Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

JR MUNDO

  • Professor de Relações Internacionais fala sobre lançamento de mísseis norte-coreanos

    8 DEC 2022 · Nas últimas semanas o mundo reagiu com tensão aos lançamentos de mísseis por parte da Coréia do Norte. O país asiático é ponto nevrálgico na geopolítica global, em disputas que parecem remeter ao período da Guerra Fria. A Coréia do Norte é um dos 14 países que possuem acesso a armas nucleares. O líder do país, Kim Jong-Un, já revelou que planeja criar a força nuclear mais poderosa do mundo. A situação coloca países como Japão na defensiva. Eles disseram que vão dobrar o investimento em Defesa.
    26m 11s
  • Professor de relações internacionais do Ibmec analisa o crescimento da população mundial

    1 DEC 2022 · O mundo chegou a marca de oito bilhões de habitantes. Segurança alimentar, clima e habitação são alguns dos temas que levantam preocupações, mas a história já provou que boas surpresas podem surgir pelo caminho. Quando o mundo registrou seu primeiro bilhão Thomas Malthus foi autor da teoria, de que seria impossível alimentar tantas bocas, mas ele estava errado porque não previu o avanço da tecnologia. Rachel Snow representante da ONU disse que não podemos esquecer que serão 8 bilhões de mentes, que podem trazer ideias e soluções que não enxergamos agora. Em entrevista ao JR Mundo, o professor de relações internacionais do Ibmec, Alexandre Pires, ressaltou que a expectativa é que ocorra uma desaceleração do crescimento, por isso, devemos chegar aos 10 bilhões de habitantes apenas em 2058. Serão necessários ajustes de rota no próximo ano, como garantir saúde, para que a população mais velha, possa ser economicamente ativa por mais tempo. Também é preciso aproveitar de forma produtiva a migração. Se ela ocorrer de forma mais organizada, por ser a resposta para a mão-de-obra jovem, que falta em muitos países.
    25m 35s
  • Professor de Geografia e Atualidades comenta o caso Mahsa Amini, jovem que morreu após ser detida no Irã

    24 NOV 2022 · A morte de uma jovem iraniana de 22 anos levantou uma onda de protestos no país, que reivindicam, dentre outras pautas, mais direitos às mulheres. Mahsa Amini foi presa e posteriormente morta pela polícia de costumes do país, por usar de forma inadequada um véu. Em entrevista ao JR Mundo, o professor de Geografia e Atualidades no Mackenzie, Lucas Ribeiro, falou sobre os protestos. As manifestações tomaram as ruas e se tornaram alvo de censura por parte do governo. Dentre outras ações, o governo de Ebrahim Raisi restringiu o acesso dos cidadãos iranianos à internet e prendeu, desde o início das manifestações mais de 40 jornalistas.
    25m 50s
  • Neurocientista explica como o uso excessivo do celular pode prejudicar crianças e adolescentes

    17 NOV 2022 · Um relatório da consultoria APPANNIE revelou que os brasileiros gastam em média 6 horas por dia utilizando um smartphone. O uso excessivo de tecnologias e redes sociais por crianças e adolescentes traz riscos para a saúde e prejudica o desenvolvimento cognitivo. O JR Mundo conversou com neurocientista brasileiro Fabiano de Abreu, que comentou o assunto. Para ele é preciso limitar o acesso e incentivar atividades, que tirem um pouco crianças e adolescentes de frente das telas, como a prática de esportes e a leitura de livros.
    20m
  • Coordenadora de relações internacionais da FGV comenta a atual situação econômica da Argentina

    10 NOV 2022 · A Argentina passa por um dos momentos econômicos mais delicados de sua história. O país que despontou como potência no início do século XX, hoje, amarga uma expectativa de inflação de 100% para 2022. Para conter esse movimento, o Banco Central argentino elevou a taxa básica de juros para 75% ao ano, com o objetivo de represar a demanda e segurar os preços. Em entrevista ao JR Mundo, a professora e coordenadora de relações internacionais da FGV Direito São Paulo, Maria Lúcia Pádua Lima, comenta o cenário. Apesar da medida ser considerada ortodoxa, o governo de Alberto Fernandez também faz escolhas ineficazes, segundo os economistas, como o congelamento de preços. O nível da extrema pobreza no país chega a 8.8% da população.
    25m 38s
  • Professor de relações internacionais da ESPM comenta sobre o terceiro mandato do presidente Xi Jinping

