Settings
Light Theme
Dark Theme

IPCA-15 atesta resistência da inflação; Big Techs enfrentam demissões em massa

IPCA-15 atesta resistência da inflação; Big Techs enfrentam demissões em massa
Jan 25, 2023 · 20m 40s

Sem nenhum discurso ou ideia inquietante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a última terça-feira (25) foi dia de olhar com mais atenção para o que está acontecendo...

show more
Sem nenhum discurso ou ideia inquietante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a última terça-feira (25) foi dia de olhar com mais atenção para o que está acontecendo com a inflação brasileira.
Em alta de 0,55% na primeira quinzena de janeiro, o IPCA-15, considerado a prévia oficial da inflação do país, deixou claro que ninguém mais duvida que está em curso uma desancoragem de expectativas para o comportamento do indicador ao longo dos próximos meses, e que todos os dados à mesa atestam que o atual processo inflacionário está mais enraizado, espalhado e, portanto, mais resistente.
Banqueiros centrais sabem que a inflação mais tinhosa de abaixar é aquela que não dispara, nem cai, mas se alimenta de ajustes e incertezas ao longo do caminho -- dois itens que não faltam na agenda econômica brasileira.
O debate sobre a mudança na meta da inflação que o governo quer fazer, assumindo um pedaço da política monetária que não é de sua alçada, foi adiado, pelo menos na prática. A data prevista para definir o alvo do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central é junho, e antecipar o calendário pode ser uma provocação além da conta à previsibilidade mínima sobre o mandato do BC.
Diante desse quadro, a taxa Selic deve permanecer onde está, no elevado patamar atual de 13,75% a.a., por mais tempo.
No episódio desta quarta-feira (25), o CNN Money passa pelo rol de riscos e eventos que podem dificultar a queda da inflação, além do que está acontecendo com as Big Techs internacionais, que fazem demissões em massa, perdem bilhões no mercado e preocupam até investidores brasileiros, que direcionaram capital às empresas mais bem consolidadas do mundo da tecnologia.
Apresentado por Thais Herédia, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados, as finanças e os rumos da sociedade e das dinâmicas de poder no Brasil e no mundo.
show less
Information
Author CNN Brasil - Network
Website -
Tags
-

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search