Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Material Educativo: Gravando o Tempo

  • 01 ALBRECHT DÜRER - O Rinoceronte

    22 DEC 2022 · 01 ALBRECHT DÜRER O rinoceronte - 1515 Xilogravura e impressão tipográfica 24,7 centímetros por 30 centímetros A gravura feita com matriz de madeira e impressão tipográfica apresenta um rinoceronte-indiano, de perfil e em pé sobre terreno levemente ondulado com grama e algumas pedras. Nessa imagem, o animal tem partes do corpo representadas como uma espécie de armadura, com placas texturizadas por círculos irregulares que compõem o corpo robusto, através de várias hachuras, traços finos, em direções e espessuras diversas. Na cabeça, sobre o focinho, um chifre grande, texturizado e pontudo levemente curvado para trás, com a base larga próximo aos olhos, cujo olhar é sereno. As diversas linhas minuciosamente compostas em sentidos variados dão à figura volumes, camadas, couraças e, em alguns pontos, aspecto de pele enrugada. Entre a cabeça e a garganta há uma espécie de gorjeira, gola com babados ou pétalas rígidas e nos limites entre o corpo e as patas parece haver mangas curtas com costuras bem delimitadas fixadas com rebites. As patas do rinoceronte são cobertas por escamas finalizadas em largos cascos lisos divididos em três partes sobre o solo. O animal retratado está dentro de uma fina moldura retangular e sobre ela um texto de seis linhas com letras bem pequenas e tipográficas. Sobre a cabeça do animal está escrito 1515 RHINOCERUS e o monograma do artista com as iniciais AD.
    1m 38s
  • 02 ALBRECHT DÜRER - Hércules na encruzilhada

    22 DEC 2022 · 02 ALBRECHT DÜRER Hércules na encruzilhada - 1498 Calcogravura 31,7 centímetros por 22,2 centímetros A gravura parcialmente incompleta em hachuras, finos traços pretos que criam volume e sombras sobre papel amarelado, retrata uma cena em que Hércules, herói da mitologia grega, é representado junto a duas mulheres, um fauno e uma criança diante de uma vegetação densa de árvores. Os personagens estão posicionados do centro para a esquerda da imagem e uma criança, também desnuda, corre do lado direito em direção à margem de um rio largo e sinuoso que tem no horizonte uma ponte em arcos, algumas construções e montanhas. Hércules musculoso, encontra-se nu, de costas, com as pernas abertas e bem rígidas, rosto de perfil para o lado esquerdo com adorno de cabeça em forma de ave com bico aberto e asas. Ele está empunhando um cajado de madeira em posição de defesa, horizontalmente em frente à mulher no centro da cena. A mulher tem vestes longas e drapeadas ergue com as duas mãos um pedaço de madeira em posição de ataque contra uma outra mulher que está no solo, do lado esquerdo da composição, desnuda, tentando cobrir ou descobrir o rosto com um tecido. A mulher desnuda com cabelos trançados está diante de um fauno, metade homem metade animal, com orelha e chifres pontudos, e cujas pernas e pés que descansam sobre o solo são como as de um equino. Do lado superior esquerdo da composição há um castelo amuralhado com torres, grande portão e caminho ladeado por muretas. Na borda inferior, ao centro, está o monograma da assinatura de Albrecht Dürer: a letra A e a letra D logo abaixo, inscrita entre as linhas diagonais que formam a letra A.
    1m 49s
  • 03 REMBRANDT HARMENSZ VAN RIJN - Autorretrato desenhando junto à janela

