Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Até Que Se Prove O Contrário

  • EP 06 - O que vem depois da injustiça

    9 DEC 2021 · EP 06 - O que vem depois da injustiça Lançamento: 09.12 Em 2017, Wlaedson foi conversar com um amigo na casa dele e acabou preso acusado de um roubo. A partir daí, sua mãe, Laudinete, mobiliza a comunidade e conduz por conta própria uma investigação que prova a inocência do filho. Esta história, da prisão de Wlaedson até ser declarado inocente, já foi contada pela Agência Pública na época, mas agora, mais de três anos depois, José Cícero e Ciro Barros retornam às ruas do Jd. Amália, no bairro do Capão Redondo, para relembrar toda essa trajetória e ver quais as marcas que ficam na vida de quem sofre uma injustiça. No sexto e último episódio desta série, investigamos os danos financeiros e emocionais, a dificuldade em se recolocar no mercado de trabalho, os traumas e o desejo de reparação que acompanham a vida das vítimas do sistema de justiça brasileiro. Com participações especiais de José Roberto Leal, advogado, e de Anita Vaz, do coletivo Margens Clínicas. ==== Parceria Rádio Guarda-chuva: Conheça mais dos podcasts Finutude: https://podcastfinitude.com/ FICHA TÉCNICA: Supervisão geral: Natália Viana Produção, roteiro e locução de apoio: Ricardo Terto Mixagem, finalização e trilha tema original: Ricardo Terto Reportagem, entrevistas e locuções: Ciro Barros e José Cícero Captação de áudio externo: José Cícero Artes: Alexandre De Maio Divulgação - Marina Dias, Ravi Spreizner e Tainah Ramos Locução recado: Clarissa Levy Até Que Se Prove O Contrário é uma produção original da Agência Pública e faz parte da Rádio Guarda-Chuva de podcasts.
    31m 4s
  • EP 05 - O escudo da farda

    2 DEC 2021 · Cristiano tomou um tiro enquanto conversava perto de casa e acordou algemado em um hospital. Tudo o que viveu a partir daí só foi possível por causa da conivência da sociedade e da falta de responsabilização das forças policiais. Uma pesquisa realizada no RJ mostrou que em 2016 o Ministério Público pediu arquivamento de 90% dos casos de mortes causadas pela polícia. O quinto episódio da série, Ciro Barros, José Cícero e Ricardo Terto contam como isso influencia a justiça brasileira e gera casos terríveis como o do Cristiano. O episódio ainda conta com as participações especiais de: César Muñoz, pesquisador sênios da Human Right Watch. Orlando Zaccone, ex-delegado da Polícia Civil do RJ e autor do livro “Indignos de vida: A Forma Jurídica da Política de Extermínio de Inimigos na Cidade do Rio de Janeiro” Arthur Pinto de Lemos Junior, Promotor de Justiça do Ministério Público do Trabalho ===== Parceria Rádio Guarda-chuva: Conheça mais dos podcasts Pauta Pública e Vida de Jornalista: https://open.spotify.com/show/0XbvXObZNIbuzSJ3r4fpIo -- FICHA TÉCNICA: Supervisão geral: Natália Viana Produção, roteiro e locução de apoio: Ricardo Terto Mixagem, finalização e trilha tema original: Ricardo Terto Reportagem, entrevistas e locuções: Ciro Barros e José Cícero Captação de áudio externo: José Cícero Artes: Alexandre De Maio Divulgação - Marina Dias, Ravi Spreizner e Tainah Ramos Locução recado: Clarissa Levy ; Até Que Se Prove O Contrário é uma produção original da Agência Pública e faz parte da Rádio Guarda-Chuva de podcasts. Esse episódio usa clipe de áudio da TV Globo
    33m 57s
  • EP 04 - O que se prova na pele

