Settings
Light Theme
Dark Theme

Dopamina High

Dopamina High
Jul 14, 2022 · 54m 17s

Que a dopamina é o assunto do momento, você já sabe. Nos quatro cantos das redes sociais só se fala em moda dopamina, produção de dopamina, jejum de dopamina e...

show more
Que a dopamina é o assunto do momento, você já sabe. Nos quatro cantos das redes sociais só se fala em moda dopamina, produção de dopamina, jejum de dopamina e por aí vai. Nada disso é por acaso. Tampouco é um fenômeno apenas estético, como tem sido falado desde que o dopamine dressing apareceu lá no Pinterest.

Não se trata apenas de uma estética, mas sim de uma ética. Uma nova disposição dos indivíduos frente os dilemas e problemas apresentados pelo mundo.

Uma sociedade baseada na dopamina pode ter impactos sociais, culturais e bioquímicos profundos nos nativos digitais, mais conhecidos como a Geração Z. Quais as diferenças entre a dopamina e os outros neurotransmissores e hormônios da felicidade, especialmente em relação à serotonina, tão falada entre os millennials? Que sujeito e que subjetividade estão nascendo com esse fenômeno e, mais, o que o TikTok tem a ver com isso?

Fomos conversar com o psiquiatra Primo Paganini sobre neurociência e com a artista e criadora de conteúdo Flora Matos sobre como é viver mergulhado nessa lógica.

Vem pirar o cabeção com a gente e descobrir, afinal, o que é o Dopamina High.

Voltamos!
____________________________

O CAOScast é uma produção exclusiva do Grupo Consumoteca.
Esse episódio teve pesquisa feita pelo nosso time de consumer insights com Marina Roale, Carmela Moraes e Nathalia Costa.
O roteiro por Vanessa Vieira e Ítalo Braz, edição de Wesley Xavier, identidade visual por Dinho Silva e assessoria por Fernanda Nascimento.

Participações especiais: @meuprimomedico e @florasmz

Joga Na Roda
Michel: TikTok Boom: Um aplicativo viciante e a corrida chinesa pelo domínio das redes sociais, de Chris Stokel-Walker
Marina Roale: Podcast Alô Ciência, episódio 133 "Como a dopamina controla sua mente" e Nação Dopamina, da Dra. Anna Lembke
Carmela Moraes: série Euphoria (HBO Max), reality show Hype House (Netflix)

O assunto não acabou por aqui! Nos siga nas redes sociais:
@grupoconsumoteca
@michelalcoforado

Quer pirar mais o cabeção depois de ouvir? Vem pro nosso Grupo no Telegram: https://t.me/+59EBuLah2slhNGMxSee omnystudio.com/listener for privacy information.
show less
Information
Author Consumoteca
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search