Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Prato de Ciência

  • #52 - Arroz com Feijão 11 - Insetos comestíveis

    29 APR 2024 · Hoje a mistura do nosso arroz com feijão ta um pouco diferente…que tal um espetinho de inseto?  Achou estranho? É seguro? Saudável? Sustentável? Acredite ou não, o consumo desses animais é mais antigo, nutritivo e comum até os dias de hoje do que parece a primeira vista. Neste episódio o professor Antonio Bisconsin Junior vai nos ajudar a entender melhor esse mundo dos insetos comestíveis. Vem ouvir o décimo primeiro episódio do nosso quadro Arroz com Feijão! Antonio Bisconsin Junior é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Doutor em Ciência de Alimentos pela FEA, UNICAMP, com período sanduíche no Leibniz-Institut für Agrartechnik und Bioökonomie e.V. (ATB) (Alemanha). Mestre em Alimentos e Nutrição pela FCFAR, UNESP, com período de estágio na Embrapa Agroindústria de Alimentos. Graduado em Ciências dos Alimentos pela ESALQ, USP, com período de estudos em Nutritional Sciences pelo Institut Polytechnique LaSalle-Beauvais (França) e estágio em Microbiologia Aplicada na Université de Bourgogne (França). Atua na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Insetos Comestíveis, Matérias-Primas Amazônicas, Análise Físico Química, Análise Sensorial, Estudo de Consumidor, Microbiologia de Alimentos e Otimização de Processos. *************************** Créditos: Texto e voz: Antonio Bisconsin Junior Mixagem: Gustavo Torres Música da vinheta: Tavinho Andrade Imagem: Pedro Bastos *************************** Contato: Para mensagens, opiniões e sugestões entre em contato através do e-mail: pdccast@unicamp.br. Nos siga nas redes sociais (Instagram e Facebook): @pratodeciencia. A transcrição do episódio estará disponível em nosso site: https://www.fea.unicamp.br/?q=node/355 *As publicações e manifestações de docentes, pesquisadores, servidores técnico-administrativos e demais membros da comunidade universitária da Unicamp em meios impressos, páginas da web ou perfis pessoais de redes sociais, ainda que relacionadas a assuntos acadêmicos, são de exclusiva responsabilidade de seus autores, e não representam a opinião da Universidade Estadual de Campinas nem a comprometem.
    26m 30s
  • #51 - Petiscos 23 - O que fazer com a casca de abacaxi? Parte 2

    15 APR 2024 · O que você faz com a casca do abacaxi? No último episódio do quadro Petiscos, mostramos um trabalho de iniciação científica que utilizou cascas do abacaxi para a produção de um vinagre com alto valor agregado para a agricultura familiar a partir de um método simples de fermentação e equipamentos caseiros. Neste episódio, a @bia_ternero, aluna de graduação da FEA-Unicamp, conta em três minutos como conseguiu desenvolver uma bebida extremamente nutritiva utilizando apenas cascas de abacaxi, água e uma garrafa PET, além de um conhecimento milenar indígena brasileiro. Ficou curioso?  Vem ouvir o  23º Petisco!  Beatriz Ternero é aluna de graduação da FEA-Unicamp. Sua iniciação científica entitulada "Bebida fermentada de abacaxi (tipo Aluá) para agregar valor aos produtos da agroindústria familiar” foi orientada pela Profa. Maria Teresa Clerici e pelo doutorando Gustavo Torres da FEA-UNICAMP. *************************** Créditos Texto e Voz: mailto:b213642@dac.unicamp.br Revisão: Gustavo Torres Mixagem: Gustavo Torres Música da vinheta: Tavinho Andrade Capa: João Botas *************************** Contato: Para mensagens, opiniões e sugestões entre em contato através do e-mail: pdccast@unicamp.br Nos siga nas redes sociais (Instagram e Facebook): @pratodeciencia A transcrição do episódio estará disponível em nosso site: https://www.fea.unicamp.br/?q=node/355 *As publicações e manifestações de docentes, pesquisadores, servidores técnico-administrativos e demais membros da comunidade universitária da Unicamp em meios impressos, páginas da web ou perfis pessoais de redes sociais, ainda que relacionadas a assuntos acadêmicos, são de exclusiva responsabilidade de seus autores, e não representam a opinião da Universidade Estadual de Campinas nem a comprometem.
    3m 6s
  • #50 - Petiscos 22 - O que fazer com a casca de abacaxi? Parte 1

