Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

A soma dos dias

  • Ep. 50 - A Galp e os resultados das empresas do PSI

    26 APR 2024 · A Galp confirmou a viabilidade comercial do projeto de exploração de petróleo ao largo da Namíbia. Neste episódio analisamos o tema, cujos números impressionam: o volume poderá atingir 10 mil milhões de barris de petróleo. As agências internacionais deram conta da intenção da petrolífera que estará à procura de comprador para metade da participação no projeto. A Galp não confirmou. Na segunda parte olhamos para as expectativas sobre a época de resultados do PSI que arranca nesta sexta—feira. Com Bárbara Silva e Fábio Carvalho da Silva numa edição de Hugo Neutel.
    16m 53s
  • Ep. 49 - O equívoco do choque fiscal de Montenegro e a liberdade económica que o 25 de abril trouxe

    19 APR 2024 · Neste episódio analisamos as contas do IRS e a falha de comunicação do Governo que levou a uma nova polémica na praça pública. Luís Montenegro anunciou uma descida das taxas de IRS perfazendo uma diminuição global de cerca de 1.500 milhões de euros. Só que, no fim de contas, essa redução é pouco mais de 200 milhões, porque há 1.300 milhões que já estavam contemplados no Orçamento do Executivo de Costa. Na segunda parte, falamos do 25 de abril que este ano celebra o 50.º aniversário. Como é que a Revolução dos Cravos mudou a face económica do país e o que é que representou para as empresas? Com Paulo Ribeiro Pinto e Celso Filipe, numa edição de Marta Velho.
    20m 45s
  • Ep. 48 - O programa de Governo e o preço do petróleo

    12 APR 2024 · Na estreia como primeiro-ministro na Assembleia da República, Luís Montenegro apresentou o programa do Governo. Neste episódio passamos em revista algumas medidas do documento, com destaque para a anunciada descida do IRS. Afinal o que é sabemos e o que é que falta saber sobre esta alteração? Na segunda parte analisamos o preço do petróleo, que neste ano tem estado em alta, invertendo a tendência de 2023. Com o Brent a negociar em torno dos 90 dólares por barril, até onde poderá subir? Com Paulo Ribeiro Pinto e Carla Pedro numa edição de Hugo Neutel.
    12m 14s
  • Ep. 47 - As informações financeiras do FC Porto e a emissão de dívida do Benfica

    5 APR 2024 · O futebol está em destaque neste episódio. Por um lado analisamos as novas informações financeiras prestadas pelos dragões à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. No seguimento de uma entrevista de Pinto da Costa, e em plena campanha para as eleições presidenciais no clube, o regulador suspendeu por um dia a negociação na bolsa portuguesa das ações do Porto, obrigando-o a fornecer ao mercado detalhes dos seus planos financeiros a curto e médio prazo. Na segunda parte os holofotes incidem sobre a emissão de dívida do Benfica. O clube quer emitir 35 milhões em dívida para o retalho com um juro de 5,1%. Ao mesmo tempo, quer também trocar títulos que tinham sido colocados em 2021. Com Vítor Rodrigues Oliveira e Leonor Mateus Ferreira, numa edição de Marta Velho.
    16m 41s
  • Ep. 46 - Os novos ministros e os lucros recorde da TAP

    29 MAR 2024 · Neste episódio, analisamos os nomes que Luís Montenegro escolheu para ministros do novo Governo. Na lista entregue esta quinta-feira ao Presidente da República salta à vista desde logo o recurso ao núcleo duro do PSD. Depois, estão em foco os resultados líquidos da TAP, que nunca tinham sido tão elevados. O que significa este lucro para o futuro da empresa, numa altura em que está à venda? Com o diretor adjunto Celso Filipe e o editor de Economia Paulo Ribeiro Pinto. Vítor Rodrigues Oliveira é o anfitrião.
    14m 37s
  • Ep. 45 - O BCP e o próximo Governo

