Settings
Light Theme
Dark Theme

#69 - Povos originários: cultura e repressão

#69 - Povos originários: cultura e repressão
Apr 13, 2023 · 55m 50s

Os povos indígenas habitam o Brasil antes mesmo da chegada dos portugueses aqui. Mas eles só foram reconhecidos quando a Constituição de 1988 assumiu a pluralidade étnica do país, evidenciando...

show more
Os povos indígenas habitam o Brasil antes mesmo da chegada dos portugueses aqui. Mas eles só foram reconhecidos quando a Constituição de 1988 assumiu a pluralidade étnica do país, evidenciando o direito de proteção a essas comunidades e estabelecendo prazo para que suas terras fossem demarcadas.

Atualmente, há mais de 900 mil indígenas no Brasil e cerca de 30 mil vivem geograficamente isolados em áreas de difícil acesso. Mesmo assim, comunidades como os Yanomamis são vítimas de verdadeiros horrores promovidos por garimpeiros, que devastaram seu espaço levando fome, violência, doenças, ataques e perseguições.

Essa herança da escravidão que ocorreu não só em território brasileiro, como em todo continente Americano, continua dizimando muitas comunidades. Porém, certos de seus direitos, eles seguem lutando pelo reconhecimento como povo originário que pertence e tem pertencimento das terras.

Para entender melhor essa dura batalha e resistência não só dos Yanomami, mas de todos os indígenas, embarque no voo #69 junto com a antropóloga e professora Lucia Helena Rangel, especialista no assunto. Ela fará uma viagem ao passado e também mostrará como é possível ajudar os povos indígenas a conquistar seus direitos!



------ SIGA O SAÍDA DE EMERGÊNCIA NO INSTAGRAM:https://www.instagram.com/saida.pod ------------
Este podcast é apresentado pela Copastur Viagens e Turismo
https://www.copastur.com.br/ ------
show less
Information
Author Saída de Emergência - Podcast
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search