    3 NOV 2022 · O 20° Congresso do Partido Comunista Chinês consagrou o terceiro mandato ao presidente Xi Jinping. Desde Mao Tse Tung, considerado pai do comunismo no país, nenhum líder permaneceu tanto tempo no poder. O movimento revela a centralização de poder ao redor de Xi, que também conseguiu emplacar aliados em altos cargos. Quando assumiu, havia uma expectativa de liberalização da economia sob Xi Jinping, previsão que se mostrou equivocada. Em entrevista ao JR Mundo, o professor de relações internacionais da ESPM, Alexandre Uehara, explicou a situação na China. O congresso ainda serviu para o presidente prestar contas sobre o último governo. A luta contra a corrupção foi um dos focos do discurso, sob a suspeita de ter sido instrumentalizada para a perseguição de rivais políticos. Xi Jinping também disse ter controle sobre Hong Kong e defendeu a soberania da China em relação a Taiwan.
    24m 38s
  • Diretora de P&D da Biobreyer fala sobre enzima usada no tratamento de leucemia

    27 OCT 2022 · A leucemia linfóide aguda é o tipo de câncer mais comum durante a infância. Pesquisadores, no entanto, têm se desdobrado para descobrir um tratamento com menos efeitos colaterais aos pacientes. A pesquisadora Renata Bannitz, doutora em genética pela USP, é um desses exemplos. Ela desenvolve o melhoramento de um dos principais compostos utilizados no tratamento da leucemia: a enzima asparaginase. Em entrevista ao JR Mundo, a diretora de P&D da Biobreyer contou como esse composto mudou o tratamento da doença, que antes contava com baixa taxa de recuperação dos pacientes. Renata também explicou as modificações realizadas na asparaginase para deixá-la mais eficiente e menos reativa ao corpo humano. Os resultados já podem ser vistos nos testes em camundongos e peixes.
    24m 5s
  • Professor da PUC fala sobre relatórios da ONU que denunciam casos de tortura na Venezuela

    6 OCT 2022 · Relatório da ONU denuncia casos de tortura na Venezuela. As vítimas seriam opositores ao regime de Nicolás Maduro. As práticas, segundo o relatório, aconteceram nas dependências de órgãos oficiais do governo, como a Direção de Contrainteligência e o Serviço Secreto do país, tudo com a anuência de membros do alto escalão do governo. As denúncias também chegam a uma zona de mineração do país, o Arco Minero Del Orinoco. Pelo menos 150 pessoas relataram terem sido interrogadas e torturadas por agentes do governo venezuelano. O JR Mundo desta quinta (6) conversa com Tomaz Paoliello, professor de relações internacionais da PUC.
    24m 55s
  • Professor de relações internacionais fala sobre futuro da guerra entre Rússia e Ucrânia

    29 SEP 2022 · Após 7 meses de conflito, a guerra entre Rússia e Ucrânia parece longe de ter um fim. As negociações e apelos de líderes internacionais foram pouco eficazes para a resolução do impasse. O momento agora é de tentativa de reação dos ucranianos, que tentam reaver territórios. Os avanços da Ucrânia estão concentrados no leste do país, região com movimentos separatistas pró-Moscou bem articulados, o que pode se tornar um desafio a mais. A aproximação do inverno coloca em cheque a tentativa de isolar a Rússia. Dependentes do gás natural russo, a Europa pode rever as sanções em vigor. Sobre o assunto, o JR Mundo conversa com José Alexandre Hage, professor de relações internacionais da Unifesp, que acredita no avanço da guerra para 2023.
    24m 22s
  • Especialista avalia cenário político na Itália após renúncia do primeiro-ministro Mario Draghi

    22 SEP 2022 · A renúncia do primeiro-ministro italiano Mario Draghi jogou luz nos movimentos políticos em ascensão no país. A renúncia de Draghi veio após uma debandada de sua coalizão, que iniciou com a saída do partido ‘Movimento 5 Estrelas’, do ex-premiê Giuseppe Conte. O presidente do país convocou novas eleições para 25 de setembro. O partido de extrema-direita Irmãos da Itália lidera as pesquisas para a eleição. Em 2018, o partido teve apenas 3% dos votos e, agora, surfa no sentimento de cansaço político e ânsia pelo novo, por parte dos cidadãos italianos. Se eleitos, o Irmãos da Itália pode mudar o posicionamento do país na União Europeia. O professor de RI da FAAP, Vinícius Rodrigues Vieira, avalia o cenário e perspectivas.
    25m 50s
Podcast do programa semanal que recebe e entrevista autoridades, estudiosos e professores que debatem sobre política internacional e realidades mundiais.
Information
Author RECORD TV
Categories News
Website -
Email -

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search