    22 DEC 2022 · 03 REMBRANDT HARMENSZ. VAN RIJN Autorretrato desenhando junto à janela - 1648 Água-forte, buril, ponta-seca 16,6 centímetros por 13,6 centímetros Em uma gravura com matriz em metal, com ácido, ponta-seca e buril, o autorretrato de Rembrandt está em composição sobre um fundo escuro, com o semblante sério encarando e o corpo apoiado em livros que estão sobre uma mesa. O rosto, pouco iluminado pela luz que entra pela janela do lado esquerdo da composição, é redondo e apresenta algumas marcas de expressão na região da testa. O olhar é profundo. Ele tem bigodes curtos e está com um chapéu preto de copa alta e abas médias curvadas, por onde escapam alguns tufos de cabelos claros pelas laterais, além de uma veste branca por baixo de um casaco, de mangas longas, igualmente escuro. Rembrandt segura algo, que se assemelha a um lápis, com a mão direita, sobre um caderno aberto, enquanto a mão direita encontra-se pousada, flexionada próxima ao corpo, sobre o conjunto de livros abaixo do caderno. Todo o cenário é escuro, exceto a área de uma grande janela aberta, ao fundo à esquerda, por onde entra luz. A paisagem além da janela revela uma localidade rural, pois há esboços de vegetação e montanhas. Acima da janela, pelo lado de fora há uma faixa, como uma pequena cortina onde está escrito REMBRANDT 1648.
    1m 29s
  • 04 THOMAS FRYE - Homem com turbante

    22 DEC 2022 · 04 THOMAS FRYE (Tômas Frai) Homem com turbante (Autorretrato?) - 1760 Meia-tinta 51,2 centímetros por 36 centímetros Gravura em tons de cinza que retrata o busto de um homem jovem de pele extremamente lisa e reluzente, de olhos claros, brilhantes e intensos, nariz grande, sobrancelhas escuras e suaves com algumas falhas e boca fechada pequena com lábios finos e delicados. O homem usa um turbante claro de tecido adamascado cuja pequena ponta aparente tem franjas. O turbante cobre a cabeça com amarração lateral para o lado esquerdo e deixa a orelha direita à mostra. A vestimenta dele, que parece ser de cetim de seda, com um aspecto nobre e elegante, tem gola de pele, cobre o pescoço e os braços, deixando à mostra apenas as mãos sobrepostas com dedos longos e delicados, em cima de um robusto livro na horizontal que parece servir de apoio para a pose, com o dorso de uma das mãos em leve contato com o rosto. O livro de capa dura, espessa e com lacres que se assemelham a dobradiças está fechado, em pé como uma coluna sobre alguma superfície e parcialmente envolto por um tecido escuro acetinado com finas listras claras.
    1m 18s
  • 05 EUGENE DELACROIX - Leão devorando um cavalo

    22 DEC 2022 · 05 EUGENE DELACROIX Leão devorando um cavalo - 1844 Litografia; papel chinês 17 centímetros por 23,5 centímetros A gravura feita a partir de uma matriz em pedra retrata em aspecto de desenho a lápis preto a imagem de um leão atacando um cavalo. O leão possui uma juba longa e ouriçada, repartida ao meio, um par de orelhas baixas, olhos arregalados e abocanha o pescoço do cavalo desfalecido caído ao chão. O enorme felino está deitado, com as robustas patas traseiras juntas, enquanto as dianteiras estão pousadas com as unhas à mostra sobre a crina e o pescoço do equino. O rabo curvado do leão se aproxima do focinho sangrento do cavalo, que está com a boca aberta, a língua para fora e os olhos fechados. Além de caído, o equino está com as patas dianteiras juntas, encolhidas com um tecido cobrindo o garrote e o dorso. No canto inferior direito está a assinatura do artista, EUG. DELACROIX.
    1m 7s
  • 06 GIOVANNI BATTISTA PIRANESI - A ponte levadiça

