Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Prosa de Trabalho - Ministério Público do Trabalho

  • Sala de amamentação é direito da trabalhadora lactante

    25 APR 2024 · A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os 6 meses de idade. O aleitamento materno é a forma de proteção mais econômica e eficaz contra a mortalidade infantil, protegendo as crianças de diarreias, infecções respiratórias, alergias, entre outras doenças. Mas como as mães trabalhadoras podem garantir esse alimento se a licença maternidade, para a maioria, é de apenas 120 dias?  A resposta para essa pergunta, nós trazemos no decorrer deste Prosa, pois o Ministério Público do Trabalho (MPT) está engajado nessa causa, inclusive trouxe o tema na última edição da sua revista em quadrinhos. 
    15m 41s
  • O que é “pejotização” e como o trabalhador é afetado?

    18 APR 2024 · A contratação de trabalhadores como pessoa jurídica, o PJ ou MEI, vêm crescendo nos últimos anos no Brasil. Esse fenômeno, chamado de “pejotização”, também é uma fraude trabalhista que precariza as relações de trabalho. Como isso acontece e quais os riscos dessa prática é o que você vai entender nesta edição.
    14m 4s
  • Saúde mental dos jornalistas preocupa e será alvo de pesquisa

    11 APR 2024 · Saúde mental relacionada ao trabalho, como está a sua? A de milhares de brasileiros não anda nada bem. Dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho do MPT e OIT apontam que em 2021, os transtornos mentais foram a terceira maior motivação para afastamento do trabalho no Brasil. Mais de 13 mil brasileiros tiveram como motivos para a concessão de benefícios previdenciários acidentários causas mentais e comportamentais, bem como nervosas. Se relacionados com os transtornos osteomusculares, os mentais podem ser considerados a segunda maior causa de afastamento no País. Essa realidade cruel está presente em todos os setores, mas hoje, vamos falar especificamente do segmento do jornalismo. Segundo pesquisa realizada durante a pandemia pela Federação Nacional dos Jornalistas - Fenaj, 61% dos profissionais sofriam de algum tipo de ansiedade e estresse. Mas como estão os jornalistas atualmente em relação ao tema? O que fazer para ajudá-los? Quais os cenários que eles enfrentam? Responder a essas e outras perguntas é o que pretende uma pesquisa que será realizada nos próximos meses. E é sobre esse levantamento e todo o cenário que vem adoecendo os jornalistas que vamos falar hoje.
    13m 5s
  • Campanha alerta para prevenção de doenças do trabalho

    4 APR 2024 · "Adoecimento também é acidente do trabalho. Conhecer para prevenir". Esse é o slogan da campanha Abril Verde 2024 do Ministério Público do Trabalho. Essa iniciativa busca esclarecer e conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção de doenças relacionadas ao trabalho e da notificação dos casos junto às entidades competentes.  Neste Prosa, você vai conhecer essa campanha do MPT e entender por que ações assim são tão significativas para enfrentar o problema do adoecimento relacionado ao trabalho, que prejudica os trabalhadores, as famílias e a sociedade em geral.
    16m 5s
  • Limitar acesso de funcionários ao banheiro é proibido

    28 MAR 2024 · O Ministério do Trabalho e Emprego recebe, em média, duas denúncias por dia sobre dificuldades para uso do banheiro no trabalho por funcionários. Há situações de banheiros insalubres, inadequados, distantes dos postos de trabalho e até sem portas ou simplesmente inexistentes. Além disso, há empresas que restringem o acesso dos empregados ao sanitário limitando pausas e até cronometrando o tempo que o funcionário tem para fazer suas necessidades fisiológicas. Mas, afinal, o empregador pode limitar o uso do banheiro pelos funcionários? O que diz a legislação? O que o trabalhador pode fazer? As respostas estão nesta edição.
    12m 19s
  • Discriminação racial persiste no mercado de trabalho brasileiro

    21 MAR 2024 · Apesar de 55,9% da população brasileira se autodeclarar parda ou preta, apenas 32,2% dos trabalhadores negros estão no mercado formal. Além disso, somente 12,4% das mulheres negras possuem carteira assinada. São dados que refletem a discriminação e preconceito raciais existentes no Brasil, assunto desta edição.
    13m 9s
  • Trabalho e cuidado: como construir igualdade para a mulher?

