Settings
Light Theme
Dark Theme

#4 / um curso de pós-graduação e várias possibilidades

#4 / um curso de pós-graduação e várias possibilidades
Nov 9, 2021 · 16m 52s

Um curso de pós-graduação e várias possibilidades Neste episódio vamos falar do projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido pelo mestrando Élio Barcelos no âmbito do Programa de Pós-graduação em...

show more
Um curso de pós-graduação e várias possibilidades

Neste episódio vamos falar do projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido pelo mestrando Élio Barcelos no âmbito do Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais da Feevale.

O estudo busca desenvolver sistema de automação inteligente para geração de energia solar e envolve a criação de um sistema de automação inteligente para usina de geração de energias renováveis, entre elas a energia solar fotovoltaica, com a capacidade de aumentar a eficiência energética.

Barcelos explica que o objetivo é trabalhar com um tracker, dispositivo que rastreia o sol para aumentar a eficiência da usina solar.

“A usina solar armazena a energia em baterias, por isso colocamos como contingência um sistema de biomassa para que possa dar o apoio em dias de chuva ou à noite, por exemplo.

A partir disso, nós trabalhamos com o conceito IoT (internet das coisas) aplicado juntamente com os conceitos da Indústria 4.0”, ressalta.

Conversamos também o professor orientado do projeto, Josimar Souza Rosa e com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Feevale, Fernando Spilki.
show less
Information
Author Grupo Sinos
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search