Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Salvem as Professorinhas!

  • #23 Metafísica

    21 DEC 2020 · Este episódio convida o André pra conversar sobre espiritualidade, ciência e desenvolvimento pessoal. No dia do Solstício de Verão, trazemos pra você um bate papo sobre as mais variadas formas nas quais a Metafísica se apresenta - seja na filosofia, no método científico ou seja nas terapias energéticas que têm ajudado tantas pessoas. Vamos falar sobre esta produção de sentidos e muito mais. O André explicou um pouco da caminhada dele pra gente: "Após me formar em PP e jornalismo, decidi buscar os motivos pelo qual eu ainda sentia um vazio de existência dentro de mim. Comecei a estudar a espiritualidade e a questão energética sozinho, buscando grandes autores e terapeutas locais para me guiar nesse novo mundo. Depois de muito estudo, decidi me profissionalizar e buscar uma formação reconhecida na área de terapia energética. Nesse momento comecei a atender pacientes e entendi que autoconhecimento energético e espiritual estavam muito em falta na nossa sociedade. Apesar disso, ainda havia muita resistência da sociedade com relação a essa abordagem, foi quando percebi que um ótimo caminho para introduzir isso seria atrelar a parte holística a psicanálise tradicional. Me especializei em psicologia analítica Junguiana e hoje trabalho com meus pacientes em aspecto vibracional, espiritual e emocional." Ah, e não esqueça: OUÇAM, COMPARTILHEM E SALVE AS PROFESSORINHAS!
    1h 5m 5s
  • #22 ROLÊS DE FUTURO parte 1

    27 SEP 2020 · Nessa série de 3 episódios, as professorinhas resolveram descobrir como vão funcionar os rolês do futuro. Aulas, cursos, festas, encontrinhos com os migues, reuniões de trabalho, congressos acadêmicos e tudo mais que pode rolar online. A gente sabe que essa coisa de interagir online não é nova, mas quer saber como o mercado vem reagindo a essa aceleração de futuros. Chamamos nosso amigo Italo Castro que é Project Menager e gestor de eventos corporativos pra saber mais sobre como estão acontecendo as reflexões a respeito do assunto e como quem está na linha de frente têm viabilizado a sobrevivência deste mercado.
    51m 47s
  • #21 HOMEM TEM QUE ACABAR! ... não, pera....

    16 SEP 2020 · Não, não é exatamente isso que a gente quer dizer. Sério, juro. Essa frase que dá título ao nosso episódio de hoje é bem comum, nós nos deparamos com ela em blogs feministas, em memes, no twitter e é até título de livro… ela nos dá um choque em principio, uma sensação ruim. Eu me imagino em um mundo só de amazonas e só com mulheres guerreiras, inseminação artificial, abridores de vidros de pepinos, e parafusadeiras elétricas… enfim. Brincadeiras à parte, essa frase traduz um sentimento que é das mulheres, na maior parte do tempo. Mas se a gente explorasse mais, debulhasse o significado de uma frase forte como essa, talvez ela também exprimisse algo muito definidor pra grande parte dos homens: o abandono de uma masculinidade que não cabe mais no mundo. O homem que tem de acabar é um tipo de personalidade, um determinado modo de "estar no mundo" que leva à solidão, ao isolamento, à violência e, muitas vezes, à morte. Nosso convidado é Felipe de Baere, psicólogo Clínico (CRP 01/19621), graduado em Psicologia pela Universidade de Brasília (Bacharelado/Licenciatura/Habilitação Psicólogo). Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPG-PsiCC/IP/UnB) com a pesquisa "O gênero no comportamento suicida: o sofrimento psíquico em dissidências sexuais”. Pesquisador no Grupo de Estudos Saúde Mental e Gênero (PCL/IP); componente do grupo Escuta Diversa, serviço de fortalecimento de redes e acolhimento de demandas LGBTfóbicas na UnB; membro da Comissão Especial LGBT do Conselho Regional de Psicologia do DF; psicólogo voluntário no Centro de Atendimentos e Estudos Psicológicos (CAEP/UnB). Experiência em Saúde Mental, com foco de atuação nos campos da Suicidologia, Gênero e Sexualidades. AHHHH é bom lembrar que, além de nos ouvir no Spotify, Apple Podcast e Deezer, agora você também pode assistir a gravação do nosso episódio no nosso canal do youtube - TUDO TEM LINK NA BIO - e, mais importante: OUÇAM, COMPARTILHEM E SALVEM AS PROFESSORINHAS!!!
    1h 4m 45s
  • #20 VERDADE - ...ou mentira?

