Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Quarentena Cult

  • Quarentena Cult #127: Teologia da Libertação, o movimento revolucionário que tenta destruir a fé católica

    4 NOV 2022 · “A Teologia da Libertação é um meio de usar a igreja para fazer a revolução”, diz um dos entrevistados no documentário ‘Eles Estão no Meio de Nós”, disponível gratuitamente no canal de Bernardo Kuster no YouTube. Com quase três horas de duração, o documentário conta como a Igreja Católica foi objeto de ação de militantes esquerdistas que utilizaram a força, o poder e o prestígio da instituição para substituir a religião pela política, em especial a de viés marxista. Com vários depoimentos — inclusive de bispos — e farta bibliografia, o filme expõe até a interferência de espiões da União Soviética entre os sacerdotes. E é sobre isto que vamos falar neste episódio do Quarentena Cult.
    1h 36m 51s
  • Quarentena Cult #126: Filme sobre Marilyn Monroe desafia a elite de Hollywood e mostra como o aborto é assassinato

    28 OCT 2022 · ‘Blonde’, nova obra original da Netflix, faz um retrato nada favorável da vida de Marilyn Monroe em Hollywood. Baseado no romance homônimo da escritora Joyce Carol Oates, o filme mostra Norma Jean Baker, nome de batismo da atriz, desde sua difícil infância marcada pelo abandono até a morte causada por overdose de barbitúricos, com abusos e abortos pelo caminho. É sobre essa história sem final feliz que trata o episódio desta semana do Quarentena Cult.
    1h 13m 20s
  • Quarentena Cult #125: "Nossa Bandeira Jamais Será Vermelha": jornalistas de extrema-esquerda defendem censura

    21 OCT 2022 · O documentário ‘Nossa Bandeira Jamais Será Vermelha’ defende a tese que os movimentos iniciados em junho de 2013 foram manipulados de maneira fraudulenta pelos grandes veículos de imprensa do Brasil. A manipulação teria sido responsável pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores, e por dar início à onda conservadora que culminou com a eleição de Jair Bolsonaro. Ainda de acordo com os entrevistados, a única imprensa livre no Brasil é formada por veículos independentes como o site Jornalistas Livres e Mídia Ninja. O documentário, disponível na Amazon Prime, é o tema do episódio desta semana do Quarentena Cult.
    1h 11m 9s
  • Quarentena Cult #124: O que o ataque ao capitólio nos EUA pode ensinar ao Brasil

    14 OCT 2022 · No dia 6 de janeiro de 2021, uma multidão enfurecida invadiu o Capitólio, casa do poder legislativo dos EUA, em Washington, revoltada com o resultado das eleições presidenciais, que deram a vitória ao democrata Joe Biden sobre o republicano Donald Trump. O episódio ocorrido no coração da mais poderosa democracia do planeta deixou quatro mortos e um processo que se arrasta até hoje. O documentário ‘Four Hours at Capitol’, disponível na HBO Max, entrevista vários personagens que estiveram lá e tenta explicar o que aconteceu no fatídico dia.
    1h 12m 10s
  • Quarentena Cult #123: O cinismo de "Casa do Dragão" está vencendo "Anéis de Poder"

    14 OCT 2022 · Este segundo semestre de 2022 é um tempo de fantasia, e não só por causa das promessas dos candidatos: nós temos duas grandes séries para assistir nos serviços de streaming: 'O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder', no Amazon Prime Video, e 'A Casa do Dragão', no HBO Max. No site agregador de resenhas Rotten Tomatoes, os críticos pouco diferem quanto à qualidade das duas séries, mas o público deu 39% de aprovação para 'Anéis de Poder' e 84% para a 'Casa do Dragão'. O mesmo acontece no site Metacritic: o público dá nota 2.4 em 10 para 'Anéis de Poder' e 4.7 para 'Casa do Dragão'. No IMDB (que pertence à Amazon) as notas são 6,9 e 8,7, respectivamente. Por que esse resultado? Uma lacra mais que a outra? Uma é mais cínica que a outra? George R. R. Martin é melhor que Tolkien? É o que discutimos neste episódio do Quarentena Cult.
    1h 18m 57s
  • Quarentena Cult #122: Sexo, drogas e rock’n’roll: a combinação que levou Elvis Presley ao abismo

