Settings
Light Theme
Dark Theme

Bônus 08: "No canto dos ladinos", de Quito Ribeiro

Bônus 08: "No canto dos ladinos", de Quito Ribeiro
Jan 9, 2023 · 4m 47s

“No canto dos ladinos”, livro de estreia de Quito Ribeiro, faz análise do Brasil de hoje Escrito por Aline Reis, publicado pelo Plural. A primeira coisa que fiz quando comecei...

show more
“No canto dos ladinos”, livro de estreia de Quito Ribeiro, faz análise do Brasil de hoje

Escrito por Aline Reis, publicado pelo Plural.

A primeira coisa que fiz quando comecei a ler “No canto dos ladinos” foi pesquisar sobre a palavra. Achei peculiar a escolha dela e encontrei uma entrevista de Quito Ribeiro para a Todavia, que publicou o romance, explicando o contexto.
A ressignificação da palavra foi um dos muitos acertos de “No canto dos ladinos”. A princípio, podemos entender ladino como alguém malandro. Ribeiro, na entrevista, vai além e conta que a palavra ladinos, na realidade, era designada para identificar escravizados africanos que aprendiam a falar português no Brasil. Os que não sabiam eram chamados de boçais.

Negros que conseguem usar a “malandragem” e sair do lugar de pobreza, portanto, são ladinos. Os personagens apresentados por Quito Ribeiro em sua obra de estreia são todos negros de classe média. Um deslocamento que incomoda e marca toda trama.

O romance é ambientado em Salvador, no Brasil, e tem passagens também por países europeus (imagine você, negros brasileiros na Europa).

Há três personagens principais: Cristiane, que é escritora e está numa conferência em Lyon, na França, falando do seu livro. É irmã de Mariana, outra personagem importante no romance, que por sua vez é esposa de Érico.

Personagens do livro de Cristiane também ganham capítulos para si. Um livro dentro do livro, uma técnica interessante que deixa a leitura bastante instigante.

A história dessas pessoas é costurada a partir de percepções próprias. Eles vivem em bairros ricos e têm hábitos que não são comuns – ou não são vistos como comuns – para pessoas negras no Brasil.

Entender o passado para compreender as consequências para as pessoas negras nem sempre é uma tarefa fácil – e às vezes pode soar complicada. Quito Ribeiro, por meio de histórias que se entrelaçam de maneira envolvente – consegue levantar essas questões sem pesar a mão e faz uma análise importante da sociedade brasileira.

“Foi bem ridícula a primeira vez que apanhei de alguém com autoridade para bater. Andava por uma área residencial exclusiva para militares. Era acostumado a andar por ali porque a filha de um milico frequentava a minha área e eu já tinha passado pela zona militar várias vezes por causa dessa amizade. Nunca tinha chamado atenção, mesmo achando ousado passar por ali. Dessa vez, contudo, estava sozinho, andando para ir à casa de um amigo que morava num prédio bem ao lado desse cercadinho residencial-militar. Resolvi cruzar a rua fechada para cortar caminho. Quando já estava perto da saída, um soldado de guarda naquele quarteirão me falou que não podia passar ali. Reagi amedrontado e disse que já estava saindo. Veio andando em minha direção e, como eu ainda estava saindo quando ele chegou, me deu uma pancada com o cassetete nas costas, na altura do rim e disse: “Sai pra lá, neguinho”. Não foi para doer muito, mas a agressão ficou. A primeira vez que apanhei de alguém com autorização para agredir”.

O trecho narrado pelo personagem Érico demonstra como o estilo da escrita de Quito deixa a leitura fluída e também dá o tom do que é discutido. Situações cotidianas para pessoas negras que dificilmente acontecem com pessoas brancas. Dois Brasis.

Quito Ribeiro é compositor e montador de produções para cinema e TV. As habilidades usadas nessas atividades fazem com que a escrita seja bastante objetiva. O livro tem pouco mais de cem páginas para contar uma história engenhosa de afirmação da negritude.

Outro ponto positivo são referências atuais. Baco Exu do Blues, Olodum e até mesmo o Facebook. Isso reforça a ideia de ser uma análise do agora. Tudo o que escreve Quito Ribeiro está acontecendo neste momento, com alguém, em Salvador ou Curitiba.

O livro une a consciência das personagens acerca das consequências terríveis da escravidão ao passo que os coloca num lugar privilegiado, longe da pobreza, vivendo de um jeito branco.

“No canto dos ladinos” usa a união das histórias para traçar um panorama preciso e pertinente sobre a sociedade brasileira e a falsa democracia racial.
show less
Information
Author Plural
Website -
Tags
-

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search