    3 SEP 2020 · A gente vem falar aqui hoje, trocando em miúdos, sobre mentira. Ou sobre pós verdade, ou sobre licença poética, sobre persuasão, storytelling, sobre como a publicidade, o marketing e o trabalho de convencimento são ou não aceitáveis em áreas essenciais para um bem estar coletivo como a área da saúde, como a política e como a alimentação. Será que a mesma fórmula publicitária pode ser aplicada nessas áreas? E será que outras instâncias como a estética corporal, como a dinâmica de relacionamentos que nos parecem coisas tão inofensivas, quando pautadas por padrões irreais não afetam toooooda uma coletividade???? A Professora Ane Molina, uma capricorniana pra lá de desconfiada, e a Professora e Publicitária Raquel Cantarelli conversam sobre um assunto que é potencialmente infinito: a verdade. Será o momento de despertarmos para o fato de que quase nada é verdade no mundo que vivemos hoje? Talvez a grande verdade é que não vamos conseguir viver em um mundo totalmente verdadeiro (nesse sentido mais estrito de verdade), simplesmente porque pra cada questão existe a minha verdade, a sua e uma terceira… mas podemos estar alertas a respeito das armadinhas que somos colocados e nos colocamos pra que assim nossa vida seja mais consciente e possamos contribuir para um mundo com mais harmonia e equilíbro… AHHHH é bom lembrar que, além de nos ouvir no Spotify, Apple Podcast e Deezer, agora você também pode assistir a gravação do nosso episódio no nosso canal do youtube - TUDO TEM LINK NA BIO - e, mais importante: OUÇAM, COMPARTILHEM E SALVEM AS PROFESSORINHAS!!!
    46m 20s
  • FOTOGRAFIA confinada - com Ingrid Guimarães e Giovana Vieira

    17 AUG 2020 · Esse episódio é muito especial pra nós. Tanto porque foi gravado com duas ex alunas que admiramos muito como também porque nos mostrou um outro lado da fotografia neste momento de isolamento que é físico e acaba sendo emocional também. A Ingrid e a Gi nos mostraram o quanto a fotografia tem representado pras pessoas, o medo que todes estamos da perda e da morte faz com que o eternizar as memórias seja muito mais caro e muito mais importante que um dia foi. Ensaios fotográficos deixam de ser um capricho da auto exposição pra se tornar algo muito mais profundo, belo e triste. Na nossa série CONFINADES, recebemos essas duas super fotógrafas, Ingrid Guimarães e Giovana Vieira, pra um papo sobre foto que se tornou uma linda reflexão sobre memória. AAAAAHHHH - importante dizer que elas são as autoras dessas lyndas fotos do nosso perfil. Amamos conversar com vocês, meninas!
    45m 1s
  • #18 SEXO GRÁTIS custa caro

    6 AUG 2020 · Sexo grátis custa caro. Alguém em algum momento disse isso resumindo muuuuito algo que tem uma complexidade imensa que é o casamento. Casamento não é sobre sexo. O sexo muitas vezes inclusive deixa de fazer parte de muitos e muitos casamentos por aí. Então acho que a frase que dá título ao nosso episódio de hoje pode ter uma segunda leitura, uma outra camada mais próxima da verdadeira enrascada que é um casamento: pensando no oba-oba a gente assume uma dívida enorme em relação às necessidades idealizadas do outro, diante da sociedade que espera que aquele casamento seja bem sucedido e por conta de nós mesmos e dos nossos sentimentos que precisam ser, de agora em diante, totalmente satisfeitos por um único serumano. Desculpa se eu tô sendo muito pessimista gente, já de saída mas o episósio de hoje é sobre como escapar dessa visão pessimista sobre o amor que é legitimado publicamente e que se torna uma instituição. Com a nossa querida amiga Julia Horrman falamos sobre a instituição do casamento e como ela vem se redesenhando. AH, IMPORTANTE: esse episódio é uma homenagem aos pais da Ane Molina que completaram ontem 42 anos de casados. PARABÉNS!
    1h 15m 21s
  • VAI CARMELA confinadaH!

    15 JUL 2020 · Bom, e o nosso episódio que deveria falar sobre como a Carmela vem se sentindo confinada, acabou por falar também sobre a importância da Comunicação e do quanto determinadas mídias ainda são uma casa, um lugar quentinho pra tanta gente. E também como a Comunicação, através de pessoas talentosas e engajadas como a Carmela, é capaz de unir extremos, construir pontes e, quem sabe, abrandar o coração de gente que ainda não tenha sido tocada por um espírito de acolhimento a todas as diferenças. A Carmela, pra gente, sempre foi esse ponto de encontro essa ENTIDADE que tem a capacidade de caminhar graciosamente coração a dentro e de se instalar ali, transformando a visão de mundo de muitas pessoas. É com um imenso amor que recebemos a CARMELA na nossa série CONFINADES.
    37m 23s
  • #15 Essa tal MODERNIDADE

