Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Chega Pra Cá

  • A segurança e as regras das eleições municipais

    30 APR 2024 · O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mudou seu comando nesta terça-feira (30). O desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga assumiu a presidência, em substituição ao colega Itaney Campos, e vai presidir as eleições municipais deste ano.Também tomou posse o desembargador Ivo Favaro, como vice-presidente e corregedor do TRE. Natural de Goiânia, o novo presidente do TRE começou sua carreira pelo Ministério Público, em 1983. Tornou-se desembargador na vaga do quinto constitucional, em 2009, e é membro da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Goiás.  Para conversar sobre as eleições, Luiz Cláudio Veiga Braga é o entrevistado deste episódio do Chega pra Cá. Para acompanhar, é só dar o play!
    33m 42s
  • "A ideia de que a polícia violenta combate o crime é uma falácia"

    25 APR 2024 · Em meados dos anos 2000 um grupo de especialistas criou o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) para, entre outras missões, produzir informações e dados e facilitar o acesso a eles. Atualmente esse fórum produz o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, com informações das secretarias de segurança pública estaduais, polícias civis, militares e federal; e o Atlas da Violência, este a partir dos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde; entre outros levantamentos. Ao longo dessas mais de duas décadas, o fórum acumulou informações e experiências sobre violência e segurança pública no Brasil. Para conversar sobre esse assunto, a convidada deste Chega pra Cá é a diretora do FBSP, Samira Bueno. Para acompanhar a entrevista completa, é só dar o play! 
    34m 51s
  • O que fez Caiado ter alto índice de aprovação

    16 APR 2024 · Pesquisa Quaest divulgada na semana passada indicou que o governo de Ronaldo Caiado (UB) tem aprovação de 86% da população goiana. Para entender esse número, a convidada desta semana do Chega pra Cá é Valéria Torres Costa e Silva, consultora nas áreas de pesquisa de opinião pública, de comunicação institucional e de marketing governamental. Pernambucana, Valéria Torres tem graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e doutorado na Universidade da Califórnia. Valéria foi secretária de Comunicação do governador Caiado em 2019, depois de ter exercido a mesma função em seu estado natal e no Rio Grande do Norte, e continua a prestar consultoria ao governador na área de pesquisas de opinião pública.
    32m 15s
  • Sete pré-candidatos no ringue eleitoral

    9 APR 2024 · A primeira fase da pré-campanha terminou no último fim de semana. Em Goiânia há sete pré-candidatos a prefeito: Adriana Accorsi (PT), Vanderlan Cardoso (PSD), Sandro Mabel (UB), Rogério Cruz (SD), Gustavo Gayer (PL), Matheus Ribeiro (PSDB) e Leonardo Rizzo (Novo). A segunda fase começou nesta semana com as conversas sobre alianças partidárias e articulações pelas vagas de vice-prefeito. Para entender esse quadro, o Chega pra Cá convidou dois experts: os jornalistas Fabiana Pulcineli e Vassil Oliveira. Acompanhe a conversa, as análises e os bastidores.  É só dar o play!
    43m 10s
  • Qual o perfil de prefeito Goiânia quer?

    2 APR 2024 · O governador Ronaldo Caiado justificou, no sábado (30), a escolha do presidente da Fieg, Sandro Mabel, para ser o candidato a prefeito de Goiânia pela base aliada do governo com o seguinte argumento: “O povo de Goiânia não tem nenhum sentimento contra político, mas quer capacidade comprovada de gestão". Afinal, o que dizem as pesquisas a respeito do eleitor goianiense? A disputa será entre perfis de gestão ou entre polos políticos? Para entender melhor a cabeça do eleitor, o convidado deste episódio do Chega pra Cá é Mário Rodrigues Neto, diretor da Grupom Consultoria e Pesquisas. Mário Neto Trabalha diretamente com a operação e atividade de pesquisa de mercado e de opinião desde 2006. É engenheiro de produção mecânica, mestre em engenharia de produção pela UFRJ e foi professor da PUC Rio até 2012. Analise você também o que o eleitor espera do futuro prefeito.  É só dar o play!
    42m 3s
  • 31 de março, uma data que precisa ser lembrada

    26 MAR 2024 · Neste domingo (31 de março) completam-se 60 anos do golpe militar de 1964, que derrubou o presidente João Goulart, instituiu um governo autoritário que comandou o Brasil por 21 anos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu que seu governo não vai relembrar a data, uma tentativa de apaziguar as relações com as Forças Armadas, apesar do apoio de vários de seus membros aos movimentos golpistas do ex-presidente Jair Bolsonaro. Mas essa é uma data que não só deve, como precisa ser relembrada, pois não há como colocar uma pedra sobre a história. E é por isso que O POPULAR dedica este episódio do Chega pra Cá para tratar do assunto. O nosso convidado é o historiador Francisco Carlos Teixeira, professor de história contemporânea das Universidades Federais do Rio de Janeiro e de Juiz de Fora (MG) e especialista, entre outros, em assuntos militares. Francisco Teixeira é professor emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e da Escola Superior de Guerra. Acompanhe a conversa. É só dar o play!
    41m 36s
  • Por que a direita brasileira se associa a Israel?