    25 NOV 2021 · A modelo e dançarina Bárbara Querino, conhecida como Babiy, tem uma história que se tornou símbolo de como o racismo atravessa a justiça brasileira. Reconhecida pelo cabelo, mesmo com vídeos e testemunhas de sua inocência, foi condenada por um crime que não cometeu. No quarto episódio da série, com participações especiais da escritora e pesquisadora Juliana Borges, e do advogado criminal Joel Luiz Costa, José Cícero e Ricardo Terto contam os processos e sutilezas que colocam pessoas pretas e pardas como principais vítimas da injustiça no Brasil. == FICHA TÉCNICA: Supervisão geral: Natália Viana Produção, roteiro e locução de apoio: Ricardo Terto Mixagem, finalização e trilha tema original: Ricardo Terto Reportagem, entrevistas e locuções: Ciro Barros e José Cícero Captação de áudio externo: José Cícero Artes: Alexandre De Maio Divulgação - Marina Dias, Ravi Spreizner e Tainah Ramos Locução recado: Clarissa Levy Até Que Se Prove O Contrário é uma produção original da Agência Pública e faz parte da Rádio Guarda-Chuva de podcasts. Esse episódio usa clipe de áudio da TV Band e SBT Parceria Rádio Guarda-chuva: Conheça mais do podcast Afluente: https://open.spotify.com/show/0XbvXObZNIbuzSJ3r4fpIo
    33m 20s
  • EP 03 - O enquadro da mídia

    18 NOV 2021 · Quem define o que é um perfil "suspeito"? Qual é o perigo de alguns jornais apenas escutarem a versão das autoridades em um caso de segurança pública? Qual o papel do jornalismo na chamada cultura do medo? Quais tipos de crimes mobilizam a imprensa e como isso nos afeta? Nesse episódio, com as participações especiais dos jornalistas Caco Barcellos, do Profissão Repórter, e de Fausto Salvador, um dos criadores da Ponte Jornalismo, Ciro Barros e José Cícero investigam como a mídia influencia a construção de um imaginário social que condena previamente jovens pretos e periféricos, além de criar a figura do herói “linha dura”. E, por outro lado, como a visibilidade dada pela imprensa ajuda a levar certos casos a serem devidamente investigados. A história da prisão do ativista social Marcelo Dias revela como o jornalismo funciona para criar injustiça e também para fazer justiça. === Parceria Rádio Guarda-chuva: Conheça mais do podcast Põe Na Estante: https://www.b9.com.br/shows/poenaestante/ FICHA TÉCNICA: Supervisão geral: Natália Viana / Produção, roteiro e locução de apoio: Ricardo Terto / Mixagem, finalização e trilha tema original: Ricardo Terto / Reportagem, entrevistas e locuções: Ciro Barros e José Cícero / Captação de áudio externo: José Cícero / Artes: Alexandre De Maio / Divulgação - Marina Dias, Ravi Spreizner e Tainah Ramos / Locução recado: Clarissa Levy / Até Que Se Prove O Contrário é uma produção original da Agência Pública e faz parte da Rádio Guarda-Chuva de podcasts.
    38m 10s
  • EP 02 - O peso da palavra

    11 NOV 2021 · Você já ouviu falar na expressão "Fé Pública"? Esse é um conceito que está por trás da maioria das prisões no Brasil. É o entendimento da justiça que a palavra do policial é sempre a verdade - e o peso dessa palavra é maior que a de qualquer cidadão e de qualquer prova. Neste episódio, para entender de onde vem esse conceito e como isso afeta o sistema de justiça no Brasil, Ciro Barros, José Cícero e Ricardo Terto contam como Alexsandro, Érick, Kelvin e Rafael, jovens da periferia de São Paulo, acabaram presos mesmo com todas as provas de sua inocência. Acompanhamos os atos da comunidade pedindo a liberdade, a investigação das famílias e as consequências na vida dos jovens acusados. O episódio ainda conta com as participações especiais de Ricardo André de Souza - coordenador da Área Criminal da Defensoria Pública do Rio de Janeiro e Thiago de Luna Cury - coordenador do Núcleo Especializado em Situação Carcerária da Defensoria Pública de São Paulo. FICHA TÉCNICA: Supervisão geral: Natália Viana Produção, roteiro e locução de apoio: Ricardo Terto Mixagem, finalização e trilha tema original: Ricardo Terto Reportagem, entrevistas e locuções: Ciro Barros e José Cícero Captação de áudio externo: José Cícero Artes: Alexandre De Maio Divulgação - Marina Dias, Ravi Spreizner e Tainah Ramos Locução recado: Clarissa Levy Até Que Se Prove O Contrário é uma produção original da Agência Pública e faz parte da Rádio Guarda-Chuva de podcasts.
    29m 16s
  • EP 01 - O que os olhos não veem