    14 MAR 2024 · A IV Conferência de Gênero, Raça e Diversidade, com o tema “Construindo Igualdade: Trabalho, Gênero e Cuidado” é o destaque desta edição do Prosa de Trabalho. O evento, realizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), abordou a construção da igualdade de gênero com foco no trabalho de cuidado e sua invisibilização, entre outros pontos.
    10m 43s
  • Trabalho invisível: elas são discriminadas pelas várias funções

    7 MAR 2024 · Elas são as principais responsáveis pelo cuidado da casa, dos filhos e dos familiares mais velhos. São também médicas, enfermeiras, garis, caixas de supermercado, aeromoças, deputadas, cantoras e muito mais. Elas são capazes de desempenhar com excelência uma jornada de trabalho, uma dupla e até mesmo uma tripla jornada. São fortes, guerreiras e podem ocupar qualquer cargo que desejarem. No entanto, infelizmente, as mulheres ainda não recebem o reconhecimento e a valorização que deveriam ter. Quando falamos sobre a questão de gênero no mundo do trabalho, diversas pesquisas apontam a desigualdade entre homens e mulheres. As mulheres têm, por exemplo, uma jornada bem mais extensa, pois também precisam cuidar dos afazeres domésticos. Por esse mesmo motivo, enfrentam mais dificuldades para ingressar no mercado de trabalho e, quando conseguem, se deparam com barreiras que as impedem de avançar nos cargos. Além disso, elas também recebem salários inferiores aos dos homens. É um cenário que precisa ser mudado. Por isso, nesta semana em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, convidamos você a refletir sobre o que podemos fazer para transformar essa realidade.
    15m 53s
  • Migrantes e refugiados são vulneráveis ao trabalho escravo

    29 FEB 2024 · A fuga de crises humanitárias, a busca por melhores condições de emprego, entre outros motivos, levam milhares de migrantes, imigrantes e refugiados a buscar uma vida melhor no Brasil. Entre 2017 e 2023, por exemplo, o Brasil recebeu quase 1 milhão venezuelanos. No mesmo período, 450 mil deixaram o Brasil, seja para voltar ao país de origem ou para migrar para nações vizinhas. Os dados são do governo federal. Ao chegar ao Brasil, muitos deles se deparam com diversos desafios: língua, encontrar moradia e trabalho. A dificuldade de encontrar emprego faz dos estrangeiros vítimas de irregularidades trabalhistas e de crimes como trabalho escravo. Mas como enfrentar esse desafio? O que pode ser feito? Qual o papel do poder público? Esse é o assunto desta edição.
    14m 24s
  • Semana do esportista: conheça os direitos dos profissionais

    22 FEB 2024 · Nesta semana tivemos o Dia do Esportista, comemorado em 19 de fevereiro, última segunda-feira. A data tem o objetivo de incentivar, conscientizar e homenagear a prática do esporte, como meio para o desenvolvimento de uma vida saudável e também digna, já que o esporte é responsável por levar uma vida melhor para milhares de jovens e adolescentes. Pelo Dia do Esportista, o Prosa desta semana traz para você os direitos trabalhistas dos profissionais do setor.
    11m 8s

O Prosa de Trabalho é o podcast do Ministério Público do Trabalho – o MPT – que é encarregado, no âmbito das relações de trabalho, da defesa da ordem jurídica,...

show more
O Prosa de Trabalho é o podcast do Ministério Público do Trabalho – o MPT – que é encarregado, no âmbito das relações de trabalho, da defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
show less
Contacts
Information
Author RW Cast
Categories News
Website -
Email podcasts@agenciaradioweb.com.br

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search