    1 APR 2024 · O que você faz com a casca do abacaxi? Neste e no próximo episódio do quadro Petiscos, vamos mostrar duas pesquisas de iniciação científica que tiveram o desafio de aproveitar as cascas do abacaxi para criar um produto de alto valor agregado para a agricultura familiar a partir de métodos simples de fermentação. Neste episódio, Raul Fernando, mestrando do Programa de Tecnologia de Alimentos da FEA-Unicamp, conta em três minutos como conseguiu desenvolver um vinagre utilizando a casca de abacaxi durante sua IC com equipamentos que talvez você tenha em casa. Ficou curioso?  Vem ouvir o  22º Petisco!  Raul Fernando Pereira é mestrando do programa deTecnologia de Alimentos da FEA-Unicamp com orientação da Profa. Maristela da Silva do Nascimento. Sua iniciação científica entitulada "Produção de vinagre de abacaxi utilizando coprodutos como pare do processo visando o desenvolvimento da agricultura familiar.” foi orientada pela Profa. Maria Teresa Clerici e pelo doutorando Gustavo Torres da FEA-UNICAMP. *************************** Créditos Texto e Voz: mailto:r243705@dac.unicamp.br Revisão: Gustavo Torres Mixagem: Gustavo Torres Música da vinheta: Tavinho Andrade Capa: João Botas *************************** Contato: Para mensagens, opiniões e sugestões entre em contato através do e-mail: pdccast@unicamp.br Nos siga nas redes sociais (Instagram e Facebook): @pratodeciencia A transcrição do episódio estará disponível em nosso site: https://www.fea.unicamp.br/?q=node/355 *As publicações e manifestações de docentes, pesquisadores, servidores técnico-administrativos e demais membros da comunidade universitária da Unicamp em meios impressos, páginas da web ou perfis pessoais de redes sociais, ainda que relacionadas a assuntos acadêmicos, são de exclusiva responsabilidade de seus autores, e não representam a opinião da Universidade Estadual de Campinas nem a comprometem.
    3m 17s
  • [REPRISE] Arroz com feijão 6 - Nova rotulagem de alimentos

