Settings
Light Theme
Dark Theme

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E CONTRA A MULHER: DANOS EMOCIONAIS / O QUE FAZER? / AS REDES DE APOIO / COMO É O CICLO REPETITIVO DE UM RELACIONAMENTO

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E CONTRA A MULHER: DANOS EMOCIONAIS / O QUE FAZER? / AS REDES DE APOIO / COMO É O CICLO REPETITIVO DE UM RELACIONAMENTO
Dec 9, 2023 · 50m 7s

EM CASO DE VIOLÊNCIA, DENUNCIE! Ao presenciar um episódio de agressão contra mulheres, ligue para 190 e denuncie. Casos de violência doméstica são, na maior parte das vezes, cometidos por...

show more
EM CASO DE VIOLÊNCIA, DENUNCIE! Ao presenciar um episódio de agressão contra mulheres, ligue para 190 e denuncie. Casos de violência doméstica são, na maior parte das vezes, cometidos por parceiros ou ex-companheiros das mulheres, mas a Lei Maria da Penha também pode ser aplicada em agressões cometidas por familiares. Também é possível realizar denúncias pelo número 180 — Central de Atendimento à Mulher — e do Disque 100, que apura violações aos direitos humanos. Há ainda o aplicativo Direitos Humanos Brasil e através da página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos (ONDH) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Vítimas de violência doméstica podem fazer a denúncia em até seis meses.
00:10 – Dr., vamos começar por uma dúvida muito frequente: há um perfil claro da mulher que é vítima de relação abusiva e violência familiar?
03:39 – Sabemos também que a violência doméstica pode atingir qualquer mulher, independente de classe social, raça ou religião. Na sua experiência em consultório, há diferença de perfil entre a mulher que denuncia e a que se cala?
06:05 – Muito se fala sobre as mulheres que não denunciam maridos agressores por causa da dependência financeira, mas há outros tipos de dependência tão ou até mais graves, como a emocional. Em alguns casos, isso é confundido com amor ou afeto. Pode nos explicar?
11:44 – A violência física, em geral, é a última etapa de um processo que se inicia com agressões verbais e práticas abusivas de humilhação e desrespeito. Em que medida a violência psíquica causa danos?
15:45 – As mulheres relutantes em denunciar podem dar sinais de que estão vivenciando um ciclo de violência? Pessoas próximas, como amigos e familiares, devem ficar atentos a quais comportamentos?
23:05 – Como a violência se reflete nos filhos que convivem nessas famílias disfuncionais?
27:18 – Quando a mulher denuncia e encerra o vínculo com o agressor, qual o papel da rede de apoio no longo processo de superação?
30:29 – Dr., quais são as consequências emocionais e psicológicas da violência doméstica e de que forma a terapia ajuda a superá-las?
35:09 – O feminicídio é o lado mais visível do cenário, porque não há como camuflar. Já em relação à violência doméstica, com a subnotificação, não temos a dimensão exata do problema. O que ainda precisa ser feito para que o tema ganhe mais visibilidade na sociedade?
40:55 – Por fim, Dr., é possível prevenir a violência doméstica? Quais orientações você pode dar às mulheres?   Está no ar no Portal Muita Informação desde 09/12/2023 Confira as duas matérias escritas sobre o conteúdo do podcast Matéria 1: Psicólogo fala sobre dificuldade para denunciar violência
Matéria 2: Psicólogo explica danos causados por violência doméstica
=================================== ✅SOBRE O AUTOR Sergio Manzione é psicólogo clínico, especialista em avaliação psicológica, psicoterapeuta, escritor, administrador, mestre em engenharia da energia, e tem mais de 35 anos de atividades profissionais. É o autor do livro “Viva Sem Ansiedade – Oito Caminhos para uma Vida Feliz”.
=================================== ✅ Clique para comprar o livro “Viva sem Ansiedade: Oito Caminhos para uma Vida Feliz” na Amazon: Aqui o Livro ✅Instagram: @psicomanzione https://instagram.com/psicomanzione ✅Site: www.sergiomanzione.com.br ✅Podcast (escolha seu app): https://is.gd/psicotidiana ✅Artigos: https://muitainformacao.com.br/busca?q=manzione
=================================== ✅PROCURE AJUDA
Caso você tenha pensamentos suicidas ou qualquer tipo de sofrimento, procure ajuda especializada com o CVV e nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial). O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.
=================================== Se você gostou do conteúdo, indique para os amigos e, se não gostou, indique para o inimigos... 😉😜
show less
Information
Author Sergio Manzione
Website -
Tags
-

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search