Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Rádio UFRJ - Mulheres Intelectuais de Ontem e Hoje

  • Elza Soares

    14 SEP 2022 · No programa Mulheres Intelectuais de Ontem e Hoje dessa semana trazemos uma homenagem à Mulher do Fim do Mundo: Elza Soares. A mulher que zombou da ziquizira, chamou pra zoeira, tirou da zica e da dor, prazer e luz. Pesquisa, produção, locução e edição do Grupo de Extensão Vozes de Mulheres. Edição de Gustavo Martins.
    20m 30s
  • Germaine de Staël

    7 SEP 2022 · Uma intelectual de grande influência na cultura europeia, escritora, promotora de debates públicos com seu salon itinerante, grande inimiga (talvez a nº1) do imperialismo napoleônico. Conheça um pouco mais sobre a trajetória de Germaine de Staël neste episódio. Pesquisa, produção, locução e edição: Grupo GERMINA/UFSC.
    12m 3s
  • Sojourner Truth

    6 JUL 2022 · Ela foi escravizada, teve filhos sequestrados, viu a morte de perto, e mesmo assim jamais deixou de lutar pela liberdade, sua e de todas e todos que sofrem por conta do “patriarcado capitalista da supremacia branca”, como viria a definir bell hooks. Num episódio de extrema coragem, Sojourner Truth, nome que escolheu para pregar a libertação, enfrenta os representantes desse sistema e nos deixa uma mensagem de coragem a ser seguida. Acompanhe essa história com a gente! Pesquisa, produção, locução e edição: Grupo GERMINA/UFSC.
    12m 40s
  • Hildegarda de Bingen

    8 JUN 2022 · Santa e doutora da Igreja; filósofa de profundas reflexões metafísicas e ontológicas, referência para estudos tão variados quanto a botânica e a música; personagem política das mais influentes de seu tempo. Venha conosco conhecer um pouco da incrível história de Hildegarda de Bingen. Pesquisa, produção, locução e edição: Grupo GERMINA/UFSC.
    15m 7s
  • Cecília Meireles

    30 MAY 2022 · No programa Mulheres Intelectuais de Ontem e Hoje dessa semana falaremos sobre a poeta brasileira que dedicou sua vida à frente de uma máquina de escrever, se tornando uma das maiores escritoras de nossa cultura: Cecília Meireles. A primeira voz feminina de grande expressão na literatura brasileira! Pesquisa, produção, locução e edição: Aline Rosa, Amanda Soares, Bianka Carrilho, Júlia Sofia, Keice Farias, Raissa Inocencio, Susana da Castro e Victória França. Pesquisa, produção, locução e edição: Grupo GERMINA/UFSC. Edição: Maria Alice
    9m 22s
  • Safo de Lesbos

    2 MAY 2022 · Elencada entre os grandes nomes da poesia antiga da Grécia, os versos de Safo ainda ecoam pelo mundo. Sua figura quase mitológica ainda é estudada por pesquisadoras e pesquisadores de diversas áreas: da literatura à história, da música aos estudos feministas e, por que não, da filosofia. Seu encanto, beleza e mistério são fonte inesgotável de inspiração. Venha conosco beber dessa fonte! Pesquisa, produção, locução e edição: Grupo GERMINA/UFSC.
    11m 4s
  • Margarethe von Trotta

    6 APR 2022 · Cineasta que começou sua carreira no Cinema Novo alemão, Margarethe von Trotta é nossa personagem deste programa. Além de ter sido uma das precursoras na direção de cinema, von Trotta trouxe para a tela a vida de três filósofas de sua terra, Hildegarda de Bingen, Rosa Luxemburgo e Hannah Arendt, contribuindo para a divulgação das suas obras e desmistificando a ideia de que a filosofia é um campo exclusivo para os homens. Pesquisa, produção, locução e edição: Grupo GERMINA/UFSC.
    12m 52s
  • Judy Chicago

    23 MAR 2022 · Esta semana apresentamos a artista feminista Judy Chicago. Ela revolucionou a arte contemporânea ao apresentar uma dura crítica social, questionando os papéis de gênero na sociedade ocidental. Na sua majestosa obra The Dinner Party, ela nos apresenta a grandes mulheres que marcaram todas as épocas da história. Pesquisa, produção, locução e edição: Grupo GERMINA/UFSC.
    9m 54s
  • Luísa Marilac

    9 MAR 2022 · No programa Mulheres Intelectuais de Ontem e Hoje dessa semana falaremos de Luísa Marilac, a mulher que expõe sua vida como mulher travesti no Brasil e no exterior, assim como a vida na prostituição e o tráfico de pessoas para a prostituição na Europa. Em resumo, expõe de forma única as feridas e delícias de ser quem é. Pesquisa, produção, locução e edição: Aline Rosa, Amanda Soares, Bianka Carrilho, Júlia Sofia, Keice Farias, Raissa Inocencio, Susana da Castro e Victória França.
    8m 51s
  • Christine de Pizan

    16 FEB 2022 · Esta filósofa ítalo-francesa do fim da Idade Média ocupou um lugar central na disputa que ficou conhecida como “Querela das Damas”, uma acalorada discussão sobre qual o papel da mulher na sociedade e suas capacidades intelectuais. Provavelmente uma das primeiras mulheres da corte francesa a viver de sua própria escrita, Pizan foi incansável defensora de suas companheiras, o que podemos observar na obra utópica “Cidade das Damas”, onde constrói uma cidade pronta para receber e acolher todas as mulheres virtuosas. Pesquisa, produção, locução e edição: Grupo GERMINA/UFSC.
    9m 46s

Mulheres Intelectuais de Ontem e Hoje é um programa que aposta na construção de uma cultura e uma tradição que valoriza o trabalho intelectual de mulheres. Para isso, o programa...

show more
Mulheres Intelectuais de Ontem e Hoje é um programa que aposta na construção de uma cultura e uma tradição que valoriza o trabalho intelectual de mulheres. Para isso, o programa apresenta semanalmente breves biografias e o pensamento de mulheres de diversas áreas, locais geográficos e tempos históricos distintos. O programa é desenvolvido em conjunto pelo Grupo de Pesquisa Decolonial Carolina Maria de Jesus, da UFRJ, e pelo Grupo de Estudos em Reflexão Moral Interdisciplinar e Narratividade (Germina), da UFSC.
show less
Contacts
Information
Author Rádio UFRJ
Categories Philosophy
Website -
Email radio@forum.ufrj.br

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search