Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Literatura Viral

  • Apresentação: Literatura Viral, um podcast contagiante!

    20 MAR 2020 · Descubra o que é o Literatura Viral! Apresentado por Áureo Lustosa Guérios, doutorando em Literatura Comparada e doente por livros.
    5m 14s
  • #1 Porque doença? Uma teoria equilibrada

    20 MAR 2020 · O que uma múmia nos revela sobre os medicamentos na Idade do Bronze? Como Hipócrates, o pai da medicina, explica a saúde e a doença? A resposta: uma teoria equilibrada e bem-humorada!
    19m 7s
  • #2 Já tá tudo na nuvem! Sobre Epidemias e Miasmas

    20 MAR 2020 · E se o fedor, a fumaça, a neblina causassem doenças? Arquitetos romanos, médicos persas e monges do renascimento concordam: o problema são os miasmas! Um episódio sobre história da ciência com pinceladas de Dostoiévski.
    18m 42s
  • #3 Só tenha medo do medo! "A Peste" do João de Rio

    20 MAR 2020 · Morrer de medo... é possível! Pelo menos para a medicina de 1800. É o exemplo que nos dá "A Peste" de João do Rio. Na dúvida, cante um pouquinho: "don't worry... be happy...". Quem canta seus medos espanta.
    25m 36s
  • #4 O que os olhos não veem, o Medo é que sente! "O Medo" de Maupassant

    20 MAR 2020 · Diminutos, mas poderosos. A descoberta de que os germes causam doenças lança um calafrio de terror pelas costas de Maupassant em "O Medo" (1884). É fantasma, é assombração? Pior, é micróbio.
    30m 3s
  • #5 Terror, zumbis e Scooby-Doo: "A Máscara da Morte Rubra" de Edgar Allan Poe

    21 MAR 2020 · O que é o que é: o que Chaplin, zumbis e Scooby-Doo têm em comum? Esteja avisado: a resposta é inusitada e horripilante! Se prepare para discutir "A Máscara da Morte Rubra" de Edgar Allan Poe em que a pestilência pinta o sete (de fundo: trovão-risadas-malignas-e-lobos-ouvindo-com-eco). Tradução de José Paulo Paes.
    32m 11s
  • #6 Há males que vêm para bem. “Guerra de Santos” de Giovanni Verga (parte 1)

    24 MAR 2020 · "Chega William! Ninguém aguenta mais notícia ruim..." Como tudo nessa vida tem seu lado bom, nesse e nos próximos episódios discutimos textos que oferecem uma perspectiva mais "positiva" sobre as epidemias. Hoje começamos a análise de um texto hilário, a "Guerra de Santos" de Giovanni Verga. Eis a primeira parte de uma pequena joia da literatura italiana.
    30m 23s
  • #7 Há males que vêm para bem. “Guerra de Santos” de Giovanni Verga (parte 2)

    25 MAR 2020 · E continuamos a segunda parte da "Guerra de Santos" com cores vibrantes. A situação ficou preta: Turi está vermelho de raiva, Saridda branca de susto, e Nino com o olho roxinho-roxinho. Só mesmo o Cólera Azul para resolver a situação!
    24m 13s
  • #8 A harmonia de muitas vozes: "Assim Vivemos Agora" de Susan Sontag

    27 MAR 2020 · Dizem que quando um burro fala, o outro abaixa a orelha. Afinal muitas vozes só podem terminar em balbúrdia e confusão. Mas e se o caos criado pela epidemia gerasse harmonia, apoio e união? Segundo Susan Sontag, é "Assim [que] Vivemos Agora".
    41m 49s

O Literatura Viral é um podcast contagiante sobre História, Literatura e... Epidemias! Como foram as pandemias do passado? E como elas aparecem na ficção? De A Peste ao Ensaio sobre...

show more
O Literatura Viral é um podcast contagiante sobre História, Literatura e... Epidemias!

Como foram as pandemias do passado? E como elas aparecem na ficção? De A Peste ao Ensaio sobre a Cegueira, a literatura oferece insights valiosos sobre o presente e, provavelmente, o futuro.

Apresentado por Áureo Lustosa Guérios, doutorando em Humanidades Médicas e um doente por livros!

Literatura Viral: um podcast que é uma febre.
show less
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search