Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Coemergência | Podcast

  • #13 É preciso saber morrer? (com Ana Claudia Quintana)

    16 MAY 2019 · Por que temos tanta dificuldade de aceitar o processo de envelhecimento? Por que não queremos falar sobre a morte? O que podemos fazer para nos prepararmos para o inevitável? Como lidar com o luto? Qual a importância das nossas escolhas agora para os momentos futuros? Foi sobre tudo isso e muito mais que a Dra. Ana Claudia Quintana Arantes conversou com a gente nesse episódio. Ela contou um pouco de sua trajetória e suas descobertas, em especial como o cuidar do outro e o autocuidado foram divisores de águas na sua vida e carreira – algo também significativo para todos nós. Além de ser um tema que mexe com todos nós e da perspectiva da Ana Claudia ser preciosa, a questão é muito urgente: o Brasil está entre os 40 piores países para morrer, nossa cultura tenta “consertar” o envelhecimento e temos muita dificuldade de lidar com o sofrimento (nosso e do outro). A morte, além de ser um dia que vale a pena viver, é um tema sobre o qual vale a pena falar. Quem sabe descobrimos se é preciso saber morrer… Ana Claudia Quintana Arantes é médica formada pela USP com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Tem especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford. Ana Claudia é autora do livro “A morte é um dia que vale a pena viver” e co-autora do livro “Cuidando de quem cuida”. Se você vai morrer um dia, aperte o play (o quanto antes)!
    1h 34m 45s
  • #12 Cuidando das dores do ativismo (com Evelyn Gomes)

    2 MAY 2019 · "Vamos botar um ponto final em todos os ativismos do Brasil”. Essa frase do atual presidente dá o tom do momento difícil em que nos encontramos. Vemos o crescimento de um movimento conservador que pretende dificultar ao máximo e até criminalizar os ativismos em torno das minorias, ao mesmo tempo em que somos o país que mais assassina ambientalistas e homossexuais no mundo, que registra um crescendo no número de feminicídios e onde os negros representam mais de 70% das vítimas de homicídio. As lutas são urgentes. Diante do tamanho do desafio, como não se desgastar e conseguir se manter bem? Como cuidar de si e não descuidar de nossas causas? Para esse papo, chamamos Evelyn Gomes, uma nordestina arretada. Natural de Arapiraca (AL) e graduada nas ruas de Sampa, cidade que adotou há 11 anos, ela nos fala de sua trajetória e engajamento como ativista em várias frentes - hoje é diretora do Labhacker -, de projetos que admira e acompanha e de seu processo de autocuidado e autoconhecimento, incluindo o recém-nascido projeto "Cuida-me", que oferece praticas terapêuticas de modo voluntário na Assembleia Legislativa de São Paulo, para, como ela mesma diz, propiciar uma politica mais cuidada. O papo tá massa! Dá o play e se achegue na nossa lavanderia.
    1h 37m 34s
  • #11 Cidades para Pessoas (com Natália Garcia)

    18 APR 2019 · A jornalista Natália Garcia, idealizadora do projeto Cidades Para Pessoas (www.cidadesparapessoas.com), contou pra gente o que é uma cidade desse tipo: aquela onde o bicho ser humano vive bem. Ela falou sobre como cidades assim estão em harmonia com as vocações do espaço e das pessoas. Como identificar estas vocações? Como "aprender com o corpo" sobre a cidade? Estas foram algumas das direções que o papo foi tomando. Estas reflexões da Natália apontam para a conexão entre a consciência e o espaço, a maneira pela qual como pensamos e onde habitamos se afetam mutuamente. Explorando e exemplificando um pouco mais este tópico, ela contou sobre o que observou sobre o Butão - e o celebrado índice de "Felicidade Interna Bruta" - em uma viagem recente ao país. Ficou curioso? É só dar o play - e ligar alto, porque talvez você esteja apertado num metrô barulhento fazendo uma longa viagem de volta pra casa!
    1h 29m 2s

A proposta do Coemergência é explorar temas importantes da nossa sociedade e da vida cotidiana, sempre à luz da relação entre os nossos mundos interno e externo. Partimos do princípio...

show more
A proposta do Coemergência é explorar temas importantes da nossa sociedade e da vida cotidiana, sempre à luz da relação entre os nossos mundos interno e externo. Partimos do princípio de que a maneira como percebemos e nos posicionamos no mundo está diretamente relacionada aos nossos referenciais, visões de mundo, emoções, hábitos e experiências prévias.
show less
Information
Author Coemergência
Categories Society & Culture
Website -
Email -

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search