Settings
Light Theme
Dark Theme

Retrospectiva 2023: os conteúdos mais acessados do ano

Retrospectiva 2023: os conteúdos mais acessados do ano
Jan 18, 2024 · 6m 8s

Neste episódio, apresentamos a análise da distribuição da população brasileira, segundo o Censo 2022: desmistificando o esvaziamento das metrópoles. Em artigo, o coordenador nacional do Observatório das Metrópoles, Luiz Cesar...

show more
Neste episódio, apresentamos a análise da distribuição da população brasileira, segundo o Censo 2022: desmistificando o esvaziamento das metrópoles. Em artigo, o coordenador nacional do Observatório das Metrópoles, Luiz Cesar Ribeiro, e o pesquisador do Núcleo Rio de Janeiro, Juciano Rodrigues, buscaram superar as análises que se concentram apenas no tamanho populacional dos municípios.

As "novas" tragédias da ordem urbana brasileira. Os grandes volumes de chuva no verão, e a ausência de políticas efetivas de prevenção nas cidades foram abordados em edição especial do boletim. Editorial do coordenador nacional do Observatório das Metrópoles, Luiz Cesar Ribeiro, apontou a necessidade de desconstruir a narrativa baseada na suposição da “desordem urbana” como a causa de desastres recorrentes.

Revista Cadernos Metrópoles número 57: novas agendas urbanas. Lançado em abril de 2023, o dossiê foi organizado pelas pesquisadoras Vanessa Marx e Roberta Guimarães.

Artigo dos pesquisadores Gilberto Corso, Claudia Monteiro e Carlos Mosquera, analisou a dinâmica populacional recente da Região Metropolitana de Salvador no Censo 2022.

E o texto do pesquisador Juciano Rodrigues fez uma análise da redução populacional na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, segundo o Censo 2022.

Créditos:

Produção: Tuanni Borba
Edição: Café Preto Produções Sonoras
Apresentação: Diene Ghizzo
show less
Information
Author Rádio UFRJ
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search