Settings
Light Theme
Dark Theme

#50 - Voto impresso: onde vai parar essa discussão?

#50 - Voto impresso: onde vai parar essa discussão?
Aug 3, 2021 · 32m 4s

O presidente Jair Bolsonaro voltou a ameaçar a realização das eleições no último domingo (1), em um discurso ao vivo, feito por celular e reproduzido por carros de som, para...

show more
O presidente Jair Bolsonaro voltou a ameaçar a realização das eleições no último domingo (1), em um discurso ao vivo, feito por celular e reproduzido por carros de som, para manifestantes que foram às ruas pedindo o voto impresso. O ato acontece três dias depois de Bolsonaro convocar a imprensa e fazer uma live para apresentar supostas provas de fraude nas urnas eletrônicas. Mas na hora ele mesmo reconheceu que não tinha tais comprovações, e tudo que fez foi reproduzir vídeos antigos, alguns dos quais já desmentidos antes.

Depois da live, autoridades do Legislativo e do Judiciário se manifestaram. Vários chamaram de show e conversa fiada a apresentação, e questionaram a legitimidade das informações veiculadas. Uma comissão especial foi criada na Câmara para analisar a PEC do voto impresso, criada em 2019 pela deputada Bia Kicis, do PSL.

A comissão vai voltar a se reunir na próxima quinta-feira. A expectativa dos partidos é de que o relatório do deputado Felipe Barros, que é relator da proposta, seja derrubado, mas aliados do Palácio do Planalto ainda apostam na aliança com o Centrão. O presidente da Câmara, Arthur Lira, que é um nome forte do Centrão, já se posicionou contrariamente à medida.

Para ser aprovado e depois levado ao plenário da Câmara e do Senado, o texto da PEC do voto impresso precisa receber o apoio da maioria dos 34 integrantes da comissão.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Roberto Barroso, que é constantemente alvo de ataques do presidente Bolsonaro, tem reforçado a segurança de nossas urnas eletrônicas.

Para saber as conversas de bastidores sobre o assunto lá em Brasília, a jornalista Joana Treptow conversou com o repórter e apresentador da Band em Brasília Rodrigo Orengo. E para entender o conteúdo da PEC e como funciona nosso sistema eleitoral, a jornalista Stéfanie Rigamonti falou com o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Julio Valente.

Operação de áudio e sonorização: Erik Narciso Vernizzi
Coordenação: Larissa Zapata e Stéfanie Rigamonti
Direção: Andre Basbaum
show less
Information
Author Grupo Bandeirantes
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search