Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Hospital de Campanha

  • Episódio 18 - Octávio Carmo

    17 FEB 2023 · Numa semana destas, a conversa não podia ser sobre outra coisa. O relatório da Comissão Independente abalou a Igreja e os fiéis. Há muito a dizer sobre o relatório, sobre a sua metodologia, as suas conclusões, os testemunhos que apresenta e, mais importante que tudo, como a Igreja deve reagir. Para este episódio voltámos a contar com a participação do Octávio Carmo, jornalista da Ecclesia, para uma conversa que vale bem a pena ouvir, sobre um tema que todos preferíamos que não existisse.
    50m 21s
  • Episódio 17 - Marta Figueiredo

    2 FEB 2023 · Neste episódio no feminino a Marta Figueiredo juntou-se a nós e levou-nos a Moçambique onde a Girl Move promove a o desenvolvimento de raparigas no sentido de reduzir o abandono escolar e outros problemas sociais deste país. Nesta conversa, demistificou conceitos e deixou reflexões abertas sobre o contributo que todos podem dar para fazer bem, o bem. Porque uma Igreja - hospital de campanha - precisa de todos.
    50m 47s
  • Episódio 16 - Henrique Mota

    12 JAN 2023 · Entrámos em 2023 com a notícia da morte do Papa Emérito Bento XVI e o seu funeral celebrado pelo Papa Francisco. Para melhor entender o seu pontificado único, e que tanto nos provocou, convidámos o Henrique Mota, fundador da Editora Principia, que tanto pela sua experiência passada com Bento XVI como pela edição de tantas das suas publicações nos trouxe histórias e episódios e uma visão próxima desta personalidade que tanto nos marcou.
    50m 35s
  • Episódio 15: Luís Abrantes

    7 DEC 2022 · Ao começarmos a nossa caminhada até ao Natal, convidámos o Luis Abrantes que nos trouxe a sua história e outras histórias de redenção que habitam a casa da Associação Vale de Acór. Uma verdadeira ‘porta de esperança’ que ilumina o essencial que nos une a todos: a nossa filialidade com Deus.
    57m 3s
  • Episódio 14 - Padre Nuno Coelho

    24 NOV 2022 · O futebol move paixões, mas até onde é que é saudável ir essa paixão? Um cristão pode ser um apaixonado por futebol? O que dizer das superstições tão comuns neste meio? Para este episódio convidámos o Pe. Nuno Coelho, amigo próximo e pároco de Fernando Santos e o Duarte Castro. Falámos da fé do selecionador, partilhámos histórias das nossas próprias vivências no futebol e, claro, discutimos o facto de este torneio se realizar no Qatar, com todas as dimensões éticas e morais que isso acarreta. Este é um episódio para ouvir entre jogos, com uma cerveja e uns tremoços à mão.
    57m 52s
  • Episódio 13 - Padre Tiago Fonseca

    10 NOV 2022 · Ser padre, desde o discernimento da vocação aos anos de formação no seminário e na vida diária da paróquia é a aventura que convidamos a conhecer neste episódio em que estivemos à conversa com o Pe. Tiago Fonseca. O pároco jovem e dinâmico das paróquias da Ericeira e Carvoeira que se diz ainda sonhador e reconhece a necessidade da companhia de outros padres e leigos para levar a cabo a missa apostólica nos tempos desafiantes que se vivem hoje na Igreja.
    42m 16s
  • Episódio 12 - Felix Lungu

    27 OCT 2022 · “Há uma igreja sofre” conta-nos Felix Lungu do secretariado português da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre. Abriu-nos as portas e o coração para nos levar numa viagem à volta do mundo pelos vários projetos da AIS que fazem o bem sem alaridos ou cobertura mediática. Oferecendo bens materiais e espirituais, os padres, freiras e leigos que estão no terreno oferecem-se a si próprios - “um martírio em vida” - que torna Jesus presente a todos, nestes cantos esquecidos do mundo. A AIS é o verdadeiro hospital de campanha que vos convidamos a conhecer melhor neste episódio. Uma chamada de atenção para o bem que é a Igreja, quando sustentada na oração e na reciprocidade.
    51m 49s
  • Episódio 11

    13 OCT 2022 · Neste episódio, continuámos a conversa difícil mas necessária sobre o tema dos abusos na Igreja e trazemos uma análise de dois casos particularmente salientes e que têm tido muita atenção mediática que envolvem D. Ximenes Belo e D. José Ornelas. Desta conversa a que o Duarte Valle de Castro se voltou a juntar para partilhar a sua perspetiva do conhecimento que tem da vida de fé do povo de Timor, percebemos a urgente de necessidade de ajuizar todas as notícias que saem com espírito crítico e manter viva a oração por todas as vítimas e todos os membros do clero envolvidos nas suspeitas e na sua investigação.
    57m 36s
  • Episódio 10 - Pedro Gil - (parte 2)

    29 SEP 2022 · "O povo de Deus merece a homenagem da verdade". É este o princípio que deve conduzir a resposta da Igreja à crise dos abusos sexuais, segundo Pedro Gil, especialista em comunicação de crise. Neste episódio, o segundo dedicado ao tema, falamos do problema das falsas acusações e dos dilemas que podem surgir da parte das dioceses quando confrontadas com uma suspeita. Mais uma vez, uma conversa difícil mas muito necessária.
    1h 55s
  • Episódio 9 - Pedro Gil - (parte 1)

    26 SEP 2022 · De volta de férias, depois de um verão quente marcado pela revelação de casos de abusos na Igreja portuguesa, quisemos sentar-nos com Pedro Gil, especialista em comunicação de crise, que partilhou uma perspectiva verdadeiramente humana centrada na vítima e na restauração da confiança, e na fé em Deus e na Sua Igreja.
    57m 7s

Pouco depois de ter sido eleito, o Papa Francisco pediu à Igreja para ser um Hospital de Campanha. Neste podcast três católicos procuram olhar para a actualidade social e da...

show more
Pouco depois de ter sido eleito, o Papa Francisco pediu à Igreja para ser um Hospital de Campanha. Neste podcast três católicos procuram olhar para a actualidade social e da Igreja, sempre por esta perspectiva de Hospital de Campanha que se preocupa mais em sarar as feridas da humanidade do que em travar guerras e batalhas de trincheira.

Inês Dias da Silva é casada, mãe de quatro filhos, especializada em marketing e comunicação e herdeira do Povo, um serviço de mailing e divulgação iniciada pelo seu pai Pedro Aguiar Pinto.

Filipe d’Avillez é casado, pai de seis filhos, jornalista freelancer ligado à fundação Ajuda à Igreja que Sofre e especializado em religião e relações internacionais. É o fundador da Actualidade Religiosa, um blog, mailing list e grupo de Facebook de divulgação e discussão de temas religiosos.

Duarte Castro é casado, pai de quatro filhos e trabalha na banca. Com a sua mulher Matilde está envolvido em projectos missionários e é autor do livro “Em Timor”, sobre a sua experiência com os Leigos pelo Desenvolvimento naquele país.
show less
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search