    22 DEC 2022 · 06 GIOVANNI BATTISTA PIRANESI A ponte levadiça - 1761 (2ª edição) Água-forte 79 centímetros por 55 centímetros Gravura feita a partir de matriz de metal retratando uma complexa cena contendo escadarias, colunas, torres, arcos e estruturas de alvenaria, luminárias, cordas e correntes. Tons escuros e claros compõem a cena, cuja técnica de gravura aparenta ser de traços bem marcados feitos a lápis. Na parte central da gravura, uma robusta ponte reta de madeira é sustentada por duas pilastras trifurcadas e vigas paralelas que arrimam à estrutura protegida com guarda corpo de gradil reto. A ponte está conectada a uma grande construção com imensos arcos. Envolta nessa robusta ponte há uma grande escadaria em caracol que passa por debaixo dela, enrodilhando por cima até conectar a uma imensa coluna de alvenaria, cuja base larga está abaixo da ponte e do fuste. O corpo da coluna sobe vertiginosamente junto com a escada em caracol até um capitel de estilo dórico de onde irradiam seis pontes. Entre o capitel da imensa coluna e a ponte robusta envolta pela escadaria em caracol, há uma ponte levadiça, partida ao meio, da qual partem duas correntes de cada lado que içam as partes. Uma das bases da ponte levadiça tem uma torre com janela e luminária, e ela está sobre uma muralha com quatro grilhões pendurados. Algumas pessoas representadas de forma difusa estão na ponte levadiça. Mais próximo, do lado esquerdo, é possível identificar uma engrenagem de enrolar correntes junto a uma parede, na base de uma larga escadaria por onde sobem duas pessoas. A lateral da escadaria tem grilhões, correntes e dormentes. Cruza diagonalmente a composição uma corrente içada por um carretel fixado em uma viga bem alta.
    1m 53s
  • 07 EDOUARD MANET - A barricada (repressão da Comuna de Paris)

    22 DEC 2022 · 07 EDOUARD MANET A barricada (repressão da Comuna de Paris) - 1871 Litografia em papel laminado chinês 47,6 centímetros por 34 centímetros Gravura feita a partir de matriz em pedra impressa sobre papel amarelado ilustra alguns homens de pé e vestidos com longos casacos, observando um amontoado de objetos e pessoas na esquina de uma rua. Os homens estão com as mãos levantadas acenando e apontando na direção dos que estão no meio da bagunça e dos quais só vemos uma parte das cabeças. É uma imagem urbana com prédios de tamanhos variados, postes de iluminação pública e barris, jogados ao chão. Nesta litogravura os efeitos de sombras e traços que remetem a um esboço, com traços bem marcados, com forte expressão gestual dos movimentos feitos pelo artista é bastante evidente, como se fosse feito com lápis grafite grosso e macio.
    1m 3s
  • 08 HENRI DE TOULOUSE-LAUTREC - A palhaça do Moulin Rouge

    22 DEC 2022 · 08 HENRI DE TOULOUSE-LAUTREC A palhaça do Moulin Rouge - 1897 Cromolitografia; giz, tinta aplicada com pincel e pulverizada 40,7 centímetros por 31,7 centímetros Gravura colorida feita a partir de matriz de pedra impressa sobre papel mostra, ao centro, uma mulher entre outras pessoas em um ambiente festivo. A mulher retratada no centro da gravura é branca e usa maquiagem rosada nos olhos e lábios vermelhos destacados. Ela está de pé vestida com uma calça preta de pernas justas nas panturrilhas e bufantes nas coxas. Uma das mãos está no bolso enquanto ela observa inclinada algo ao redor. Sua blusa amarela sem mangas tem gola grande, irradiante e plissada, deixando à mostra seu colo. O cabelo da mulher com ar jovial é branco e está penteado para cima, em forma de pirâmide com um laço de fita amarela na ponta. Atrás da mulher várias pessoas estão com roupas festivas e alegóricas, típicas do final do século dezenove na França. Bem próxima a ela, outra mulher de cabelos ruivos amarrados em coque sob um pequeno chapéu azul traja um xale longo na cor ocre com debrum azul, sobre um vestido marrom acinzentado, se desloca para a esquerda. Um homem de traje marrom e chapéu-coco acompanha uma mulher com um vestido longo, sem mangas, na cabeça sustenta um volumoso chapéu azul-esverdeado. Também atrás da primeira mulher, do lado esquerdo, há outra, com um volumoso casaco preto de pele e chapéu pretos sentada em uma cadeira tubular amarela, junto às silhuetas de outras pessoas. Ao fundo uma parede ou enorme janela de caixilho amarelo quadriculada com os vidros azuis.
    1m 44s
  • 09 ERNST LUDWIG KIRCHNER - Grupo Brücke (cartaz da exposição na Galerie Arnold)

