Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Filosopop (FB Podcast)

  • FilosoPOP 053 - Edgar Morin

    23 JUN 2023 · No episódio do FILOSOPOP de hoje o Professor João Saraiva vai te levar numa viagem épica para conhecer um dos pensadores mais intrigantes do século XX: Edgar Morin. Esse francês de nascença, mas cidadão do mundo em espírito, não só desafiou as fronteiras do conhecimento, como as desmantelou! Embarque conosco nesta viagem filosófica através do universo de Morin, da resistência contra o fascismo à fundação de uma nova maneira de pensar o mundo. Vamos explorar a complexidade de suas ideias, descobrir como elas podem mudar nossa visão de mundo e como Morin, com sua visão complexa, nos desafia a pensar além das caixinhas. Se você é daqueles que gosta de desafios, de perguntas difíceis e de explorar novas maneiras de entender o mundo, então este episódio é para você. E não se esqueça: a filosofia não é só para barbudos de toga ou eremitas de montanha. Ela também pode ser divertida, descolada e, acima de tudo, extremamente relevante para nossas vidas. Então, prepare a pipoca, relaxe e venha filosofar conosco! Lembre-se de compartilhar o FILOSOPOP com seus amigos, família e até com seu professor de filosofia! (Você pode ganhar pontos extras por isso!). Esperamos que goste!
    15m 30s
  • FilosoPOP 052 - Peter Singer

    16 JUN 2023 · Preparem-se, jovens pensadores, porque no episódio desta semana do FILOSOPOP, estamos mergulhando no mundo fascinante e desafiador do filósofo contemporâneo Peter Singer! Singer é conhecido por suas ideias provocativas e contundentes sobre ética e moralidade. Ele nos desafia a questionar nossas crenças, a expandir nosso círculo de empatia e a fazer o máximo de bem possível - mesmo que isso signifique tomar decisões difíceis. Neste episódio, vamos explorar com o Professor João Saraiva, desde a infância de Singer até sua formação acadêmica. Nós também mergulharemos em suas ideias sobre a ética da caridade eficaz, os direitos dos animais e muito mais. Então, esteja você no ônibus, na sala de aula, ou até mesmo procrastinando antes daquela prova temerosa, coloque seus fones de ouvido e prepare-se para uma jornada através do mundo da filosofia com Peter Singer. Prepare-se para o desafio, a inspiração e, acima de tudo, para expandir sua mente!
    23m 24s
  • FilosoPOP 051 - Sigmund Freud

    2 JUN 2023 · Preparem-se, ouvintes, porque no episódio de hoje do FILOSOPOP, vamos colocar nossos chapéus de detetives e decifrar os mistérios da mente humana, guiados pelo pai da psicanálise, Sigmund Freud! Você sabia que Freud foi o cara que introduziu conceitos como id, ego, superego, e fez com que todos nós começássemos a ver duplo sentido em tudo? E não esqueçamos dos sonhos! Ah, os sonhos... Até hoje quem nunca teve um sonho esquisito e pensou "Será que Freud explica?" Neste episódio, mergulhamos fundo no mundo de Freud, desde o seu nascimento em uma pequena cidade da atual República Tcheca até a fuga da perseguição nazista na Áustria. Vamos explorar suas ideias inovadoras (e por vezes controversas) sobre o inconsciente, a sexualidade e os mecanismos de defesa. No final do episódio, você vai entender por que Freud continua sendo uma das figuras mais influentes (e debatidas) da psicologia, mesmo mais de um século depois. E, quem sabe, talvez comece a ver seus próprios sonhos de uma maneira diferente. Então, preparem-se para um episódio cheio de análises, sonhos intrigantes e muito mais. Prepare o divã, e venha para o FILOSOPOP com o Professor João Saraiva!
    31m 14s
  • FilosoPOP 050 - Karl Marx

    19 MAY 2023 · Bem-vindos a uma edição especial do FILOSOPOP! Neste 50º episódio, mergulhamos no universo fascinante de Karl Marx, o pensador revolucionário cujas ideias moldaram o mundo de maneiras que ele provavelmente nunca poderia imaginar. Marx foi muito mais do que o criador do comunismo. Ele foi um filósofo, economista, sociólogo, historiador e jornalista. Sua visão de mundo, conhecida como marxismo, influenciou várias disciplinas, e suas ideias sobre a luta de classes e o materialismo histórico continuam relevantes até hoje. Neste episódio, exploramos a vida de Marx desde seu nascimento na Alemanha em 1818, passando por sua formação acadêmica e seu envolvimento com a Liga dos Comunistas, até seus últimos dias em Londres. Discutimos suas obras mais importantes, "O Manifesto Comunista" e "O Capital", e tentamos desvendar o significado de suas teorias complexas de uma maneira acessível e envolvente. Lembre-se, a filosofia não é apenas um assunto acadêmico - é uma maneira de ver o mundo. Então, junte-se a nós nesta viagem intelectual e descubra como as ideias de Marx podem mudar a maneira como você vê o mundo ao seu redor. Escute, aprenda, e não esqueça de compartilhar o FILOSOPOP com seus amigos e nas redes sociais com as hashtags #FILOSOPOP e #KarlMarx. Sua participação faz toda a diferença!
    21m 13s
  • FilosoPOP 049 - Theodor Adorno

