Settings
Light Theme
Dark Theme

Juros do cartão de crédito: tem solução?

Juros do cartão de crédito: tem solução?
Jul 4, 2023 · 1m 53s

Hoje nós vamos falar do Cartão de Crédito, uma das maiores BIZARRICES financeiras do Brasil. Coluna Diária, veiculada originalmente no CBN Total de 04/07/23, pela CBN Recife FM 105.7, com...

show more
Hoje nós vamos falar do Cartão de Crédito, uma das maiores BIZARRICES financeiras do Brasil.

Coluna Diária, veiculada originalmente no CBN Total de 04/07/23, pela CBN Recife FM 105.7, com o jornalista Aldo Vilela - disponível também no Spotify!

...

Além da cobrança de anuidades... que misteriosamente aparece pouco tempo depois de abrirmos uma conta SUPOSTAMENTE sem anuidades, já reparou?...

...as taxas de juros praticadas no ROTATIVO dos cartões de créditos no Brasil são RÍ-DÍ-CULAS...

O Banco Siccob e a Caixa Econômica Federal, que SÃO os MOCINHOS dessa história... trabalham com taxas médias entre 9 e 11%, o que já corresponde a mais de 170% ao ano...

Quanto aos demais, Aldo... Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Itaú... todos costumam cobrar taxas de 14% ao mês, ou mais... o que, num ano, significa taxas de 350 a 450%.

E O PIOR: entraram na dança as chamadas FINTECHS e aqueles bancos digitais super descolados... Banco Inter, Banco Original, C6, NU Bank...

Todos eles surgiram há pouco tempo, com a promessa de uma maior concorrência no setor bancário, mas já seguem o mesmo padrão de taxas INCRIVELMENTE extorsivas, às vezes até maiores que a dos bancões.

AÍ você me pergunta: e o Banco Central, não vai fazer nada não? O governo não deveria editar uma LEI, proibindo isso?

E EU TE DIGO: tentar conter, POR DECRETO, essa anomalia... tende a piorar as coisas; em linhas gerais, os Bancos deixariam de oferecer cartões de crédito às famílias de renda mais baixa... e elas cairiam nas mãos de AGIOTAS.

O FATO, inegável, é que AS PESSOAS aceitam esses contratos e, com muita frequência, param de pagar... deixando pra renegociar lá na frente, quando der.

Nos próximos dias, ALDO, devem ser anunciadas medidas pra tentar resolver esse PROBLEMA... e eu APOSTO que serão paliativas. PRA ALTERAR MESMO A SITUAÇÃO... só se mudarmos o nosso comportamento.

Eu sou Luiz Maia, Professor de Economia e Finanças da UFRPE, e desejo um bom final de tarde a todas e todos!
show less
Information
Author Luiz Maia (UFRPE)
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search