Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

O Tempo Virou

  • #56 Justiça climática - com Thuane Nascimento

    6 DEC 2022 · Giovanna recebe no último episódio da terceira temporada, completando o arco de temas sobre futuro, Thuane Nascimento, a Thux. A conversa foi sobre justiça ambiental, o papel fundamental dos jovens na luta pelo clima, em especial da juventude periférica. Thux questiona também a responsabilidade que jogam sobre o colo das populações periféricas do planeta os problemas que na verdade deveriam ser endereçados aos governantes e às elites dominantes dos países que mais contribuem para a crise climática planetária.
    33m 32s
  • #55 Descarbonização - com Tatiana Roque

    29 NOV 2022 · No penúltimo episódio da temporada, Giovanna conversa com Tatiana Roque. Pesquisadora e escritora, Tatiana faz um panorama histórico da ciência das mudanças climáticas e assinala a importância dos esforços de descarbonização no Brasil e no Mundo.
    31m 25s
  • #54 Tecnologias verdes - com Ronaldo Lemos

    22 NOV 2022 · Nesse episódio, Giovanna conversa com o pesquisador e apresentador Ronaldo Lemos. Ronaldo é especialista em tecnologia e faz um balanço das possibilidades e dos limites da implementação de uma “agenda tecnológica verde” para a reversão da crise climática no Brasil e no Mundo. O papo tá incrível, é só correr para o play!
    26m 9s
  • #53 Da ancestralidade ao afrofuturismo - com Ale Santos

    15 NOV 2022 · Seguindo firme na missão de criar narrativas para o futuro, Giovanna conversa com o escritor e roteirista Ale Santos sobre o movimento político-cultural do afrofuturismo. Na oportunidade, Ale nos contou sobre a história do movimento – muito relacionada à da ficção científica –, sobre o propósito de incluir jovens negros na indústria da tecnologia e sobre como essa perspectiva se interseccionaliza às demais lutas civilizatórias, em especial à defesa pelo clima. Se quiser saber mais, é só dar o play e vir com a gente!
    22m 35s
  • #52 O futuro é indígena - com Txai Suruí

    8 NOV 2022 · Nesse episódio, Giovanna recebe em sua casa Txai Suruí. Ativista indígena e estudante de direito - que ficou internacionalmente conhecida depois do seu discurso na COP26. - , Txai é do povo Paiter Suruí de Rondônia, na Amazônia, que se autodenominam “gente de verdade”. O papo incluiu a importância histórica dos povos originários como guardiões das nossas florestas, os saberes ancestrais, o período recente e muita cosmovisão de futuro. Ela ainda reforça: “apesar de estarmos na linha de frente, a pauta climática é uma pauta global, que deve ser endereçada por todos”. Quer saber mais? É só seguir e dar o play.
    26m 41s
  • #51 O prazer de sonhar - com Sidarta Ribeiro

    1 NOV 2022 · A terceira temporada de O Tempo Virou estreia com a presença ilustre de Sidarta Ribeiro. Neurocientista, professor e pesquisador dos sonhos, Sidarta nos explica sobre o prazer de sonhar, o poder revolucionário dos psicodélicos e a importância da cooperação entre os humanos, segundo ele, “o melhor da nossa ancestralidade”. Ouça, indique e compartilhe!
    34m 38s
  • #50 Adiando o fim - com Ailton Krenak

    24 AUG 2021 · Pessoas queridas que escutam o Tempo Virou, chegamos ao nosso último episódio dessa segunda temporada. E pra fechar com maestria – sem dúvida o convidado mais pedido por vocês – tivemos a honra de receber o filósofo, ambientalista, líder indígena e escritor, Ailton Krenak. Agradecemos a audiência até aqui e seguiremos firmes com a tarefa de levar informação e conscientização ecológica.
    28m 56s
  • #49 Ainda dá tempo? - com Stela Herschmann

    17 AUG 2021 · O penúltimo episódio desta temporada faz a seguinte pergunta: quanto tempo temos de reverter a emergência climática e propor uma sociedade realmente ecológica? Quem responde é a especialista política climática, Stela Herschman, que com base nos estudos mais recentes e no último relatório do IPCC reafirma a urgência em agir em prol de uma agenda pelo clima.
    29m 26s
  • #48 As riquezas do Cerrado - com Gustavo Malacco

    10 AUG 2021 · Nesse episódio, Giovanna recebe o biólogo Gustavo Malacco para uma conversa sobre um bioma que é muito devastado e pouco comentado: o Cerrado. Por outro lado, tem muita gente atuando como verdadeiros guardiões do Cerrado. Bora saber mais? Dá o play!
    27m 2s
  • #47 Comida, etc. - com Elaine de Azevedo

    3 AUG 2021 · Nesse episódio recebemos a nutricionista e doutora em sociologia, Elaine de Azevedo, que veio nos mostrar porque comer significa muito mais do que simplesmente ingerir alimentos pra atender às necessidades fisiológicas. Ficou curios@? Dá o play!
    34m 53s

O Tempo Virou é um podcast de conscientização ecológica conduzido por Giovanna Nader, que a cada semana recebe convidados para um bate-papo sobre temas referentes ao meio ambiente, colocando em...

show more
O Tempo Virou é um podcast de conscientização ecológica conduzido por Giovanna Nader, que a cada semana recebe convidados para um bate-papo sobre temas referentes ao meio ambiente, colocando em pauta os dilemas da vida contemporânea e os novos tipos de práticas e pensamentos que já estão fazendo a diferença no planeta. Episódios novos toda terça.
show less
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search