    25 MAR 2024 · Os governadores Ronaldo Caiado (UB) e Tarcísio de Freitas, de São Paulo, reuniram-se no dia 19 de março com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e com o presidente israelense, Isaac Herzog. Os governadores aproveitam para capitalizar politicamente com o desgaste das declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que comparou as milhares de mortes na Faixa de Gaza com o extermínio judeu durante o Holocausto nazista.   Para avaliar esse cenário e por que a direita brasileira se associa ao governo de Netanyahu, em meio à pressão internacional pelas milhares de mortes de palestinos civis em Gaza, o convidado deste Chega pra Cá é o professor de Sociologia da UFRJ e pesquisador do Centro de Estudos do Antissemitismo da Universidade de Jerusalem, Michael Gherman. O professor Gherman tem um currículo extenso, mas vou resumir em seus temas de estudos: holocausto, estudos judaicos, oriente médio, extrema direita, sociologia da religião, estudos de genocídio e violência política. Acompanhe a conversa. É só dar o play!
    26m 58s
  • A luta contra o rombo do Imas

    27 FEB 2024 · Há um ano, um grupo multidisciplinar da Universidade Federal de Goiás (UFG) faz auditoria no Instituto Municipal Assistência Social (Imas). O contrato com a prefeitura de Goiânia estabelece que a equipe formada por professores das áreas de saúde, de gestão pública e auditoria financeira fará levantamentos nas áreas de saúde, gestão, jurídica e financeira até o início de 2025. Neste um ano de trabalho, os auditores já apresentaram várias análises e medidas de correção da gestão. Por isso, o Imas tem feito algumas mudanças internas, como a publicação da portaria com o rol de procedimentos, quer dizer, a lista de consultas, exames, cirurgias e tratamentos que o plano de saúde será obrigado a oferecer aos servidores municipais e a publicação do edital com regras para a contratação de prestadores de serviços, os credenciados. Também já foi entregue pela UFG o relatório analítico do endividamento do Imas. O documento revelou que entre 2021 e 2023 a dívida do instituto chegou a R$ 220 milhões. Para conversar sobre esses assuntos, os entrevistados deste episódio do Chega pra Cá são o presidente do Imas, o médico Marcelo Marques Teixeira; e a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, Luana Ribeiro. Confira a entrevista completa. É só dar o play.
    39m 50s
  • "Excessos das forças policiais têm de ser coibidos na formação"

    20 FEB 2024 · O procurador-geral de Justiça, Cyro Terra Peres, que comanda o Ministério Público de Goiás (MP-GO), admitiu que a Polícia Militar do Estado precisa aprimorar a "cultura" para respeitar os "direitos das pessoas". Ele disse isso em entrevista à jornalista Cileide Alves, no programa Chega pra Cá, transmitido pelo POPULAR, nesta terça-feira (20). Terra também negou veementemente que o MP-GO tenha adquirido certa dependência do governo estadual e rebateu todas as questões que apontavam a inércia da procuradoria diante de medidas tomadas pelo governo estadual, que foram consideradas inconstitucionais por outros âmbitos da sociedade. Questionado quanto à falta de controle externo sobre a PM-GO quanto às suas ações ostensivas, Terra defendeu que o MP-GO tem cumprido esse papel, mas só tem encontrado situações pontuais de crimes cometidos pelos policiais em abordagens. Confira a entrevista completa. É só dar o play!
    58m 19s
  • "Municípios não têm critérios para organizar fila de espera de creches"

    6 FEB 2024 · Milhares de crianças de zero a 3 anos seguem fora da educação infantil por falta de vagas em Goiás, segundo o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado (TCM-GO) e coordenador do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (Gaepe), Fabrício Motta, que concedeu entrevista à jornalista Cileide Alves, no programa Chega Pra Cá desta terça-feira (6). De acordo com o conselheiro, a pesquisa que apontou um déficit de 38 mil vagas foi feita no final de 2023 e contou com a participação de 201 dos 246 municípios. Portanto, mesmo com a criação de mais de 11 mil vagas de início deste ano, faltariam ao menos outras 26 mil para crianças em listas de espera. Acompanhe a entrevista completa. É só dar o play!
    26m 25s

Apresentado pela jornalista Cileide Alves, o Chega Pra Cá é uma conversa com pessoas relevantes da sociedade sobre temas pulsantes do dia a dia. É um convite a sentar e...

show more
Apresentado pela jornalista Cileide Alves, o Chega Pra Cá é uma conversa com pessoas relevantes da sociedade sobre temas pulsantes do dia a dia. É um convite a sentar e refletir sobre agendas em comum, aprofundando aquilo que se perde em meio ao nervosismo do noticiário. Aqui, na versão em podcast, o programa do jornal O Popular pode ser desfrutado quando for mais conveniente ao ouvinte. Então, Chega Pra Cá.
show less
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search