    16 MAR 2024 · Nesta reprise vamos relembrar um episódio que ainda está na boca do povo: a nova rotulagem de alimentos. Você já deve ter se deparado com algumas delas no mercado ultimamente. Elas foram aprovadas pela ANVISA em 2020 e trazem como novidade a adoção da rotulagem nutricional frontal, com alerta para substâncias que estão em alta quantidade no alimento. Quem falou mais sobre isso pra gente foi a professora doutora Veridiana de Rosso. A reprise do  sexto Arroz com Feijão está no ar! Veridiana Vera de Rosso é professora associada e livre-docente em Ciência de Alimentos da Universidade Federal de São Paulo, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde e coordenadora da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Baixada Santista da UNIFESP. Graduada em Engenharia de Alimentos pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande, doutora em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas, onde também realizou estágio de pós-doutorado. Acompanhe as ações de monitoramento da rotulagem nutricional realizadas pelo Observatório de Rotulagem de Alimentos no Instagram: @ora.observatorio.unifesp.Também recomendamos o episódio #136 do @oxigeniopodcast, “De olho no rótulo”, se você quiser mais informações sobre a nova rotulagem. E para os mais curiosos, segue a referência da publicação citada pela professora Veridiana: Russell, C.; Baker, P.; Grimes, C.; Lindberg, R.; Lawrence, M.A. (2022) Global trends in added sugars and non-nutritive sweetener use in the packaged food supply: drivers and implications for public health. Public Health Nutrition, 1-13.  *************************** Créditos: Texto e voz: Veridiana de Rosso Edição e revisão: Ana Augusta Xavier Mixagem: Iuri Baptista e Bárbara Paro Música da vinheta: Tavinho Andrade Imagem: Pedro Bastos  *************************** Contato: Para mensagens, opiniões e sugestões entre em contato através do e-mail: pdccast@unicamp.br. Nos siga nas redes sociais (Instagram e Facebook): @pratodeciencia. A transcrição do episódio estará disponível em nosso site: https://www.fea.unicamp.br/?q=node/355 "As publicações e manifestações de docentes, pesquisadores, servidores técnico-administrativos e demais membros da comunidade universitária da UNICAMP em meios impressos, páginas da web ou perfis pessoais de redes sociais, ainda que relacionadas a assuntos acadêmicos, são de exclusiva responsabilidade de seus autores, e não representam a opinião da Universidade Estadual de Campinas nem a comprometem."
    24m 12s
  • [REPRISE] Temporada 1 - Episódio 1 - Fome

    2 MAR 2024 · FOME: Nosso primeiro episódio tratou sobre a fome. Um tema proibido por muito tempo no Brasil. Em dezembro de 2020, antes do lançamento do episódio, 19 milhões de pessoas passavam fome no nosso país. Em junho de 2022 esse número saltou para 33 milhões, além de quase 60% da população com algum tipo de insegurança alimentar. Com os efeitos da pandemia, das guerras espalhadas pelo mundo e das desigualdades sociais o tema da fome continua relevante em 2024, infelizmente. Mas, o que é a fome? Quais seus tipos, que fatores estruturais a agravam e como combatê-la? Para nos ajudar a responder essas perguntas, contamos com as análises dos professores do Instituto de Economia da Unicamp Walter Belik e José Graziano da Silva, além da contribuição das obras do cientista brasileiro Josué de Castro. *************************** Créditos: O Prato de Ciência é um projeto da Secretaria de Extensão e Pesquisa da FEA, financiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp através do 2º Edital de Apoio a Projetos de Extensão PROEC-PEx - 2020. Coordenação: Prof. Dr. Anderson de Souza Sant’Ana Apoio administrativo: Laís Barros Glaser Produção e apresentação do episódio: Maria Paula Gonçalves e Gustavo Torres Revisão do roteiro: Ana Augusta Xavier Locução dos trechos, edição e mixagem: Iuri Baptista Logo do Prato de Ciência: João Botas Imagem do episódio: Pedro Bastos Vinheta (música tema): Nicolau Moraes Trilha sonora: Tavinho Andrade Músicas utilizadas no episódio: Lurking Shadows da Myuu, Despair and Triumph do Kevin MacLeod e Requiem da Esther Abrami.Áudios incidentes: da TV Cultura, Band News, Record News, SBT, Jovem Pan, TV Brasil, EuroNews, Revista Semana e da Campanha Vacina contra fome. Agradecimentos ao professor Walter Belik pela entrevista, ao Instituto de Economia da UNICAMP por nos permitir usar os áudios da aula magna do professor Graziano. *************************** Contato Para mensagens, opiniões e sugestões entre em contato através do e-mail: pdccast@unicamp.br. Nos siga nas redes sociais (Instagram e Facebook): @pratodeciencia. A transcrição do episódio estará disponível em nosso site: https://www.fea.unicamp.br/?q=node/355. “As publicações e manifestações de docentes, pesquisadores, servidores técnico-administrativos e demais membros da comunidade universitária da UNICAMP em meios impressos, páginas da web ou perfis pessoais de redes sociais, ainda que relacionadas a assuntos acadêmicos, são de exclusiva responsabilidade de seus autores, e não representam a opinião da Universidade Estadual de Campinas nem a comprometem.”
    32m 21s
  • [REPRISE] Direto do Forno 6 - Desnutrição Yanomami

