Settings
Light Theme
Dark Theme

DO HUMILDE SENTIR DE SI MESMO

DO HUMILDE SENTIR DE SI MESMO
Aug 20, 2020 · 11m 1s

Todo homem, naturalmente, deseja o saber; de que vale, porém, a ciência sem o temor de Deus? Melhor, sem dúvida, é o camponês humilde que serve a Deus, que o...

show more
Todo homem, naturalmente, deseja o saber; de que vale, porém, a ciência sem o temor de Deus? Melhor, sem dúvida, é o camponês humilde que serve a Deus, que o filósofo orgulhoso de si mesmo, considera o curso dos astros. Quem se conhece bem, despreza-se e não se compraz em humanos louvores.
Faltando-me a caridade, de que me valeria diante de Deus que me julgará pelas minhas obras?

Muitas coisas há cujo conhecimento pouco ou nada aproveita à alma e mui insensato é quem a outras coisas se aplica, indiferente à própria salvação. A abundância de palavras não sacia a alma; Quanto mais e melhor souberes, mais rigorosamente serás julgado, a não ser que tenhas vivido santamente.

Se te parece que sabes muitas coisas e perfeitamente as compreendes, considera que muito mais é o que desconheces.

”Não te presumas de alta sabedoria; antes, confessa tua ignorância” (Rm 11,20).

Não há melhor e mais útil ciência que o conhecimento e desprezo de si mesmo.
Ainda mesmo que visses alguém publicamente pecar ou cometer faltas graves, nem por isso te deves ter por melhor; pois não sabes o tempo em que perseverarás no bem. Fracos somos todos, mas a ninguém tenhas por mais fraco que tu.

A ciência sem as obras não o justificará no tribunal supremo, antes agravará sua sentença. Não deixa a ciência de ter suas vantagens, pois vem de Deus; mas esconde ela um grande laço e uma grande tentação: ”A ciência incha”, diz São Paulo.

Não esqueçamos nunca que somos nada e nada possuímos de próprio senão o pecado, que a justiça quer que nos abaixemos entre todas as criaturas, e que, no reino de Jesus Cristo, ”os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros” (Mt 19,30).

Oremos: Ó meu Deus, quantas vezes amigo de mim e esquecido de vós, me esvaeço com os fumos do mundo! Dai-me, Senhor, o verdadeiro espírito de humildade, a fim de que, sendo no mundo o último dos homens, possa entrar com os primeiros no reino de vosso divino Filho no céu. Amém.


Proclamaram neste devocional: Ir. Valéria (freira da ordem das irmãs de Nossa Senhora do Cenáculo), Albina Ferreira de Souza, Hamilton Eliezer e Rafael Lima.
Oração e reflexão: Padre Carlos Lozada Román

Trechos da leitura orante extraídos do livro: IMITAÇÃO DE CRISTO, escrito por Tomas de Kemps
show less
Information
Author Fernanda Bolívar
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search