Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Outra Economia

  • Outra Economia ep.25: Petrobras e a importância da soberania energética

    23 MAY 2022 · O assunto Petrobrás e a importância das empresas estatais estratégicas em setores de energia vêm ganhando destaque nos últimos anos por alguns fatos políticos e econômicos. O que a população sente de forma mais imediata é a questão do aumento do preço dos combustíveis, que apresentou crescimento profundo nos últimos anos, bastante acima da inflação, ao mesmo tempo que a companhia vem apresentando lucros recordes. Por um lado, alguns economistas entendem que a manutenção desta política de preços é importante para manter a empresa lucrativa e que, caso houvesse uma mudana, resultaria em queda nas ações, com impactos no lucro da empresa. Mas a elevação dos preços é somente a ponta de um iceberg de grandes mudanças na política da estatal que impactam não somente nos preços dos combustíveis, mas no posicionamento da empresa como estratégica para o desenvolvimento do País. Neste episódio, conversamos com Rodrigo Pimentel Leão, pesquisador do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o INEEP.
    58m 24s
  • Outra Economia ep.24: Como combater a inflação?

    29 MAR 2022 · Quando pensamos em combater a inflação, logo vem à cabeça o aumento da taxa de juros por parte do Banco Central, medida que tende a reduzir o nível de consumo e o nível de emprego. Quais são as formas alternativas de combater a inflação e como entender essa variação de preços? Quem vai nos ajudar a aprofundar essa temática é o Maurício Andrade Weiss, professor de economia da UFRGS e Adriano Vilela Sampaio, professor de economia da Universidade Federal Fluminense. A apresentação é de Róber Iturriet, professor de economia da UFRGS.
    42m 37s
  • Outra Economia ep.23: Inflação e câmbio para além da discussão simplista

    13 SEP 2021 · A taxa de câmbio é uma dos principais preços da economia, mas é abordada de uma forma extremamente simplificada no debate público. Dólar baixo é tido como positivo e, quando está alto, é lido como negativo, mas a realidade é mais complexa do que isso. Para tratar deste tema, convidamos o professor de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Maurício Andrade Weiss. A Apresentação é de Marcelo Mallet Siqueira Campos, professor de Economia do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul.
    1h 18m 57s
  • Outra Economia ep.22: Mercado de trabalho no Brasil e a pandemia

    29 JUN 2021 · A pesquisa da PNAD Contínua apresentou uma taxa de desocupação de 14,7% no primeiro trimestre de 2021, o maior nível de desemprego de sua série histórica, iniciada em 2012. Ao mesmo tempo, em março, o governo anunciou o que seria o recorde do saldo de emprego formal para o mês desde 1992, utilizando os dados do Novo Caged. Mas, afinal, o que está acontecendo no mercado de trabalho no Brasil durante a pandemia de Covid 19? Para nos ajudar a entender as estatísticas do emprego contamos com o Marcelo Manzano, pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (Cesit) da Unicamp e a Cristina Vieceli, técnica do Dieese. A apresentação é da Mariana Garcia, doutoranda em Desenvolvimento Econômico na Unicamp. Além disso, são apresentadas algumas perspectivas com relação ao mercado de trabalho no pós-pandemia. Trabalhos citados: https://www.cesit.net.br/lancamento-o-trabalho-pos-reforma-trabalhista-28-6/ https://www.dieese.org.br/notatecnica/2021/notaTec258Eletrobras.html https://www.eco.unicamp.br/covid19/a-dificil-arte-de-medir-as-oscilacoes-do-emprego-durante-a-pandemia
    44m 47s
  • Outra Economia ep.21: Reforma Administrativa