    17 FEB 2024 · Em janeiro de 2024, um ano após o presidente Lula decretar situação de emergência em saúde pública na terra Indígena Yanomami, a situação por lá não mudou muito. Infelizmente, este assunto retornou ao noticiário, com novas fotos de crianças desnutridas, a volta do garimpo ilegal, rios poluídos e alta nos casos de malária e viroses. Por isso, o Prato de Ciência reprisa este episódio do Direto do Forno, onde conversamos com a Lidia de Nazaré Pantoja, Doutora em Ciências da Saúde, na área de Epidemiologia em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP/Fiocruz, para entender sobre a alimentação do povo Yanomami e como se chegou a esta situação de desnutrição e problemas de saúde pública. *************************** Créditos: Voz: Gustavo Torres Texto: Bárbara Paro e Gustavo Torres Revisão do roteiro: Ana Augusta Xavier Edição e mixagem: Bárbaro Paro Música da vinheta: Tavinho Andrade Imagem: Pedro Bastos O Prato de Ciência é um projeto da Secretaria de Pesquisa da FEA que contou com apoio da Fapesp, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, do Serviço de Apoio ao Estudante da Unicamp e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp. Coordenadora de Pesquisa: Rosiane Lopes da Cunha Apoio administrativo: Laís Barros Glaser Logo do Prato de Ciência: João Botas *************************** Contato: Para mensagens, opiniões e sugestões entre em contato através do e-mail: pdccast@unicamp.br. Nos siga nas redes sociais (Instagram e Facebook): @pratodeciencia. A transcrição do episódio estará disponível em nosso site: https://www.fea.unicamp.br/?q=node/355
    26m 24s
  • #49 - Petiscos 21 - Aquafaba: para além de merengue vegano, um ingrediente proteico?

    3 FEB 2024 · Você sabia que existe um co-produto vindo do grão de bico e de seu processamento que tem propriedades tecno-funcionais de interesse para desenvolvimento de novos produtos, especialmente para o mercado vegano? Estamos falando da aquafaba, a água de cozimento do grão de bico, que é capaz de produzir espumas estáveis e tem sido usada em muitos produtos em substituição às proteínas do ovo. Esse é o foco do estudo do Leandro Bernardes, mestrando do Programa de Ciência de Alimentos da FEA-Unicamp, e que ele conta pra gente no 21º Petisco. Leandro Bernardes é mestrando do programa de Ciência de Alimentos da FEA-Unicamp com o projeto “Aquafaba de Grão de Bico: decorticando o comportamento molecular para conceber processos direcionados de extração proteica”, orientado pelo professor Guilherme Tavares, da FEA-UNICAMP. *************************** Créditos Texto e Voz: Leandro Bernardes Revisão: Ana Augusta Xavier Mixagem: Gustavo Torres Música da vinheta: Tavinho Andrade Capa: João Botas *************************** Contato: Para mensagens, opiniões e sugestões entre em contato através do e-mail: pdccast@unicamp.br Nos siga nas redes sociais (Instagram e Facebook): @pratodeciencia A transcrição do episódio estará disponível em nosso site: https://www.fea.unicamp.br/?q=node/355 *As publicações e manifestações de docentes, pesquisadores, servidores técnico-administrativos e demais membros da comunidade universitária da Unicamp em meios impressos, páginas da web ou perfis pessoais de redes sociais, ainda que relacionadas a assuntos acadêmicos, são de exclusiva responsabilidade de seus autores, e não representam a opinião da Universidade Estadual de Campinas nem a comprometem.
    3m 35s
  • #48 - Arroz com Feijão 10 - Produção de Óleos, Gorduras e Biodiesel

