Settings
Light Theme
Dark Theme

Existência Numérica - Emergências - Térreo e Galeria 1

Existência Numérica - Emergências - Térreo e Galeria 1
Apr 11, 2024 · 4m 24s

AUDIODESCRIÇÃO TERREO A exposição começa no térreo do centro cultural Futuros. Passando o hall, uma parede preta de 11 metros de largura com texto branco aplicado contendo o titulo, patrocinadores...

show more
AUDIODESCRIÇÃO
TERREO
A exposição começa no térreo do centro cultural Futuros. Passando o hall, uma parede preta de 11 metros de largura com texto branco aplicado contendo o titulo, patrocinadores e os artistas presentes. À direita, ambiente da obra “Tempestade Perfeita”, do português Pedro Cruz e da norte-americana Chloe Prock. O salão está escuro e tem 11m de profundidade por 4 de largura. No lado direito, videowall com 12 telas simultâneas. Exibe duas informações sobre diversos países no mundo: a
quantidade de emissão de gás e o índice de risco climático. Em cada tela, vemos dados de países como Alemanha, Argentina ou Qatar. As emissões representadas por uma mancha circular vermelha, o risco climático por uma espiral azul e branca, como um tornado visto de cima. Ficam lado a lado, giram em sentido horário e variam de pais a pais. O fundo da imagem é preto. Na parede do fundo, projeção de dados de um único pais. Os países mudam constantemente, tanto no videowall quanto na projeção. Vemos países com características variadas, alguns poluem muito e sofrem poucos riscos, outros ao contrário, poluem pouco mas sofrem mais riscos. Bancos permitem que o visitante sente para contemplar a instalação. Do lado de fora do salão, três telas com headphones exibem depoimentos dos curadores da exposição.

GALERIA 1
Na galeria 1, localizada no primeiro andar, o fisico húngaro Albert-László Barabási transforma sua pesquisa em big data e ciência de redes em arte. Aqui, temos 3 obras num salão quadrado com 11 metros de lado. 

Ao entrar no ambiente, no fundo, à direita, projeção colorida em 3D intitulada “Fake news”. A animação, com aspecto horizontal, ocupa a parede de lado a lado. Um emaranhado de linhas coloridas se conectam entre si através de pontos. A câmera passeia suavemente entre esta rede densa de traços e pontos criados a partir de dados colhidos sobre noticias falsas disseminadas durante o lançamento da vacina contra a Covid-19. A obra evidencia os 12 perfis que desempenharam papel crucial na disseminação das notícias falsas durante o lançamento da vacina contra a Covid-19. Os pontos, brancos e pretos, são ligados por linhas vermelhas, pretas, laranja e rosa sobre fundo verde. 

Na parede oposta, o video “150 anos de Nature” homenageia a mais antiga e importante publicação científica. A projeção ocupa metade da parede, com texto curatorial no lado esquerdo. Animação em 3D mostra o fluxo de citações criado a partir de diversas publicações. Pontos representam publicações, que se ligam, criando um emaranhado de linhas curvas e dinâmicas como uma rede neural. São milhares de pontos e linhas finíssimas formando uma estrutura
orgânica multi-colorida, com tons de azul, turquesa, verde, rosa e laranja contra fundo preto.
Na parede do fundo, ao lado da animação, tela quadrada com 1 metro e meio de lado expõe foto ampliada de um momento da animação. A imagem é iluminada por trás e apresenta o mesmo brilho e complexidade da animação. O fundo da tela e da parede são pretos. 

No lado oposto, 03 peças de linho bordado penduradas lado a lado, com 2 metros de lado. O trio compõe a obra “Emergências”, onde o artista usas dados de ligações telefônicas feitas em eventos ameaçadores de grande escala como o atentado a bomba em Pamplona, na Espanha, em 2008. A maneira como as pessoas se comunicaram foi convertida em bordado geométrico composto por série de pontos e quadrados vermelhos ligados por linhas vermelhas e pretas. As formas são variadas, com grupos conectados de maneira mais densa na base do tecido e mais diversa no topo. No tecido central, grandes pontos ligados por linhas criam figuras circulares que se assemelham a aros bicicletas.
show less
Information
Author Existência Numérica
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search