este segundo episódio leva o ouvinte a revisitar as 100 obras expostas no saguão do Theatro Municipal de São Paulo e as conferências apresentadas no palco e nas escadarias, relembrando as impressões da crítica e da imprensa na época. Com apresentação de Paula Martini, este podcast é produzido pelahttps://maremo.to/ para ahttps://www.cnnbrasil.com.br/. Você também pode ouvir https://www.cnnbrasil.com.br/estilo/podcast-da-cnn-revisita-semana-de-22-e-o-legado-e-os-rumos-do-modernismo-no-pais/ no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse:https://www.cnnbrasil.com.br/tudo-sobre/e-tem-mais.
    18m 5s
  • Episódio 3: Mulheres modernistas

    14 FEB 2022 · Em cinco episódios, 'Semana de 22 - Bem mais que o modernoso' revisita o passado e questiona o impacto dele no presente e no futuro da cultura no país. O título do podcast, que inclui o verso de um samba de Aldir Blanc, Moacyr Luz e Luiz Carlos da Vila, é um convite para se pensar sobre tradição e moderno além de disputas simplistas reproduzidas ao longo dos últimos anos. A vanguarda artística brasileira contou com uma inédita participação de mulheres. Tarsila do Amaral e Anita Malfatti seguem eternizadas no retrato predominantemente masculino do movimento modernista. Mas nem mesmo o protagonismo nas artes plásticas livrou as pintoras de estereótipos sobre o papel da mulher na sociedade. Com apresentação de Paula Martini, este podcast é produzido pelahttps://maremo.to/ para ahttps://www.cnnbrasil.com.br/. Você também pode ouvir https://www.cnnbrasil.com.br/estilo/podcast-da-cnn-revisita-semana-de-22-e-o-legado-e-os-rumos-do-modernismo-no-pais/ no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse:https://www.cnnbrasil.com.br/tudo-sobre/e-tem-mais.
    19m 3s
  • Episódio 1: Uma viagem no tempo

    14 FEB 2022 · Em cinco episódios, 'Semana de 22 - Bem mais que o modernoso' revisita o passado e questiona o impacto dele no presente e no futuro da cultura no país. O título do podcast, que inclui o verso de um samba de Aldir Blanc, Moacyr Luz e Luiz Carlos da Vila, é um convite para se pensar sobre tradição e moderno além de disputas simplistas reproduzidas ao longo dos últimos anos.  Este primeiro episódio apresenta uma contextualização da cultura brasileira em meio às transformações sociais e políticas do século 20. A cultura brasileira sofria forte interferência do que era produzido na Europa, assim como a vida nas cidades, em franco processo de urbanização. As comemorações pelo Centenário da Independência do Brasil incentivaram um grupo de artistas de São Paulo a pensar em um movimento organizado pelo desenvolvimento de uma arte mais livre e independente.  Com apresentação de Paula Martini, este podcast é produzido pelahttps://maremo.to/ para ahttps://www.cnnbrasil.com.br/. Você também pode ouvir https://www.cnnbrasil.com.br/estilo/podcast-da-cnn-revisita-semana-de-22-e-o-legado-e-os-rumos-do-modernismo-no-pais/ no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse:https://www.cnnbrasil.com.br/tudo-sobre/e-tem-mais.
    21m 17s
  • Trailer

    7 FEB 2022 · "A semana que não terminou", na verdade, durou apenas três dias. Um século atrás, em fevereiro de 1922, a exibição de 100 obras no saguão do Teatro Municipal se tornou o marco de uma tentativa de renovação da arte brasileira. A partir do próximo dia 14, a repórter e apresentadora Paula Martini comanda uma viagem no tempo e uma reflexão sobre a Semana de Arte Moderna e o legado do movimento cem anos depois. Em cinco episódios, o podcast da CNN Brasil revisita o passado e questiona o impacto dele no presente e no futuro da cultura no país.
    31s
Em cinco episódios, o podcast da CNN Brasil revisita o passado e questiona o impacto da Semana de 22 na cultura do país.
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search