    20 JAN 2024 · No décimo Arroz com Feijão, os professores Guilherme Máximo e Klicia Sampaio trazem um panorama sobre a produção de óleos e gorduras vegetais e biodiesel, desde seus processos de obtenção e garantia da qualidade até sua utilização na fabricação de biocombustíveis, e também explicam sobre o extenso potencial da sociobiodiversidade brasileira na produção destes óleos vegetais. Guilherme Máximo e Klicia Sampaio são professores do Departamento de Engenharia e Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Referências: ARACAVA, K.K. et al. Valorization of the baru (Dipteryx alata Vog.) processing chain: Technological properties of defatted nut flour and oil solubility in ethanol and isopropanol. Food Chemistry, v. 383, p. 132587, 2022. BASSO, R. C.; MEIRELLES, A.J.A.; BATISTA, E. A. C. Experimental data, thermodynamic modeling and sensitivity analyses for the purification steps of ethyl biodiesel from fodder radish oil production. Brazilian Journal of Chemical Engineering, v. 34, p. 341-353, 2017. BRASIL. Lei nº 13.576, de 26 de dezembro de 2017. Dispõe sobre a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília. Disponível emhttps://legis.senado.leg.br/norma/26330795/publicacao/26330918 Acesso em 20 Abr 2023 BRASIL. RDC Nº 485, de 15 de março de 2021, dispõe sobre requisitos sanitários para óleos e gorduras vegetais. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 2021. FERREIRA, M.C. et al. Soybean oil extraction with ethanol from multiple-batch assays to reproduce a continuous, countercurrent, and multistage equipment. Chemical Engineering and Processing-Process Intensification, v. 170, p. 108659, 2022. IBGE Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura 2020. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística : Rio de Janeiro v. 35, p. 1-8, 2021. NOBRE, I.; NOBRE, C.A. The Amazonia third way initiative: the role of technology to unveil the potential of a novel tropical biodiversity-based economy. Land Use-Assessing the Past, Envisioning the Future, p. 1-32, 2019. PEREIRA, E. et al. Physical properties of Amazonian fats and oils and their blends. Food Chemistry, v. 278, p. 208-215, 2019. PESCE, C. Oleaginosas da Amazônia. 2. ed. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 334 p., 2009. SAMPAIO NETO, O.Z.; BATISTA, E.A.C.; MEIRELLES, A.J.A. The employment of ethanol as solvent to extract Brazil nut oil. Journal of Cleaner Production, v. 180, p. 866-875, 2018. SAMPAIO, K.A. et al. Steam deacidification of palm oil. Food and Bioproducts Processing, v. 89, n. 4, p. 383-390, 2011. SHAHIDI, F. Edible oil and fat products (Vol 2). In SHAHIDI, F. (Ed.) Bailey's Industrial Oil and Fat Products, Industrial and Nonedible Products from Oils and Fats. John Wiley & Sons: Hoboken, 2005. *************************** Créditos: Texto e voz: Guilherme Máximo e Klicia Sampaio Mixagem: Gustavo Torres Música da vinheta: Tavinho Andrade *************************** Contato: Para mensagens, opiniões e sugestões entre em contato através do e-mail: pdccast@unicamp.br. Nos siga nas redes sociais (Instagram e Facebook): @pratodeciencia. A transcrição do episódio estará disponível em nosso site: https://www.fea.unicamp.br/?q=node/355
    26m 5s
  • #47 - Petiscos 20 - Filmes para embalagens feitos com cascas de batata

