Settings
Light Theme
Dark Theme

Ailton Krenak, o indígena imortal

Ailton Krenak, o indígena imortal
Apr 5, 2024 · 16m 45s

Em setembro de 1987, um homem fez história. A cena aconteceu na tribuna da Assembleia Nacional Constituinte, onde discursavam algumas das pessoas mais poderosas do Brasil. Quem ocupava aquele espaço...

show more
Em setembro de 1987, um homem fez história. A cena aconteceu na tribuna da Assembleia Nacional Constituinte, onde discursavam algumas das pessoas mais poderosas do Brasil. Quem ocupava aquele espaço costumava defender projetos, ideais ou interesses pessoais, com o objetivo de influenciar na redação da Constituição Federal – que seria promulgada no ano seguinte.

Mas, naquele dia 4 de setembro de 1987, as câmeras registraram um rosto diferente do que costumavam registrar, e os microfones captaram uma voz que não soava como a dos homens brancos que dominavam a tribuna da Assembleia. Naquele dia, Ailton Krenak ocupou um lugar simbólico. Ele mostrou que os diversos povos indígenas brasileiros estavam lá, e que eles exigiam estar também na nova Constituição.

Conforme ia discursando, Ailton Krenak pintava sem pressa o próprio rosto com uma tinta escura e espessa. Ele tinha 33 anos. Ao final do discurso, a face e as mãos pretas contrastavam com o terno branco e a camisa branca que ele usava. E o seu discurso contrastava, claro, com o pensamento branco que predominava nos debates da Constituinte.

Nesta sexta-feira, 5 de abril de 2024, Ailton Krenak volta a subir uma tribuna e a ocupar um lugar simbólico. Neste dia, com 70 anos, Ailton Krenak toma posse na Academia Brasileira de Letras e se torna, oficialmente, o primeiro indígena a ocupar uma cadeira na instituição que existe há mais de 120 anos.

Para homenagear o ambientalista, poeta e filósofo que agora é o imortal da cadeira número 5 da ABL, a Amazônia Latitude ouviu acadêmicos, escritores, amigos e parceiros de luta. O depoimento de cada uma dessas pessoas ajuda a entender a grandeza de Ailton Krenak e por que sua obra foi reconhecida pela Academia Brasileira de Letras.

Produção e direção: Marcos Colón
Roteiro, locução e edição sonora: Filipe Andretta
Revisão: Isabella Galante
show less
Information
Author Amazônia Latitude
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search