    22 MAR 2024 · Neste episódio, falamos sobre o futuro do Millennium BCP, que tem em aberto a possível saída do seu maior acionista, a Fosun. Apesar desta hipótese ser vista como um plano B, a empresa chinesa, que tem cerca de 20% do banco, já se reuniu com decisores políticos e supervisores em Portugal. Um puzzle com implicações potencialmente mais vastas. Na segunda parte, analisamos o futuro do Governo, depois de Luís Montenegro ter sido indigitado como primeiro-ministro. Com Paulo Ribeiro Pinto, editor de Economia, e Hugo Neutel, coordenador de Empresas. O anfitrião é Vítor Rodrigues Oliveira.
    16m 31s
  • Ep. 44 - O possível orçamento retificativo e o IPO do Reddit

    15 MAR 2024 · Com a situação política no topo da atualidade, um dos muitos cenários em cima da mesa aponta para que o novo governo apresente um orçamento retificativo. Mas afinal do que falamos quando falamos deste tipo de documento? Em que circunstâncias pode ser apresentado? E neste contexto específico, o que pode acontecer? Neste episódio tentamos dar resposta a estas questões. Na segunda parte olhamos para os IPO do Reddit – a plataforma deu nas vistas no caso Gamestop –, que avança na próxima semana, e do Telegram, que poderá ser concretizado mais tarde. Com Leonor Mateus Ferreira e Paulo Ribeiro Pinto numa edição de Hugo Neutel.
    15m 13s
  • Ep. 43 - Especial legislativas: o dia seguinte

    11 MAR 2024 · Neste episódio analisamos a noite eleitoral, os vencedores, os vencidos e, principalmente, os cenários que temos pela frente. Luís Montenegro já disse que é sua "expectativa fundada que o Presidente da República o possa indigitar para formar Governo". Pedro Nuno Santos deixou claro que a direita não pode contar com o PS para governar. E pelo meio temos o Chega como terceira força política, mais de um milhão de votos e vários recados de André Ventura. Com Diana Ramos e Paulo Ribeiro Pinto, e moderação de Cláudia Arsénio.
    29m 13s
  • Ep. 42 - O ouro e os sinais de alarme na economia europeia

    8 MAR 2024 · Neste episódio analisamos as causas e efeitos da subida do preço do ouro, que nesta semana disparou para mais de 2.160 dólares. O Banco de Portugal, no entanto, mantém as suas reservas deste ativo de refúgio, resistindo à tentação de fazer mais-valias. Na segunda parte olhamos para os sinais de alerta na economia europeia e tentamos responder à pergunta: esses riscos são refletidos nos programas das principais forças políticas que constam nos boletins de voto nas eleições legislativas do próximo domingo? Com Leonor Mateus Ferreira e Paulo Ribeiro Pinto numa edição de Hugo Neutel.
    12m 44s
  • Ep. 41 - A Worldcoin e o BCP

    1 MAR 2024 · Neste episódio analisamos o fenómeno da Worldcoin, que oferece criptomoedas a troco de uma leitura da íris. O fenómeno tem atraído milhares de pessoas em vários países, Portugal incluído: há 17 pontos no território nacional nos quais os interessados podem disponibilizar-se para a recolha daqueles dados pessoais que, garante a Worldcoin, não são guardados. A estratégia levanta preocupações sobre a proteção de dados. Na segunda parte olhamos para o lucro do BCP que conseguiu também melhorar a rendibilidade. Com Fábio Carvalho da Silva e Hugo Neutel numa edição de Vítor Rodrigues Oliveira.
    14m 19s

Num mundo noticioso veloz a importância da contextualização é cada vez maior. O Negócios explica o tema mais forte da semana e antecipa a Soma dos Dias da semana seguinte....

show more
Num mundo noticioso veloz a importância da contextualização é cada vez maior. O Negócios explica o tema mais forte da semana e antecipa a Soma dos Dias da semana seguinte. Todas as sextas-feiras em negocios.pt e nas plataformas de podcasts. A Soma dos Dias - em todas as semanas há histórias para contar.
show less
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search