    16 DEC 2023 · Você conhece a tecnologia de embalagens biodegradáveis? E que a casca de batata inglesa pode ser utilizada como matéria-prima para a produção desse tipo de material? Parece uma tecnologia muito complicada, porém, além de sustentável, a maioria dos ingredientes pode ser encontrado na sua casa. Nosso convidado hoje vai nos contar como seu projeto de mestrado explorou uma nova finalidade para a casca de batata. O Marcos Nolasco é tecnólogo em alimentos, mestre em Tecnologia em alimentos e doutorando em Tecnologia de Alimentos na FEA Unicamp, orientado pela professora Maria Teresa Clerici. Em três minutos, ele explica seu estudo no 20° Petisco. *************************** Créditos Texto e Voz: Marcos Nolasco Revisão: Gustavo Torres Mixagem: Gustavo Torres Música da vinheta: Tavinho Andrade Capa: João Botas *************************** Contato: Para mensagens, opiniões e sugestões entre em contato através do e-mail: pdccast@unicamp.br Nos siga nas redes sociais (Instagram e Facebook): @pratodeciencia A transcrição do episódio estará disponível em nosso site: https://www.fea.unicamp.br/?q=node/355 *As publicações e manifestações de docentes, pesquisadores, servidores técnico-administrativos e demais membros da comunidade universitária da Unicamp em meios impressos, páginas da web ou perfis pessoais de redes sociais, ainda que relacionadas a assuntos acadêmicos, são de exclusiva responsabilidade de seus autores, e não representam a opinião da Universidade Estadual de Campinas nem a comprometem.
    2m 39s
  • #46 - Temporada 2 - Episódio 8 - Ultraprocessados: passado, presente e futuro - Parte 2

    2 DEC 2023 · ULTRAPROCESSADOS: Na primeira parte do episódio sobre ultraprocessados, fomos descobrir o que a saúde pública e a engenharia de alimentos entendem por alimento ultraprocessado, e discutimos os pontos em comum e em discordância das duas áreas sobre o consumo destes produtos. Mas algumas perguntas ainda ficaram no ar: Como os alimentos ultraprocessados surgiram e se massificaram? Qual o futuro dessa indústria? E qual o papel dos engenheiros de alimentos na resolução desse problema de saúde pública? É o que vamos tentar responder nesta segunda parte do episódio Ultraprocessados! Está no ar o oitavo e último episódio da temporada sobre a história do processamento de alimentos, a segunda do Prato de Ciência.Esse episódio teve a participação do professor Carlos Monteiro, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e dos professores Julian Martínez e Jorge Behrens, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas. *************************** Créditos do episódio Produção, roteiro: Giovanna Rodrigues e Gustavo Torres Locuções: Giovanna Rodrigues, Gustavo Torres, Laís Glaser e Anna Luiza Neves Edição do roteiro: Ana Augusta Xavier Edição de áudio e mixagem: Gustavo Torres Áudios utilizados: Youtube Música da vinheta / tema: Nicolau Moraes Trilha sonora: Tavinho Andrade Capa: Giovanna Rodrigues e Ana Augusta Xavier *************************** Contato: Para mensagens, opiniões e sugestões entre em contato através do e-mail: pdccast@unicamp.br Nos siga nas redes sociais (Instagram e Facebook): @pratodeciencia A transcrição do episódio estará disponível em nosso site: https://www.fea.unicamp.br/?q=node/355 "As publicações e manifestações de docentes, pesquisadores, servidores técnico-administrativos e demais membros da comunidade universitária da UNICAMP em meios impressos, páginas da web ou perfis pessoais de redes sociais, ainda que relacionadas a assuntos acadêmicos, são de exclusiva responsabilidade de seus autores, e não representam a opinião da Universidade Estadual de Campinas nem a comprometem."
    44m 14s

O podcast da Faculdade de Engenharia de Alimentos, a FEA, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Aqui, vamos conversar sobre os alimentos de uma forma acessível e abrangente, misturando conhecimentos...

show more
O podcast da Faculdade de Engenharia de Alimentos, a FEA, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Aqui, vamos conversar sobre os alimentos de uma forma acessível e abrangente, misturando conhecimentos de diversas áreas científicas, sem ser muito técnico, para que você e outros curiosos sobre o assunto da alimentação possam matar a fome de informação.
show less
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search