Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Direto ao Ponto

  • Como foram os bastidores e as agendas da comitiva do governo gaúcho na Alemanha

    26 APR 2024 · O governado Eduardo Leite liderou uma comitiva em uma missão de https://www.correiodopovo.com.br/podcasts/direto-ao-ponto/como-foi-a-etapa-italiana-da-miss%C3%A3o-do-governo-ga%C3%BAcho-na-europa-1.1485105 e Alemanha. Acompanhado de secretários e deputados, Leite teve uma série de agendas com governos e empresas para prospectar negócios e a aproximar o Estado destes dois países. Durante a etapa alemã da viagem, além das reuniões, o grupo enfrentou uma maratona de aeroportos, que foi impactada na segurança pelo conflito entre Irã e Israel. Nos bastidores, o projeto de aumento da alíquota de ICMS, defendido pelo governo na Assembleia Legislativa.A editora de política do Correio do Povo, Mauren Xavier, acompanhou a comitiva e conta como foi a segunda parte da https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/pol%C3%ADtica/missaoitaliaalemanha A apresentação é de Matheus Chaparini.
    30m 44s
  • Entenda o que muda com a situação de emergência em função da dengue em Porto Alegre

    24 APR 2024 · Porto Alegre decretou, nesta semana, https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/sa%C3%BAde/porto-alegre-decreta-emerg%C3%AAncia-em-sa%C3%BAde-para-enfrentamento-da-dengue-1.1486681 por conta da dengue. A decisão se dá diante de um cenário com aumento de casos e internações e sobrecarga no sistema de saúde. Somente este ano, a cidade registrou mais de 2.200 casos confirmados da doença, além de duas mortes.A capital gaúcha vive um cenário diferente dos anos anteriores. Em 2022 e 2023, havia uma concentração de casos na Zona Leste. Neste ano,https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/sa%C3%BAde/quase-todos-os-bairros-de-porto-alegre-j%C3%A1-registraram-casos-de-dengue-em-2024-alerta-secret%C3%A1rio-1.1486831tem alto índice de infestação pelo mosquito.O Direto ao Ponto conversa com a Diretora de Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Evelise Tarouco da Rocha, para entender o que muda daqui para frente com a situação de emergência decretada.
    25m 7s
  • Como foi a etapa italiana da missão do governo gaúcho na Europa

    17 APR 2024 · O governo gaúcho cumpre agenda na Europa. Liderada pelo governador Eduardo Leite, junto de secretários e parlamentares da base, a comitiva gaúcha já participou de reuniões com representantes governamentais e de empresa para estreitar laços e buscar investimentos. Após passar por Vêneto e Roma, na Itália, o grupo segue para Alemanha. Para saber como foi a missão até aqui, o Direto ao Ponto conversou com a editora de Política do Correio do Povo, Mauren Xavier, que acompanha comitiva na Europa. 
    27m 52s
  • Irã x Israel: os perigos de uma escalada entre os países

    17 APR 2024 · A tensão no https://www.correiodopovo.com.br/topicos/Tag/Ir%C3%A3%20x%20Israel só aumenta. No último final de semana, o Irã, em resposta aos bombardeios de Israel, lançou um https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/mundo/ir%C3%A3-abandona-tabu-de-atacar-diretamente-israel-1.1484382contra bases militares israelenses. O governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu já prometeu um contra-ataque, e a comunidade internacional teme uma escalada entre os países. O https://www.correiodopovo.com.br/podcasts/direto-ao-pontoprocura entender os perigos da situação tomar maiores proporções em entrevista com o analista de Relações Internacionais e diretor de pesquisa do Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (Isape), Felipe Dalcin. A apresentação é de Lucas Eliel.
    24m 55s
  • Entenda os riscos do uso de remédios para diabetes, como o Ozempic, sem orientação médica

    11 APR 2024 · É cada vez mais comum o uso de medicamentos criados para o tratamento de diabetes por pessoas que buscam perder peso rapidamente. Remédios como o Ozempic e Wegovy se tornaram populares em diversos países em função do fácil acesso e dos relatos em redes sociais. Mas o uso sem orientação médica de medicamentos por quem não busca tratar de diabetes ou obesidade pode trazer riscos à saúde.O Direto ao Ponto conversou com o médico endocrinologista Fernando Gerschman, professor do curso de Medicina da UFGRS e diretor da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) e com a professora Claudia Winter, do curso de Nutrição da Universidade Feevale.
    31m
  • Porto Alegre e os 60 anos do golpe - Memórias e reflexões