    22 DEC 2022 · 09 ERNST LUDWIG KIRCHNER Grupo Brücke (cartaz da exposição na Galerie Arnold) - 1910 Xilogravura colorida, impressão com 2 blocos em preto e vermelho sobre papel amarelo 90,3 centímetros por 60,9 centímetros Gravura colorida feita a partir de matriz de madeira de um cartaz que tem aspecto de colagem com cores vibrantes em vermelho, amarelo e preto. Um cartaz de exposição com o desenho de uma figura humana, nua, em repouso no centro. Na parte de cima da composição está escrito “KG Brücke”, em preto sobre o fundo vermelho em letras grandes. Este é o nome do grupo de artistas responsáveis pela mostra. A pessoa está encostada, com as pernas cruzadas, sobre um fundo preto, assim como os cabelos fartos e curtos na altura dos ombros. Os olhos são grandes, abertos e bem delineados como toda a composição. Os lábios são vermelhos e estão fechados. Os mamilos são sinalizados por duas formas hexagonais e ela segura algo com a mão esquerda sobre a região genital. Perto do joelho flexionado, no canto esquerdo da imagem, há palavras em alemão que traduzindo significa: Impressão Gaertnersche e o nome do artista abreviado E.L. KIRCHNER.
    1m 25s
  • 10 PIETER BRUEGEL, O VELHO - A tentação de Santo Antão

    22 DEC 2022 · 10 PIETER BRUEGEL, O VELHO A tentação de Santo Antão - 1556 Calcogravura 24,5 centímetros por 32,8 centímetros Gravura feita a partir de matriz de metal retratando uma cena muito complexa e cheia de detalhes com figuras humanas entre humanóides, animais, árvores, rio, mar, barcos, casas e castelos. Submerge na água uma cabeça enorme com um peixe bem grande em cima. A figura está com a boca aberta, de onde sai fumaça, um pequeno homem que parece esvaziar um jarro de água e um pássaro pousado no lábio inferior. Do olho direito, com aparência de uma janela de vitral losangular quebrado, sai algo semelhante a um cachimbo expelindo fumaça. O outro olho tem a pálpebra puxada por uma criatura-pássaro sem penas bicando a íris. Uma das narinas é adornada com um objeto curvo com um círculo em cada extremidade. Uma faixa de tecido cobre os cabelos até a testa e do ouvido sai uma canoa com uma criatura pequena de mãos levantadas e boca aberta junto a uma vara de pesca com peixe pendurado sendo bicado por um pássaro que está na margem do rio, observado por um equino que carrega uma pessoa de toca, porém nua, tocando corneta com uma flâmula pendurada. Boiando diante da enorme cabeça há uma jaula sobre um peixe morto, com uma pessoa nua dentro. Bem próximo, outras coisas boiando parecem ser partes de corpos. Atrás da cabeça, um tronco de árvore ajuda a segurar o peixe grande. Um dos galhos secos da árvore perfura a grande boca aberta do peixe e tem na ponta uma bandeira pendurada com estampa de uma cruz ou espada. Na parte da árvore que sustenta a cauda do peixe há um galho alto que abriga um ninho com uma cegonha e em outro galho há um jarro pendurado, uma pessoa com um saco na cabeça e insetos saindo das nádegas. Na barriga aberta do peixe há três pessoas emboladas, sendo uma delas de ponta-cabeça amparada pelas outras duas e dois pássaros pousados sobre uma vara com flâmula. Uma criatura híbrida que se assemelha a um pássaro sem asas, bico largo e crista arrepiada observa tudo. Atrás da cabeça um barco carrega vários homens com lanças nas mãos e uma espécie de escudo com haste e forma de cumbuca na ponta. Ao pé de outra grande árvore de tronco oco, Santo Antão reza ajoelhado. Ele tem cabelos médios na altura dos ombros, barba comprida cobrindo o peito e atrás de sua cabeça há um foco luminoso em forma de halo, denotando santidade. O santo usa vestes longas com o símbolo franciscano em formato da letra T na gola. Em uma das mãos ele segura um cajado enquanto faz um sinal com dois dedos apontados para cima com a outra. Ele olha para o livro aberto que está à frente, juntamente com uma caveira, uma bolsa aberta com moedas esparramadas, uma faca e um pássaro. Atrás de Santo Antão há criaturas diversas. Uma delas que tem rosto animalesco arrepiado, desnuda e com pés bifurcados como patas, puxa pelo braço uma outra que parece um girino barrigudo com a cabeça para trás, boca enorme de peixe e que tem em punho uma faca. Um ser rasteja saindo da margem do rio com uma bomba em forma de bola com pavio em chamas nas costas e, ao lado, um jarro com braços, perna e espada presa na cintura despeja água no solo acompanhado por um homem sem cabeça, com lança empunhada e montando num barril boiando com outro homem dentro. Uma cabeça com pernas, um rosto parcialmente escondido atrás de um tecido e um lagarto envolto ao tronco oco da grande árvore, compõem a cena. Dentro do tronco repousa um porco, resguardado por um homem tocando um alaúde. O topo da árvore oca e seca atravessa um assoalho de madeira em frangalhos onde há uma pessoa escondida com uma besta, um tipo de arco e flecha, apontando para as criaturas. Um barco pequeno, com uma tenda arredondada, contém dois homens, um sentado na proa e outro saindo da tenda tocando uma corneta com flâmula pendurada enquanto quatro pássaros pousados na borda do barco os observam. Um casal se beija sob uma árvore enquanto seguram uma vara de pesca. No meio do curso de água sai uma multidão com lanças e escadas da porta de uma embarcação que tem um formato de abóbora,com base arredondada, totalmente fechada, sem janelas e uma bandeira hasteada. Próximo à margem, com vegetação e casas, um barco pequeno carrega mais alguns seres. Nesta margem há vegetação densa e casas. Há uma frase em latim que traduzindo diz: Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. Salmos 33:20 na Vulgata e 34:19 nas traduções posteriores.
    4m 30s