    12 MAY 2023 · Ei, galera do FILOSOPOP! No episódio de hoje, o professor João Saraiva vai nos apresentar um pensador cuja vasta contribuição para a filosofia, sociologia e estética tem sido objeto de debate e admiração por gerações. Este grande intelectual foi um crítico feroz da indústria cultural e um defensor inabalável da arte autêntica e emancipatória. Ele nos deu ferramentas para compreender a relação complexa entre arte, sociedade e política, e suas ideias continuam sendo relevantes até hoje, especialmente em um mundo dominado pela mídia e pela cultura de massa. Sem mais delongas, preparem-se para mergulhar no pensamento fascinante de... Theodor Adorno!
    20m 39s
  • FilosoPOP 048 - Darcy Ribeiro

    5 MAY 2023 · E aí, galera do FILOSOPOP! Hoje, temos um episódio imperdível que vai fazer você mergulhar no universo de Darcy Ribeiro, um intelectual brasileiro cujo pensamento é incrivelmente atual e necessário nos dias de hoje. Vamos explorar suas ideias sobre diversidade cultural, justiça social e educação, e descobrir como elas podem nos inspirar a repensar o Brasil e nosso papel nele. Então, não perca mais tempo e venha conosco conhecer a vida e obra deste grande pensador que continua provocando reflexões e transformações em nossa sociedade. Vamos nessa?
    16m 43s
  • FilosoPOP 047 - Milton Santos

    28 APR 2023 · Se você é curioso e adora descobrir coisas novas, então temos um convite para você: embarque com a gente no universo da geografia e conheça a vida e obra do incrível Milton Santos. Esse geógrafo baiano é um verdadeiro mestre da reflexão sobre a sociedade e o mundo em que vivemos. Se você quer entender como a geografia pode ajudar a entender as desigualdades sociais e o papel da tecnologia no mundo contemporâneo, então o FILOSOPOP sobre a vida e a obra de Milton Santos é para você. Venha com o professor João Saraiva, nessa jornada inspiradora de conhecimento e reflexão!".
    15m 57s
  • FilosoPOP 046 - Jacques Derrida

    21 APR 2023 · No podcast FILOSOPOP de hoje, vamos explorar o pensamento de Jacques Derrida, um filósofo francês conhecido por sua teoria da desconstrução. Derrida questionou a forma como entendemos e interpretamos textos, argumentando que não há um significado fixo ou central, mas sim múltiplas interpretações possíveis. Desafiando as ideias tradicionais de linguagem e estrutura, Derrida nos convida a repensar nossas noções de verdade e identidade, mostrando que nossa compreensão do mundo é sempre complexa e multifacetada. Então, preparem-se para mergulhar no universo desconstrutivista de Derrida e expandir seus horizontes filosóficos!
    18m 4s
  • FilosoPOP 045 - Voltaire

    14 APR 2023 · E aí, galera! Prontos para uma viagem alucinante ao mundo da filosofia? No episódio de hoje do FILOSOPOP, vamos explorar com o professor João Saraiva, a vida e a obra de um cara que abalou as estruturas do século XVIII: Voltaire! Preparem-se para conhecer as aventuras desse filósofo, escritor e ativista que enfrentou a Igreja, a monarquia e lutou pela liberdade de expressão! Vem com a gente desvendar as ideias desse gênio do Iluminismo e entender por que ele continua sendo uma inspiração para a nossa sociedade até hoje. Aperte o play e entre nessa viagem filosófica com a gente!
    15m 27s
  • FilosoPOP 044 - Baruch Spinoza

    7 APR 2023 · E aí, pessoal! Estão preparados para mais um episódio do FILOSOPOP? Hoje o professor João Saraiva irá nos falar sobre um filósofo que pode ser considerado um verdadeiro rebelde da sua época! Ele questionou as ideias tradicionais sobre Deus e a religião, defendeu a liberdade de pensamento e ainda influenciou o surgimento da democracia moderna. Estamos falando de um dos mais importantes pensadores da história, cujas ideias ainda ecoam até hoje. Se vocês querem saber quem é Baruch Spinoza e o que ele pensava, não percam este episódio!
    14m 19s
"Filosopop" é um podcast do FB Podcast, o Podcast da Organização Educacional Farias Brito.


www.fariasbrito.com.br
Information
Author Org. Educacional Farias Brito
Categories Education
Website -
Email -

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search