    5 JUL 2020 · Era uma vez o mundo. Ele era um mundo no qual se acreditava que tudo vinha de Deus e que o homem era apenas um marionete. Tudo o que acontecia era colocado na conta de Deus e todas as manifestações do corpo e da natureza eram vontade divida. Mas, um dia, o Mundo começou a mudar…. Pode-se dizer que as grandes crises do final Idade Média preconizaram esse período de mudanças radicais - como a peste na Europa, as sucessívas crise agrícolas causadas por mudanças climáticas e as guerras e revoltas, decorrentes justamente da doença e fome. Foi então que o século XV surge como um marco e um lugar no tempo onde o impossível aconteceu por demais das vezes: as grandes navegações, o fortalecimento dos núcleos urbanos e o criescimento da burguesia como classe detentora do poder econômico não só dá um cheque-mate no feudalismo como também anuncia uma época em que o homem toma a rédea do seu destino e passa a confiar mais na ciência, e portanto nele mesmo, do que em Deus. O Renascimento e depois o Iluminismo são as forças motoras que nos carregam até o que chamamos de Era moderna, na qual os valores se ressignificam quase que em sua totalidade, restando apenas aqueles que sustentavam as classes dominantes nos seus lugares de poder. Artes, literatura sofreram grandes transformações que são as mais conhecidas pela maioria das pessoas quando se fala dessa transição. A religiosidade a partir da reforma também sobre um grande impacto - poderiamos ficar aqui por horas enumerando tudo o que muda durante este verdadeiro giro epistemológico. Porém, nem tudo foi desmontado pois não existe ruptura seca na história e as épocas justo com seus sistemas de crença, se sobrepõem. Para a sustentação de um capitalismo emergente, alguns valores medievos tiveram sua manutenção assegurada, como a moral e a existência de um sistema de classes bastante estanque. Mas a Era moderna nos trouxe alguns valores novos e que marcaram a forma como levamos nossas vidas cotidianas até hoje. Podemos citar o Eurocentrismo e a colonialidade, O Racionalismo juntamente com o Cartesianismo, as econimias baseadas no dinheiro e não nos recursos e claro, algumas grandes realidades inventadas do nosso tempo como o nacionalismo, capitalismo/liberalismo e o marxismo. Este episódio convida Anderson da Mata para um papo sobre estes valores que vigoram há mais de cinco séculos e como eles estão sendo importantes (ou não) neste momento de crise. Colocando nossa bolha a prova na intensão de falar sobre as principais estruturas que sustentam a nossa sociedade e a nossa ideia de real e de normal, sua fragilidade e também, caminhos possíveis.
    1h 11m 20s
  • LUZ DESCONFINADA - Com Thiago Sabino

    21 JUN 2020 · Você já ouviu falar de ARTIVISMO? E de Vídeo mapping? Pois então, dando continuidade à nossa série CONFinades a gente chamou o nosso amigo e colega o Professor Thiago Sabino, que tah desenvolvendo várias atividades durante a pandemia - além de dar aula online que é o perrengue adaptativo que a maioria dos professorinhos e professorinhas tão enfrentando. O Thiago vem trazendo um ativismo lindo que é o de video mapping que tem tomado conta do país e a gente vem acompanhado via instagram - várias projeções com mensagens poéticas e engajadas durante esse momento turbulento em termos sanitários e políticos que a gente vem enfrentando. Além disso, vocês vão ver que o thiago é um prodígio e alem do artevismo ele vem desenvolvendo outro vários projetos maravilhosos durante o isolamento, mas eu vou deixar ele contar tudo pra gente… [TEMA DE CASA] Coletivos de Projeção no Instagram: Tarantinas: @_tarantinas_ Projetemos: @projetemos #mulherespodcasters #opodcastédelas #educação #artivismo #ativismo #projetemos #ForaBozo
    35m 10s
  • #13 Como você lida com ELOGIOS?

    11 JUN 2020 · Oi, gente. Então. Aqui nas professorinhas vocês já entenderam como as coisas funcionam, né? A gente vai gravando os episódios conforme a vida vai acontecendo. E aconteceu que esses dias a gente colocou no ar um formulário pras pessoas preencherem sobre o que elas têm achado do nosso trabalho e o que podemos melhorar. Acontece que, num campo livre que a gente colocou no final do form, muitas pessoas queridas fizeram um bando de elogios. Muito lindos e que nos deixaram muito emocionadas. E ao mesmo tempo, quase em pânico. Bom, daí vem a pergunta: por que a gente não lida bem com os elogios maravilhosos que a gente recebe? Ah, e pra preencher o nosso form e só ir lá no link da bio e assinar a nossa newsletter. Assim você fica sabendo mais dagente e a gente fica sabendo mais de você. As professorinhas estão muito gratas por todo o reconhecimento e toda a ajuda de vocês e sim, queremos receber todos os elogios de braços abertos, e as críticas também. Então, vamos conversar sobre elogios?
    37m 19s
Um podcast que fala sobre Educação, Amizade, Vida e muito mais.
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search