    5 APR 2024 · Porto Alegre viveu dias de intensa mobilização com o início do golpe de 1964. E após 60 anos, o Correio do Povo buscou recontar, por meio da memória de alguns de seus personagens, as 72 horas da tensão com o movimento militar e o início do exílio de João Goulart.
    15m 41s
  • Saúde mental no futebol: o estágio atual no Brasil e as principais queixas dos jogadores

    2 APR 2024 · O debate sobre os cuidados com a saúde mental vem crescendo no futebol brasileiro com os relatos de jogadores com problemas como depressão e ansiedade crescendo no cenário nacional. Em março, após dez anos sem um profissional do ramo, a https://www.correiodopovo.com.br/esportes anunciou a chegada da psicóloga Marisa Lúcia Santiago para atuar ao lado da comissão técnica de Dorival Júnior. O Direto ao Ponto de hoje conversou com a especialista em psicologia do esporte, com passagens pelo Santos e na Confederação Brasileira de Skate, Juliane Fechio, para entender o quão importante é este trabalho e quais os benefícios e desafios dentro do âmbito esportivo.
    19m 17s
  • Falsos nudes: como proteger e orientar crianças e adolescentes frente à Inteligência Artificial 

    28 MAR 2024 · O mau uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) tem virado caso de polícia em diferentes cidades, como Rio de Janeiro e Porto Alegre, onde adolescentes foram investigados https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/pol%C3%ADcia/sobe-para-16-n%C3%BAmero-de-alunas-v%C3%ADtimas-de-montagem-com-intelig%C3%AAncia-artificial-em-porto-alegre-1.1476039. Com poucos cliques, uma adulteração de imagem pode enquadrar crime cibernético e acarretar em uma série de traumas para os envolvidos.Ao Direto ao Ponto, a professora Daniela Amaral, do Curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da PUCRS, vai abordar sobre os perigos da difusão da IA, que tipos de crimes podem surgir e de que formas podemos evitá-los e minimizar os riscos.  Também neste episódio, a psicóloga Karen Szupszynski irá orientar como abordar esses assuntos com crianças e adolescentes e de que forma os jovens são impactados pelo cyberbullying e por crimes envolvendo Inteligência Artificial. A apresentação é de Matheus Chaparini.
    27m 57s
  • O que o presidente da CEEE tem a dizer sobre a falta de luz no Rio Grande do Sul

    22 MAR 2024 · Novo episódio de temporais deixou centenas de milhares de clientes sem energia por vários dias no estado
    42m 2s
  • Ameaça nuclear? O que a vitória de Putin significa para a Rússia e o Ocidente

    19 MAR 2024 · Sem surpresas, https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/mundo/comiss%C3%A3o-eleitoral-elogia-vit%C3%B3ria-recorde-de-putin-1.1475618, com 87% dos votos. O político governa a nação há 25 anos e caminha para superar Josef Stalin e ser o líder russo há mais tempo no poder desde Catarina, a Grande, no século XVIII. O https://www.correiodopovo.com.br/podcasts/direto-ao-pontoprocura entender o significado da vitória de Putin para a Rússia e o Ocidente, especialmente em relação à invasão na Ucrânia e às ameaças nucleares que o presidente já fez. O entrevistado é o analista de Relações Internacionais e diretor de pesquisa do Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (Isape), Felipe Dalcin. Já a apresentação é de Lucas Eliel.
    26m 36s

Fique por dentro dos principais fatos do Brasil e do mundo bem no estilo Correio do Povo: direto ao Ponto. Não deixe de acessar o site do jornal e assinar...

show more
Fique por dentro dos principais fatos do Brasil e do mundo bem no estilo Correio do Povo: direto ao Ponto. Não deixe de acessar o site do jornal e assinar a newsletter mensal de indicações do podcast, elaborada por Lucas Eliel, um dos apresentadores.
show less
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search