    14 OCT 2022 · Elvis Presley é um fenômeno cultural como poucos. Em seus breves 42 anos de vida, fundiu a música negra com o country, levou o recém-criado rock’n’roll para as massas e se tornou amado pelos americanos, que o proclamaram rei. Mesmo sem ter feito shows fora dos Estados Unidos, seu nome se tornou parte do imaginário mundial, alguém tão conhecido como o papa ou a rainha da Inglaterra. O filme ‘Elvis’, que ainda está nos cinemas e também disponível na HBO Max, conta a vida do Rei do Rock, da infância até sua morte, como um grande flashback do Coronel Tom Parker, um empresário vigarista que descobriu e apostou suas fichas no cantor quando ele ainda estava em início de carreira. Para comentar o filme, chamamos Adriano Ferrari, músico e admirador do cantor.
    54m 41s
  • Quarentena Cult #118: “13 Vidas” mostra o que a humanidade tem de melhor

    17 SEP 2022 · Já fazia mais de uma semana que a Copa do Mundo da Rússia havia começado quando um time de futebol desconhecido atraiu a atenção do planeta. Os garotos do “Wild Boars” (Javali Selvagens), um time amador da Tailândia, entraram em uma extensa caverna e — por causa de uma chuva torrencial que inundou as saídas — ficaram presos lá dentro. A reação foi imediata e, além dos esforços promovidos pelas próprias autoridades tailandesas, governos e voluntários do mundo todo ofereceram ajuda para resgatar os garotos. Foi um daqueles momentos em que a humanidade mostrou o que tem de melhor. Tudo isso está retratado no filme ‘13 Vidas’, dirigido pelo vencedor do Oscar Ron Howard, e disponível na Amazon Prime Video.
    1h 14m 51s
  • Quarentena Cult #121: Paz e Amor? Por que Woodstock 99 foi um festival de caos, violência e destruição

    17 SEP 2022 · A promessa era de paz, amor e música. Mas o que o mundo viu no Woodstock 99, realizado 30 anos depois do primeiro, foi caos, violência e destruição. Embalado por slogans bonitinhos criados por ONGs e departamentos de marketing de grandes corporações, o festival de música foi uma espécie de ensaio do que veríamos se tornar comum nos anos a seguir. “Desastre Total: Woodstock 99”, disponível na Netflix, mostra o que deu errado no que deveria ser uma reedição do ideário hippie dos anos 1960, mas esquece algo importante nessa história. Por isso trouxemos o colunista da Gazeta do Povo Flavio Gordon para comentar o que o documentário esqueceu de contar.
    41m 16s
  • Quarentena Cult #120: Lacração? "O Senhor dos Anéis — Anéis de Poder" surpreende e respeita a obra de Tolkien

    10 SEP 2022 · Nem bem o primeiro trailer foi ao ar para a série ‘O Senhor dos Anéis — Anéis de Poder’, da Amazon Prime Video, se tornar objeto de intenso debate. As cenas divulgadas inicialmente desagradaram parte dos fãs mais fervorosos da obra de Tolkien e preocupou aqueles que estão cansados de discursos políticos e a famosa lacração inseridos em obras clássicas. Nem com a estreia, no dia 1º de setembro, as controvérsias diminuíram, o que preocupa a Amazon, que investiu pesado na série, cerca de US$ 60 milhões por episódio. Bem, isso é problema para o Jeff Bezos. Neste episódio do Quarentena Cult vamos analisar os dois primeiros episódios na companhia de Rafael Soares, tolkienista (estudioso das obras de Tolkien) e criador do canal O Bolseiro, onde explica de forma dinâmica e objetiva a obra de Tolkien, e tentar desvendar se ‘Os Anéis de Poder’ respeita os livros ou foi contaminada pelo espírito do nosso tempo, no pior sentido da expressão.
    1h 17m 57s
  • Quarentena Cult #119: Os valores de “Sandman”, série de sucesso da Netflix

    3 SEP 2022 · Depois de uma longa espera, a multipremiada série de histórias em quadrinhos que narra a saga de Morpheus, o Rei dos Sonhos, chegou às telas da Netflix. De autoria do roteirista e escritor britânico Neil Gaiman, "Sandman" foi uma das sagas mais vistas pelos brasileiros desde seu lançamento, de acordo com a própria plataforma de streaming, e rendeu muito assunto nas redes. Desde o começo, as adaptações ao ideário progressista eram evidentes: personagens com etnias e orientações sexuais diferentes dos originais, membros do elenco com pronomes diferentes entre outras peculiaridades. Houve quem dissesse até que "Sandman" serviria só para irritar o espectador conservador. Mas será que isso é verdade? Se a boa arte não pode ser reduzida a uma categoria ideológica, vale a pena analisar a série apenas sob a ótica política ou é possível extrair reflexões mais interessantes? Este episódio do Quarentena Cult conta com a participação do Vitor Marques, ilustrador, chargista e estudante de storytelling, e Ian Hott, que é produtor do projeto cultural Efeito Prisma.
    1h 5m 23s
O Quarentena Cult é o podcast de cinema e cultura da Gazeta do Povo.
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search