Settings
Light Theme
Dark Theme

De forma simbólica Senado aprova intervenção no DF

De forma simbólica Senado aprova intervenção no DF
Jan 11, 2023 · 6m 32s

O podcast Bom Dia – Gazeta do Povo desta quarta-feira (11) te conta que Senado aprova decreto de Lula para intervenção federal na segurança pública do DF, MP pede ao...

show more
O podcast Bom Dia – Gazeta do Povo desta quarta-feira (11) te conta que Senado aprova decreto de Lula para intervenção federal na segurança pública do DF, MP pede ao TCU bloqueio de bens de Bolsonaro, Ibaneis e Anderson Torres, além de outros destaques.

O Senado aprovou o decreto de intervenção federal na área de segurança pública do Distrito Federal, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A medida foi votada de maneira simbólica e já havia sido aprovada pelos deputados. Dessa forma está formalmente chancelada pelo Congresso e fica em vigor até dia 31 de janeiro. Apesar não haver necessidade de registro dos votos individuais, oito senadores se manifestaram contra o decreto e pediram para que o posicionamento fosse registrado. Entre eles Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A sessão foi semipresencial e o relator do decreto foi o senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O interventor na segurança do Distrito Federal é o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Garcia Cappelli. Com isso, a segurança pública do DF ficará sob a responsabilidade do governo federal neste mês. No discurso na abertura da sessão, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), condenou os atos praticados na Praça dos Três Poderes, afirmando que tentaram tomar de assalto a democracia brasileira. De acordo com o senador, a polícia legislativa irá identificar cada um dos manifestantes que invadiram o Congresso e irá cobrar os prejuízos causados de forma individualizada por meio de uma ação de reparação de danos, com arresto e bloqueio de valores financeiros.

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), pediu que a Corte bloqueie bens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em razão dos atos de vandalismo ocorridos em Brasília no último domingo (8). Ele também solicitou o bloqueio de contas do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e do ex-secretário de Segurança do DF, Anderson Torres, e de outras pessoas que seriam responsáveis pelo financiamento dos atos de violência na capital federal. O pedido foi encaminhado ao presidente do TCU, ministro Bruno Dantas. O objetivo da ação é garantir recursos para eventual ressarcimento dos cofres públicos diante dos "inúmeros prejuízos ao erário federal", caso fique provado o envolvimento destas autoridades nos atos. O procurador já havia solicitado a instauração de uma Tomada de Contas Especiais para apurar os financiadores dos atos e se agentes públicos foram omissos no cumprimento de suas funções. O relator do caso é o ministro Vital do Rêgo.

A Controladoria-Geral do Distrito Federal abriu um processo investigativo preliminar para apurar a possível participação de servidores do governo do Distrito Federal nos atos de invasão e depredação dos prédios públicos durante as manifestações ocorridas em Brasília. Segundo o órgão os servidores civis em exercício que forem identificados como tendo participado ou contribuído em condutas irregulares serão responsabilizados no rigor da lei. O órgão abriu ainda um canal para receber as denúncias relacionadas a esse tipo de situação.

A Justiça da Venezuela expediu mandados de prisão contra três ex-deputadas da oposição - exiladas na Espanha e nos Estados Unidos - que integram uma diretoria recentemente criada pelo Parlamento de 2015, cujo mandato terminou em janeiro de 2021, para administrar os bens do Estado no exterior, segundo informações do procurador-geral venezuelano. Ele ainda detalhou que as opositoras são acusadas ​​dos crimes de usurpação de funções, traição à pátria, lavagem de capitais e associação criminosa, e disse que a Venezuela fez um pedido de alerta vermelho à Interpol, para o qual espera a colaboração de Espanha e dos Estados Unidos, onde as ex-deputadas residem.

A opinião de Paulo Uebel, que afirma que violência gera violência. E que precisamos cumprir a lei, não violá-la.

E empresas que querem mudar o cenário do comércio exterior no país. Em 2022, as exportações brasileiras cresceram 20,3% em relação a 2021, somando US$ 317,43 bilhões. Já as importações cresceram 24,9% e totalizaram US$ 257,56 bilhões, de acordo com o Ministério da Economia. Por trás do mecanismo que estabelece uma relação global entre diferentes agentes do comércio exterior, como compradores, empresas e importadores, está também uma série de questões estruturais que podem impactar de maneira positiva ou negativa o bom desempenho de negócios que trabalham no segmento. Leia a reportagem completa no nosso site.
show less
Information
Author Gazeta do Povo
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search