Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Mulheres em Luta

  • Entrevista AzMina: médicos denunciam mulheres por aborto

    27 SEP 2023 · Você sabia que 28 de setembro, é o Dia da Descriminalização do Aborto Latino-Americano e Caribenho? E que, viajando pelo tempo, na mesma data, lá em 1871, foi promulgada a Lei do Ventre Livre? Se você não recorda do tema das aulas de História, lembro que a norma dava liberdade às crianças nascidas de mulheres escravas para por fim a escravidão no Brasil Império. 2023. 152 anos depois da Lei, o poder do Estado continua a intervir no processo de emancipação do ventre das mulheres. Ouça a entrevista!
    15m 12s
  • Agosto Lilás: observatório digital protege mulheres da violência

    10 AUG 2023 · Neste agosto lilás, mês em que a Lei Maria da Penha completa 17 anos, a campanha Levante Feminista contra o Feminicídio, Transfeminicídio e Lesbocídio no Rio Grande do Sul lança um site de monitoramento de violência contra mulheres para evitar mortes. Ouça a matéria!
    2m 28s
  • PLPs: projeto dissemina informação sobre direitos das mulheres

    30 MAR 2023 · O Projeto Promotoras Legais Populares, PLPs, tem o intuito de munir outras mulheres de informação, pra que elas consigam sair de um relacionamento abusivo e romper com o ciclo de violência.
    8m 35s
  • Meninas da periferia são capacitadas para mercado de trabalho

    30 MAR 2023 · Instituto Plano de Menina capacita meninas da periferia para o mercado de trabalho e conectá-las a oportunidades de emprego, por meio de cursos com uma metodologia que estimula habilidades técnicas e comportamentais.
    6m 56s
  • Homicídios de mulheres foram subnotificados no País por 40 anos

    30 MAR 2023 · Segundo investigação feita pela pesquisadora Karina Meira, da Universidade do Rio Grande do Norte, as taxas de homicídios de mulheres no Brasil foram subnotificadas nos últimos 40 anos.
    12m 17s
  • Violência de gênero: todos os indicadores tiveram aumento em 2022

    30 MAR 2023 · Nos últimos meses, mais de 18,5 milhões das mulheres relataram ter sido vítima de algum tipo de violência ou agressão, conforme o levantamento "Visível e invisível: a vitimização de mulheres no Brasil", do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
    6m 11s
  • Primeira negra com PhD em Física quer mais mulheres na Ciência

    22 MAR 2023 · Sônia Guimarães tem uma história marcada por pioneirismos. Foi a primeira brasileira negra com PhD em Física e a primeira mulher negra a dar aulas no instituto tecnológico de aeronáutica em 1993, quando alunas mulheres ainda não eram aceitas - o que só mudou dois anos depois. Para além da atuação em sala de aula e na pesquisa, integra diversos coletivos e organizações que tem como objetivo aumentar a presença de mulheres na ciência. A repórter Rafaella Martinez conversou com a física sobre os desafios das mulheres na Ciência.
    10m 39s
  • Stalking: quando a banalização de um crime descredibiliza a vítima

    22 MAR 2023 · A repórter Késsy Balog conversou com a atriz Livia Vilela, vítima do crime stalking por seis anos até conseguir encaixar o seu caso em uma brecha da Lei Maria da Penha, o que a tornou uma das primeiras mulheres a usar a lei para a perseguição.
    13m 46s
  • Motogirl: empoderamento sobre duas rodas

    21 MAR 2023 · As mulheres estão cada vez mais empoderadas sobre duas rodas. A paixão por motocicletas tanto para o lazer quanto para trabalho é evidente nas palavras de cada uma que vive esse sentimento, assim como nos dados oficiais do segmento. Segundo levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, a partir de dados do Denatran, quase nove milhões de pessoas do gênero feminino possuem carteira de habilitação na categoria A. Um crescimento de 76,5% por cento nos últimos dez anos. Apesar desse aumento, elas ainda são minoria e representam 24% dos habilitados. Nesta reportagem especial, o repórter Leno Falk conta a história de quatro mulheres motociclistas que superaram o preconceito e amam viajar ou trabalhar sobre duas rodas.
    11m 5s
  • Silenciamento feminino: por que não falar de violência doméstica?

    15 MAR 2023 · Silenciamento das mulheres. Você já ouviu falar? É mais uma das pequenas violências sofridas nas relações familiares, sociais, em diversos lugares no cotidiano e, muitas vezes, nem notamos.
    4m 14s

Todo dia, no mês de março, um novo conteúdo irá ao ar para ajudar a naturalizar termos feministas, discutir situações de abuso e mostrar como a luta das mulheres deve...

show more
Todo dia, no mês de março, um novo conteúdo irá ao ar para ajudar a naturalizar termos feministas, discutir situações de abuso e mostrar como a luta das mulheres deve ser uma luta de todos.
show less
Contacts
Information
Author RW Cast
Categories Society & Culture
Website www.rwcast.com.br
Email -

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search