Settings
Light Theme
Dark Theme

02. Vantagens da humildade

02. Vantagens da humildade
Nov 3, 2019 · 3m 29s

Por Monsenhor Ascânio Brandão. A humildade é o nosso tesouro da vida espiritual. Tudo nos vem com ela. Sem ela nada alcançamos de Deus. Podemos citar sete vantagens da humildade....

show more
Por Monsenhor Ascânio Brandão.

A humildade é o nosso tesouro da vida espiritual. Tudo nos vem com ela. Sem ela nada alcançamos de Deus. Podemos citar sete vantagens da humildade.

Primeiro. A humildade, nos Faz Agradáveis aos Olhos de Deus. Deus olha os humildes, diz o profeta Davi. Por que Nossa Senhora foi tão exaltada? Porque foi humilde, Deus a olhou e a escolheu.

Olhar uma alma quer dizer, conceder-lhe favores e graças, como explica São João da Cruz, ao dizer: O olhar de Deus, é amar, e fazer favores.

Segundo. A Humildade afasta os embustes do Demônio. A alma humilde, sempre sai vitoriosa de qualquer tentação.

Terceiro. A humildade traz à consciência uma doce paz. Tudo na alma entra em equilíbrio. O orgulho agita, perturba, aflige, irrita. É um tirano que não dá sossego ao homem. A humildade aplaca as tempestades do amor-próprio. É doce, é paciente. Faz muito bem à alma! Como é bom ser humilde e ficar no último lugar!

Quarto. Atrai a simpatia, e a estima de todos. Ninguém se torna mais insuportável do que o orgulhoso. Até os que o lisonjeiam e parecem amá-lo, o detestam e desprezam no íntimo do coração. É tão doce tratar com uma criatura humilde!

Quinto. “A humildade é o suplemento do que nos falta”. É o que diz São Bernardo. Ser humilde é ser paciente, casto, caritativo, obediente. Qual é a virtude que pode subsistir sem a humildade? O Bom Ladrão fez-se um grande santo em poucos minutos porque foi profundamente humilde.

Sexto. A humildade nos alcança uma grande glória no Céu. Quais os maiores santos? Os mais humildes na terra.

Sétimo. A humildade é um sinal bem certo de predestinação. O céu é dos humildes e dos pequeninos. “Sinal evidente de reprovação, diz São Gregório Magno, é o orgulho. Ao contrário, sinal de predestinação, é a humildade”.
show less
Information
Author Danilo B. M.
Website -
Tags
-

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search