O material educativo Gravando o tempo teve como ponto de partida a realização de um laboratório com a presença de professoras e educadoras, no qual foram compartilhados diferentes olhares e...

show more
O material educativo Gravando o tempo teve como ponto de partida a realização de um laboratório com a presença de professoras e educadoras, no qual foram compartilhados diferentes olhares e interpretações sobre as gravuras, informações sobre seus contextos de criação e perguntas que provocam relações com as imagens, mas também entre as pessoas.
Nas páginas da publicação, você encontrará quatro núcleos temáticos diferentes, mas que também se relacionam entre si: 1) Afinal, o que é gravura?; 2) Como a gravura se imprime com a vida?; 3) O que as imagens nos contam?; e 4) O que há de futuro nas imagens do passado?. Eles apresentam informações sobre as obras, possibilidades de leitura e relações com o contexto contemporâneo, além de perguntas que convidam à reflexão.
Os textos são intercalados com 17 gravuras presentes na mostra O Rinoceronte: Cinco Séculos de Gravuras do Museu Albertina. Todas elas possuem audiodescrição, presentes nesta playlist.
Ao final, você encontrará também o Convite à ação: experimentando a gravura: propostas de atividades práticas que podem ser realizadas individualmente ou em grupo, na escola ou em casa, para pessoas de diferentes idades e histórias.
Na seção Para conhecer mais, compartilhamos alguns materiais que podem auxiliar na compreensão sobre as técnicas de gravura.
Desejamos que você utilize o material educativo Gravando o tempo para ativar conversas, gestos de criação e construção de conhecimentos vinculados a seus processos pedagógicos e a desejos coletivos para o mundo de agora, sobre o qual podemos agir para erguer um futuro possível e mais justo para todas as pessoas. Acreditamos na potência da arte como dispositivo mediador de diálogos, poroso a diferentes repertórios e com potencial para mudar a realidade, assim como as
imagens.

Acesse a publicação em:
https://drive.google.com/file/d/1_z4klcR2ZBjcMFD5xrHYblo9Nmk3sZZ0/view?usp=sharing
show less
Information
Author Instituto Tomie Ohtake
Categories Arts
Website -
Email -

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search