Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

LiteraTUDO - Seu podcast de ler

  • Episódio #56

    2 APR 2024 · Neste episódio do Podcast LITERATUDO, produzido pela área de Difusão Literária do Sesi-SP, vamos falar sobre questões de gênero na literatura infantil. A literatura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Ler desde cedo ajuda no crescimento cognitivo, amplia o repertório visual, estimula a capacidade de investigação e pesquisa, e traz muitos outros benefícios. Além disso, a leitura tem um aspecto social importante, pois ensina as crianças a valorizar a diversidade e as diferenças, contribuindo para um futuro mais tolerante e pacífico. Autores como nosso convidado, Manuel Filho, estão engajados em escrever para construir uma geração mais consciente sobre questões de gênero. Gostou do tema? Então não deixe de ouvir!
    25m 15s
  • Episódio #55

    5 MAR 2024 · Já está disponível o 55º episódio do podcast LiteraTUDO Sandra Mantovani é a convidada deste mês no Literatudo, trazendo sua expertise em publicação híbrida. Com uma vasta experiência após o lançamento de obras notáveis como "33 Tentações" e, especialmente, "Myrian Muniz", uma obra híbrida, ela compartilha valiosos conhecimentos.
    15m 29s
  • Episódio #54

    6 FEB 2024 · O 54º episódio do podcast LiteraTUDO já está disponível!A nossa convidada, Monize Luiz Santos, educadora e formada em Letras pela Unesp, compartilha conosco sua jornada no universo literário. Descubra como o amor pela literatura abraçou toda a sua família, levando-os a colaborar na criação de um livro, com a valiosa contribuição de seus filhos na ilustração.
    15m 28s
  • Episódio #53

    2 JAN 2024 · 2024 já começou com mais um episódio do podcast Literatudo no ar! Venha se aventurar na riqueza literária que é a prosa poética. A editora Solange Sólon Borges compartilha o que conhece sobre o tema a partir de sua expertise como jornalista e autora.
    14m 36s
  • Episódio #52

    5 DEC 2023 · O 52° episódio do podcast Literatudo está no ar e é um especial natalino.Vem conhecer a clássica história de Charles Dickens, “Um Conto de Natal”. A narrativa ganhou grande notoriedade, e até os dias de hoje, mais de 100 anos depois de sua publicação.
    8m 5s
  • Episódio #51

    8 NOV 2023 · 📝 O 51° episódio do podcast Literatudo está no ar! A convidada Valéria Hernandorena, mestra em Letras - Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo falará dos desafios enfrentados pelos estudantes ao produzirem seus textos e traz algumas dicas para superar os desafios na escrita.
    16m 25s
  • Episódio #50

    5 OCT 2023 · No 50° episódio, a convidada Giovanna Petrólio, mestranda em Literatura e Crítica Literária, falará de temas fraturantes na Literatura Infantil, que permite que os adultos falem sobre temas difíceis com as crianças sem constrangimento, de forma que a comunicação se adeque à maturidade dos pequenos.
    26m 20s
  • Episódio #49

    5 SEP 2023 · O quadragésimo nono episódio do Podcast LITERATUDO, é dedicado, pela área de Difusão Literária, à Contação de Histórias. Para a transmissão de conhecimentos, experiências e cultura, a oralidade é uma ferramenta muito presente e antiga entre as gerações. Assim, é possível manter viva as tradições e costumes na sociedade, passando valores e permitindo a construção de identidade. A Contação de Histórias é um instrumento fundamental para a compreensão do mundo, estimular a curiosidade e imaginação, desenvolver a criatividade e demais benefícios para a evolução do indivíduo, além de incentivar a leitura, ampliar o vocabulário e colaborar para a resolução de conflitos. A contação de histórias também é uma porta para a Literatura, permitindo que o ser humano entre nesse universo através da narração. A Literatura é mais do que aprendizagem acadêmica. Ela contribui para aflorar o senso crítico, amplia a construção de conhecimentos e fomenta a formação de cidadãos mais conscientes. Neste episódio, vamos descobrir com a Cia. Som em Prosa, como a Literatura, Música e a Contação de Histórias andam juntas e acessíveis para todos. Ouça, agora!!!
    18m 30s
  • Episódio #48

    1 AUG 2023 · O quadragésimo oitavo episódio do Podcast LITERATUDO é dedicado à homenagear Patrícia Galvão, mais conhecida como Pagu. Escritora, poetisa, jornalista, desenhista, diretora, tradutora e militante. Eternizada na história do Brasil, Pagu será a autora homenageada na 21ª edição da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) que ocorrerá, em 2023, entre os dias 22 e 26 de novembro. Para desdobrar o trabalho de Pagu e, assim, homenageá-la, convidamos a professora Fernanda Subires, mestre em Ciências Sociais pela UNESP, especialista em Educação Especial e Inclusão, especialista em Metodologia do Ensino Religioso e Filosofia e Licenciada em Ciências Sociais para participar do episódio deste mês do podcast.
    19m 30s
  • Episódio #47

    6 JUL 2023 · Quer dicas de leituras durante as férias? Este é o tema do 47° episódio do Podcast LITERATUDO Pode ser que você, ouvinte, esteja de férias neste mês, seja da escola, faculdade, trabalho ou outra instituição. Portanto, é o momento ideal para descansar, colocar em dia a série preferida, os filmes que estão salvos nas listas das plataformas de streaming, viajar, curtir mais a família e os amigos, e ler, despreocupadamente. A melhor parte da leitura é que ela pode ser feita em diversos lugares, até mesmo durante uma estadia, proporcionando, também, uma viagem interior e fictícia.
    21m 33s

Sabendo-se que a sociedade atual se baseia na expansão intensiva da informação e do conhecimento, e que essas informações estão dispostas nos mais variados formatos e locais diferenciados, as ações...

show more
Sabendo-se que a sociedade atual se baseia na expansão intensiva da informação e do conhecimento, e que essas informações estão dispostas nos mais variados formatos e locais diferenciados, as ações de Difusão Literária do SESI-SP, pretendem dispor a cultura e a informação ao um número substancial de pessoas.

O podcast vem para ajudar a aproveitar o tempo disponível e aumentar a produtividade diária. Isso acontece pela facilidade que é apenas dar um play e ouvir o conteúdo, seja no carro, no ônibus, na academia, durante o almoço e assim por diante.

O projeto Literatudo, podcast do Sesi-SP, concilia a ferramenta podcast, aos demais projetos da Linguagem Literatura do SESI-SP. Seu objetivo principal é o fato da ação cultural ser uma forma de difundir, disseminar e incentivar a Literatura.

O hábito de ler não é uma realidade para boa parte dos brasileiros e essa ação cultural buscará evidenciar a importância da leitura para a formação intelectual e social das pessoas, estimulando o desejo de novas leituras.

A iniciativa contará com temas voltados para a Literatura, em seus vários segmentos, buscando democratizar o conhecimento e a Difusão Literária. Além de que auxilia no entendimento de como o ambiente riquíssimo das obras literárias pode transportar os leitores a muitos lugares e ajudá-los a ter uma postura mais crítica e reflexiva.

Nos episódios mensais do Literatudo você vai poder ouvir entrevistas com autores, ilustradores e produtores de conteúdo do universo literário. Além de resenhas de livros, leituras de poesias, a literatura na educação, informações sobre a importância do hábito de ler, uma agenda literária e muito mais.
show less
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search