Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Rio das Pedras: nossa água de cada dia

  • BÔNUS - QUAIS ROCHAS FORMAM A BACIA DO RIO DAS PEDRAS?

    19 JUN 2021 · O professor e pesquisador Adalto Gonçalves de Lima, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), explica que tipos de rochas encontramos na Bacia Hidrográfica do Rio das Pedras. O abastecimento de Guarapuava é feito por essa bacia.
    1m 19s
  • #5 Educação ambiental: aprendendo a cuidar da Bacia do Rio das Pedras

    18 JUN 2021 · Conhecer e cuidar do patrimônio Natural. Quando o assunto é cuidar da bacia hidrográfica do Rio das Pedras essa é uma tarefa de todos, não somente dos que vivem ali.
    8m 10s
  • #4 Como conciliar as atividades econômicas e a preservação?

    18 JUN 2021 · No diagnóstico socioambiental da Bacia, realizado por pesquisadores da Unicentro, fica clara a necessidade de inovar na região, optando por atividades como agricultura e pecuária de baixo impacto e turismo.
    9m
  • #3 Alerta: o que ameaça, atualmente, a água que abastece a cidade

    15 JUN 2021 · Desmatamento, queimadas, drenagem de áreas úmidas. Crimes comuns na região. Um detalhado diagnóstico feito por professores pesquisadores da Unicentro constatou que houve um pequeno retrocesso na qualidade da preservação da bacia nos últimos 15 anos. O que exige atenção do poder público
    8m 17s
  • BÔNUS - ELIZEU GRZESZEZYZEN FALA SOBRE O PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

    14 JUN 2021 · Elizeu Grzeszezyzen é técnico em saneamento e um dos responsáveis por tratar a água que chega na torneira dos guarapuavanos.
    2m 36s
  • #2 Passado, presente e futuro: as ações de preservação da Bacia

    14 JUN 2021 · Guarapuava atualmente não enfrenta problema de escassez de água. Não falta e a qualidade é boa. Mas, nem sempre foi assim. Elizeu Grzeszezyzen (grechechen) é técnico em saneamento e um dos responsáveis por tratar a água que chega na torneira dos guarapuavanos. Ele nos contou como era a situação no final dos anos 1990. Bem diferente do que temos atualmente. O próprio Elizeu relembra que ações foram tomadas na época. A Sanepar recorreu a parceiros para que cada um, dentro de sua capacidade técnica, pensasse soluções para corrigir os problemas. Foi então construído um plano de manejo da bacia. O conhecimento norteando ações de preservação garantiram uma virada de página, como lembra Elizeu. E se nada fosse feito? Em 20 anos a população aumentou, a demanda por água naturalmente também. Atualmente são distribuídos 647 mil metros cúbicos para as casas e empresas guarapuavanas. E o cuidado do passado, nos serve atualmente. abre audio A bacia do rio das pedras, de onde vem a água que abastece Guarapuava, é uma área muito grande. São 330 quilômetros quadrados, cerca de 10% do território de Guarapuava. E atualmente, o que é feito para cuidar dessa parte importante da cidade? É o que a reportagem conta.
    7m 48s
  • BÔNUS - O HIDRÓLOGO ARLAN SCORTEGAGNA EXPLICA FENÔMENOS CLIMÁTICOS

    14 JUN 2021 · Mudanças climáticas. Um tema que está na agenda. Mas, como ele pode interferir na quantidade de chuva que temos aqui no Paraná? Quem vai nos ajudar a entender é o hidrólogo do Simepar, Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, Arlan Scortegagna. Ela trabalha com o monitoramento da situação hídrica no Paraná, a partir de dados técnicos, e acompanha e participa do debate científico sobre as mudança climáticas.
    5m 26s
  • #1 Por que existe tanta água na região?

    12 JUN 2021 · O município tem áreas ainda preservadas que reservam grandes estoques naturais de água.  Você pode conhecer como banhado, até considerar a área feia ou inútil, pois nela não se pode 'produzir' nada. Mas, essas áreas úmidas são os reservatórios naturais de água que vão garantir a vazão do rio no período de seca.  As zonas de turfeiras, que o pessoa conhece como banhado, as várzeas, elas são as caixas d'água, está armazenando água, tanto é que você vai pisar e afunda. Essa água é essencial para circulação dos nossos rios, explica o professor e pesquisador da Unicentro, Maurício Camargo Filho.
    8m 45s

Em Guarapuava moram 182 mil pessoas, segundo estimativas mais recentes (IBGE). Essa população é abastecida pelo Rio das Pedras. Não há registro, mesmo durante secas severas, de desabastecimento da população...

show more
Em Guarapuava moram 182 mil pessoas, segundo estimativas mais recentes (IBGE). Essa população é abastecida pelo Rio das Pedras. Não há registro, mesmo durante secas severas, de desabastecimento da população ou rodízio por escassez. Além de abundante, a água é de boa qualidade.
Não significa que tudo está as mil maravilhas. Não vemos nenhum problema no dia a dia . Mas pesquisadores, autoridades, moradores e ativistas ambientais estão atentos a uma parte da cidade fundamental para que você e eu tenhamos água de qualidade.
Estamos falando da Bacia do Rio das Pedras. Um lugar que te convidamos para conhecer em uma série de reportagens. Você vai descobrir como ele é importante para sua vida em Guarapuava.
show less
Contacts
Information
Author Cléber Moletta
Categories News
Website -
Email clebermoletta@gmail.com

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search