    4 NOV 2021 · Na estreia da série, Ciro Barros e José Cícero investigam falhas no processo de reconhecimento e o que memórias falsas e estereótipos têm a ver com isso. Para isso, contamos a história de quatro jovens, Fabrício, Leandro, Pedro e Washington, presos injustamente após um reconhecimento mal feito, além de retratar a luta dos familiares em provar a inocência dos rapazes. Com participações especiais do delegado Leonardo Marcondes Machado delegado da Polícia Civil de Santa Catarina, mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em Direito Penal e Criminologia, e da psicóloga Lilian Stein, referência na pesquisa de memórias falsas e pioneira no país nos estudos da Psicologia do Testemunho. === Parceria Rádio Guarda-Chuva - Conheça a Rádio Escafandro: https://radioescafandro.com/ === FICHA TÉCNICA: Supervisão geral: Natália Viana Produção, roteiro e locução de apoio: Ricardo Terto Mixagem, finalização e trilha tema original: Ricardo Terto Reportagem, entrevistas e locuções: Ciro Barros e José Cícero Captação de áudio externo: José Cícero Artes: Alexandre De Maio Divulgação - Marina Dias, Ravi Spreizner e Tainah Ramos Locução recado: Clarissa Levy Até Que Se Prove O Contrário é uma produção original da Agência Pública e faz parte da Rádio Guarda-Chuva de podcasts. Esse episódio usa clipe de áudio da TV Record.
    41m 37s
  • Teaser | Descubra as engrenagens da injustiça no Brasil

    28 OCT 2021 · A partir do dia 04/11, sempre às quintas, Ciro Barros, José Cícero e Ricardo Terto apresentam histórias que revelam os problemas estruturais da justiça brasileira. Até Que Se Prove O Contrário é uma produção da Agência Pública e faz parte da Rádio Guarda-Chuva de podcasts.
    49s

Até Que Se Prove O Contrário é um podcast em formato minissérie documental de 6 episódios que vai ao ar toda quinta-feira. Uma produção da Agência Pública e que faz...

show more
Até Que Se Prove O Contrário é um podcast em formato minissérie documental de 6 episódios que vai ao ar toda quinta-feira. Uma produção da Agência Pública e que faz parte da Rádio Guarda Chuva de podcasts.

Conduzido por Ciro Barros, José Cícero e Ricardo Terto, o podcast revela no detalhe a história de inocentes que foram encarcerados e revela, ao longo dos episódios, problemas estruturais de injustiça no Brasil. Vamos conhecer a luta dos familiares para conduzirem investigações por conta própria, ouvir relatos de pessoas que sofreram impactos físicos e psicológicos, e buscar respostas para perguntas cruciais como qual o papel da imprensa, da polícia e da sociedade nesse ciclo? Por que o peso falho da lei sempre pesa sobre jovens e negros? Ao longo de mais de um ano, Ciro e José conheceram, conversaram, e escutaram pessoas que convivem com a injustiça: ex-detentos, especialistas, juristas e pesquisadores. O resultado é um entrelaçamento de histórias urgentes e temas necessários sobre este que é um dos maiores problemas do Brasil atual.
show less
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search