    19 MAY 2021 · A PEC 32/2020 foi apresentada pelo Poder Executivo está tramitando na Câmara dos Deputados. O governo tem dito em entrevistas que a reforma administrativa “está calibrada”, por deixar de fora os atuais servidores, e avalia que tem condições de aprová-la em 2021, já que se trata de um universo mais restrito de atores envolvidos e com regras que entrariam em vigor apenas para os futuros ingressantes ao funcionalismo. Mas, considerando a proposta, se verifica que não é bem isso. Atinge quem exatamente? Para discutir esses temas, contamos com Anelise Manganelli, economista do DIEESE, Róber Iturriet, professor de economia da UFRGS, e Marcelo Campos, professor de economia do Instituto Federal do RS.
    50m 42s
  • Outra Economia ep.20: Economia feminista e trabalhos não remunerados

    14 DEC 2020 · O podcast Outra Economia entrevista Hildete Pereira de Melo, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), coordenadora do Núcleo Transdisciplinar de Estudos de Gênero e editora da Revista GÊNERO do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social da instituição. Hildete também é doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A apresentação e mediação ficam por conta de Cristina Vieceli, Anelise Manganelli e Débora Nunes.
    1h 21m 11s
  • Outra Economia ep.19: Emprego doméstico e a Covid-19

    12 AUG 2020 · São mais de 80 anos de luta das trabalhadoras domésticas, buscando se organizar, formalizar seu trabalho e igualar seus direitos trabalhistas. Uma história de avanços e retrocessos. Em cenário de pandemia, casos como da trabalhadora Mirtes e a perda de seu filho Miguel escancaram problemáticas das condições de trabalho desiguais das trabalhadoras domésticas. Para falar deste tema, o Outro Economia recebe a secretária-geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Creuza Maria Oliveira. E também conta com a participação da economista Cristina Vieceli, integrante do Movimento Economia Pró Gente e técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A apresentação é da economista e cientista social Julia Giles Wünsch.
    1h 6m 57s
  • Outra Economia ep.18: O papel dos bancos de fomento na pandemia

    5 AUG 2020 · Uma das políticas utilizadas na pandemia é a reativação da carteira de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), um dos maiores bancos de fomento do mundo. Além dele, temos no âmbito local o Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Badesul) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), instituições que vinham sofrendo críticas e cuja atuação é muito invisibilizada para o público em geral. Para falar deste tema, Gabriel Vital, mestre em economia pela UFRGS e economista do Badesul. A Apresentação é de Róber Iturriet Avila.
    35m 48s
  • Outra Economia ep.17: Raça e economia em tempos da covid-19

    1 JUL 2020 · Em 22 de junho de 2020, o programa Roda Viva contou com a participação de Sílvio de Almeida, Jurista e filósofo, autor do livro “O que é racismo estrutural”. Para falar sobre o conceito de racismo estrutural e sua relação com a economia em um cenário de pandemia do covid-19, convidamos Jonattan Rodriguez Castelli, doutor em Economia e professor do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, e Nathan Santos, membro do Coletivo Clóvis Moura e doutorando pelo Instituto de Economia da Unicamp. A apresentação do podcast foi feita pelos integrantes do Economia Pró Gente Namisi Silva de Oliveira, mestre em Estudos Estratégicos Internacionais pela UFRGS e Otávio Fogaça, estudante de Economia pela UFRGS.
    58m 7s
  • Outra Economia ep.16: Entendendo o debate sobre envidamento e os gastos públicos com a pandemia

    10 JUN 2020 · Dívida pública é um dos temas mais nebulosos do debate público. A crise provocada pela pandemia reduzirá a receita fiscal em todos os níveis e elevará os gastos públicos, ou seja, elevará o endividamento. Para esclarecer esse tema, convidamos Fábio Henrique Bittes Terra, pós-doutor em economia, professor da Universidade Federal do ABC e presidente da Associação Keynesiana Brasileira. A apresentação é de Róber Iturriet Avila.
    29m 37s
Podcast para quem está cansado da visão de economia do mercado financeiro e seus defensores
Information
Author Sul21
Categories Business
Website -
Email -

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search